0
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

MEU CANTINHO: FAÇA VOCÊ MESMO SEU ESPAÇO ESPECIAL EM CASA

Publicado em 16.10.2020 | comentários
87 visualizações

Dicas para criar ambientes quando você não pode reformar, mas quer novidade.

ambiente pequeno prego e martelo moveis

Não é novidade nenhuma que uma grande mudança renova nossas energias. Um corte de cabelo, uma roupa nova, reformas em casa. Mas nem toda novidade é fácil de alcançar. Entre essas três opções que citei, duas são práticas e acessíveis. Mas a tal reforma em casa tem um preço alto, tanto literalmente quanto em desgaste e estresse.

E talvez você não queira passar por toda a dificuldade do processo, mas bem que gostaria do resultado: aquela alegria da renovação no seu ambiente.

Para te ajudar com isso, separamos algumas ideias de espaços que você pode criar em casa sem precisar de grandes reformas ou gastos exorbitantes. E que também vão te ajudar muito nessa nova rotina criada pela pandemia de coronavírus.

São seis dicas para criar seu cantinho especial em casa onde você pode relaxar e também fazer atividades do dia a dia de forma mais organizada e tranquila.

1 – TRABALHANDO EM CASA

10 escritorio

O termo “home office” nunca foi tão usado. Mas você tem mesmo seu próprio “office” dentro da sua “home”? Ou faz o que dá em qualquer canto, com computador na mesa da cozinha em meio ao almoço e lanches do dia?

Não é porque você está em casa que não pode criar uma rotina mais profissional. Até porque você vai render melhor se encarar o “espaço de trabalho” como um tipo de escritório mesmo, um canto só seu para se concentrar e fugir da bagunça do dia a dia.

E para isso, você precisa apenas separar um espaço de um ambiente já existente, como a sala de jantar ou a própria sala de estar. De preferência um espaço bem iluminado onde você vai colocar uma mesa e uma cadeira que serão usados exclusivamente para as atividades do seu trabalho profissional.  

E aí você também vai se mimar um pouco: suporte de notebook , apoio de pés, enfeites, luminárias. Use esse espaço para criar uma sensação de que você não está em casa. Uma dica é não virar a mesa de uma forma que você possa ver o tempo todo onde está.  Vire-a para a parede, por exemplo, e coloque nessa parede uma imagem que te inspire profissionalmente. Deixe as preocupações pessoais literalmente para trás, nas suas costas. Fica até mais fácil estabelecer um horário para trabalhar no “office” quando você não vê as demandas da “home”.

2 – RELAXANDO COM LIVROS

Um cantinho de leitura é o sonho de todos que gostam de viajar pelas páginas de um livro sem interrupções. E nada melhor para esquecer o que está acontecendo na vida real, pelo menos por um tempo, do que se transportar para o mundo mágico da literatura.

6 natureza

Para isso também é preciso uma dose de concentração que pode ser alcançada com a preparação do ambiente.

Você pode seguir a mesma lógica do espaço de trabalho: escolha um canto menos usado de algum ambiente. Nesse caso pode ser até mesmo o quarto, já que a experiência deve ser mesmo relaxante. Mas nada de se jogar na cama que é seu local de descanso total.

Pense em colocar um sofá bem confortável perto da janela, de forma que você possa apreciar a vista quando levantar os olhos para aquela pausa na leitura. Coloque almofadas para melhorar ainda mais a acomodação e até apoiar os braços quando necessário. Afinal, a ideia é relaxar.

mockup 4 almofadas

Com a escolha do quarto você pode ainda fechar a porta e garantir que não será interrompido no meio daquele capítulo emocionante.

3 – RESPIRANDO COM A NATUREZA

Com criatividade você pode trazer plantas para dentro de casa e criar seu cantinho natural. Além de toda paz e tranquilidade que a natureza oferece, serve também para ocupar o tempo, afinal você vai ter que cuidar dessas plantas.

Que tal, por exemplo, cultivar suas próprias hortaliças mesmo morando em apartamento? Estão em alta essas hortas de parede.

07c jeitos de repaginar a casa sem reforma jpeg07b jeitos de repaginar a casa sem reforma jpeg

Podem ser feitas com pallets e até caixotes. Outros tipos de madeira envelhecida também ficam muito charmosos na varanda, na cozinha e até no corredor.

Se tiver uma varanda você pode também colocar vasos com vários tipos de planta no ambiente e algum banco confortável onde vai poder se esticar pra relaxar depois de um dia corrido. Com tanto verde por perto parece até que o ar fica mais leve, não é mesmo?

4 – SOCIALIZANDO COM BEBIDA

Uma pausa para relaxar no final do dia, para você, inclui aquela bebidinha? Por que não então ter seu próprio cantinho do bar? Um móvel apenas, com um nicho para acomodar taças e até garrafas e pronto: um happy hour garantido dentro de casa. Você pode até colocar banquetas, dependendo do seu espaço.

quadro decorativo cerveja gelada no ponto qgar009cfpreto

E o melhor é que vai precisar literalmente de um cantinho de qualquer ambiente da casa. E, claro, o toque especial pode ser dado com objetos decorativos que sigam essa temática mais descontraída e social. Afinal, provavelmente vai ser um espaço bem utilizado quando tiver visita.

jogo da roleta decorativo beber uma cerveja mdfmbeb001sfl

5 - FAZENDO SEU SHOW PARTICULAR

E um cantinho musical? Já pensou ter seu próprio espaço temático para ouvir aquela playlist especial? Você pode separar um canto do quarto mesmo, decorar com telas que remetam à musica e colocar aquele sofá confortável e cheio de almofadas para afundar enquanto reflete sobre as letras ou só deixa sua mente viajar na melodia.

17 musica

E até mais que isso. Se você toca algum instrumento ou gosta de soltar a voz, pode inclusive improvisar seu palco. Basta um pequeno espaço do ambiente e já dá pra ter a sensação de estar cantando ou tocando profissionalmente. Se isso te relaxa e já cabe na sua rotina vai ficar ainda melhor com o lugar certo.

6 – MALHANDO A DOMICÍLIO

Tudo bem que você talvez não tenha um espaço para montar aquela academia particular, mas o isolamento da pandemia ensinou muita gente que malhar em casa é uma boa opção. Para manter a forma e também para liberar as famosas endorfinas que fazem tão bem para a nossa saúde mental.

academia em casa 2

E você pode ir desenvolvendo esse hábito para que fique cada vez mais profissional dentro das suas limitações. Então, porque que não separar um cantinho próprio para isso? Vai te incentivar a evoluir tanto no empenho quanto nas aquisições futuras de equipamentos.

Você pode apostar em bancos, almofadas coloridas, tapetes e alguns objetos para dar destaque a esse espaço e mostrar que ele tem um objetivo definido. Com o tempo, um colchonete aqui, um jump ali, pesos acolá e de repente você tem uma gama de opções de exercícios para fazer sozinho ou acompanhado dos seus familiares.

academia em casa 34 730x730

Se não der para deixar tudo exposto porque o ambiente escolhido não permite, um balcão com espaço interno serve de “armário de academia” personalizado. Ou até mesmo um baú que ainda fica lindo para compor a decoração. Mais uma vez, os itens decorativos podem destacar a utilidade daquele cantinho e até servir de motivação, já que placas com texto estão super na moda.

kit quadros frases com 5 quadros para decorar o ambiente frases para quadros para imprimir

Relaxar é cada vez mais importante e muitas vezes, até mesmo em casa, a rotina é tão corrida que parece que vamos surtar. Mas espero que com essas dicas você pense na possibilidade de ter seu cantinho especial. Para trabalhar, ler, beber, malhar ou qualquer outra coisa que te faça bem.

Crie o espaço que vai constantemente te lembrar de tirar esse tempo para ficar com você, cuidando também da sua qualidade de vida ao fazer o que gosta, o que precisa (de um jeito mais tranquilo) ou um grande "nada" porque ninguém é de ferro e descansar também é essencial.

Texto: Adriele Nardelli - jornalista e redatora Prego e Martelo

Comentários