0
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

Guardanapos de papel versus Guardanapos de tecido.

Publicado em 31.03.2020 | comentários
885 visualizações

Essa é uma das perguntas que muitas pessoas fazem ao colocar a mesa, já que todo mundo busca em casa é conforto, higiene e decoração. 

Outro ponto importante a ser observado é saber quando usar um tipo de guardanapo ou outro. Além disso, essa questão aumentou recentemente com os movimentos ambientais e foi adicionada a questão de qual dos dois tipos afeta menos o meio ambiente.

Por isso resolvemos criar uma lista de vantagens e desvantagens de ambos os tipos de guardanapos: de papel e de pano.

Benefícios do uso de guardanapos de pano.

guardanapo de tecido prego e martelo

Sim, eles podem ser elegantes.

Guardanapos de pano são geralmente mais elegantes que guardanapos de papel. Embora ambos possam ser perfeitamente decorados, o tecido sempre dará um toque mais sofisticado à mesa posta, especialmente, quando bordado.

Eles podem ter um significado especial.

Ao contrário do papel, que é usado e jogado fora, muitas pessoas herdam lenços, guardanapos e talheres de geração em geração. Assim, os guardanapos de pano podem ser uma parte muito especial da sua decoração e também do seu coração.

Eles são reutilizáveis.

Uma vez utilizados, não há necessidade de descartá-los e sim de lavá-los. Você pode colocar os guardanapos de pano na máquina de lavar e, depois de secar e passar, eles estarão prontos para serem utilizados novamente.

Geralmente são usados em ocasiões especiais.

Os guardanapos de pano geralmente não são usados em qualquer refeição diária, pois, como vimos acima, isso exige muito trabalho, pois você precisará lavá-los e passar a ferro constantemente. 

Então, eles estão em ocasiões e eventos especiais, como aniversários ou Natal, quando as famílias costumam tirar as melhores toalhas de mesa para receber a família e os convidados.

Eles são mais ecológicos.

Os defensores do uso de guardanapos de pano dizem que eles são mais ecológicos que os guardanapos de papel.

De acordo com eles uma vez usados, a única coisa a ser feita é lavá-los para que sejam reutilizados em outras ocasiões, enquanto que os de pano, justamente por serem descartáveis alimentariam um ciclo de acúmulo de lixo.

Você concorda?

>> Saiba mais: Mesa posta: como dobrar os guardanapos de forma decorativa.

Benefícios de guardanapos de papel.

guardanapo papel prego e martelo

Sim, eles são mais práticos.

Hoje, onde a maioria das pessoas não tem tempo para ficar fazendo limpeza, por isso, geralmente escolhem guardanapos de papel, pois não precisam de nenhum cuidado, já que carregam o "benefício" de serem descartáveis.

Portanto, se é para o dia-a-dia e para qualquer evento, muitas pessoas preferem usar esse tipo de guardanapo para se livrar rapidamente da tarefa de ter que limpá-los, passá-los etc e perder o mínimo de tempo possível com isso.

Podem ser decorados.

Esses tipos de guardanapos podem ser encontrados decorados para uma ampla variedade de eventos, sejam aniversários, Natal, batismos ou comunhões. Além disso, eles também podem combinar com os outros itens de mesa posta, como pratos, copos e talheres.

São super acessíveis.

O preço econômico desses guardanapos é muito menor do que o preço dos guardanapos de pano. Como é necessário usar guardanapos para todos os tipos de refeições, se você estiver procurando algo fácil e barato, os mais recomendados serão os de papel.

Agora que você tem uma vista panorâmica dos benefícios dos guardanapos de pano e papel sobre a mesa, é hora de falar também sobre os inconvenientes deles.

São muito mais ecológicos.

De acordo com os defensores dos guardanapos de papel esse tipo de guardanapo é mais prático por ser descartáveis. E são mais ecológicos que os de tecido, pois poluem menos que um processo de lavagem, que envolve recursos hídricos e o uso de produtos químicos para limpeza.

E aí você concorda?

>> Saiba mais: Decoração de Ceia de Ano Novo Tintim por Tintim

Desvantagens de guardanapos de pano.

guardanapo pano prego e martelo

Prepare o bolso.

Geralmente, esse tipo de guardanapo é muito mais caro que o guardanapo de papel, pois sua utilidade é maior e eles possuem uma qualidade muito maior.

Eles exigem muito cuidado.

Os guardanapos de pano precisam de mais cuidado do que os guardanapos de papel, pois, tendo a opção de serem usados repetidamente, uma vez usados, eles terão que ser lavados, passados a ferro, serem deviamente dobrados e guardados, para prepará-los para o próximo uso. 

Muitas pessoas que têm esse tipo de guardanapo em casa optam por usá-los apenas em ocasiões especiais, e não diariamente, pois caso contrário, isso lhes proporcionaria um trabalho diário extra.

>> Saiba mais: Ideias decor: como arrumar a mesa de jantar para todos os momentos do dia

Desvantagens dos guardanapos de papel.

guardanapo papel adornado prego e martelo

Barato sim, mas na soma final...

Embora sejam mais baratos que os anteriores, como também devem ser usados e descartados, a compra rotineira deles pode transformar sua despesa na mesma que a de guardanapos de pano a depender da periodicidade de uso desse item em sua casa.

Resistência e qualidade.

Não precisa nem dizer, né. Os guardanapos de pano geralmente têm uma qualidade muito mais alta em comparação com os guardanapos de pano.

Menos ecológico.

Embora esses guardanapos de pano sejam reciclados no recipiente de papel após a sua utilização, ao comprá-los, é feito o uso da embalagem plástica o que ajudaria a causar um impacto ambiental negativo.

Depois de ter explorado todas as vantagens e desvantagens que o uso de guardanapos de pano ou papel pode produzir, a escolha está com você!

Seja qual for a sua preferência na Prego e Martelo você encontra toda a linha de sousplat de mesa e jogo americano para você deixar a sua mesa ainda mais decorada. Confira! 

Comentários