0
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

PARE E PENSE: ISSO TE AJUDA A EVITAR OS ERROS MAIS COMUNS NA HORA DE DECORAR

Publicado em 22.01.2021 |
147 visualizações

O planejamento prévio é essencial para acertar em todos os aspectos da decoração

quadro sala prego e martelo

Todo mundo sabe decorar, de forma instintiva e de um jeito que lhe agrade, estando ou não na moda. E sim, você pode criar suas próprias regras para deixar sua casa vai ficar linda, agradável e confortável.

Mas para que seu gosto pessoal possa ser aplicado sem maiores empecilhos algumas questões técnicas servem como uma espécie de mapa, que vai te guiar em coisas básicas para que não apareçam problemas desnecessários que atrapalhem o processo criativo.

Leia também:

10 erros comuns em decoração de quarto e que você deve evitar

Como decorar a entrada de casa de acordo com o Feng Shui e atrair tudo de bom em sua vida

Por isso listamos alguns erros que os especialistas apontam como os mais comuns na decoração e que podem ser facilmente evitados.

Anota aí:

ERRO 1 – FALTA DE PLANEJAMENTO

Esse artigo é exatamente sobre isso: planejar para não ter surpresas. Então essa tem que ser nossa primeira dica, né. Planejar vai evitar muita dor de cabeça. E ninguém consegue focar numa decoração bacana com a cabeça doendo, não é mesmo? Quantidade de itens, cores, distribuição... tudo isso tem que ser previamente pensado.

relogio de parede vintage cozinha prego e martelo

ERRO 2 – NÃO ATENTAR PARA MEDIDAS

Faz parte do famigerado planejamento. As coisas precisam caber no ambiente a que são destinadas. Não podem ser maiores que o espaço, não podem ser muitas para pouco espaço no ambiente, essas coisas que são óbvias, eu sei. Mas isso tudo tem que ser pensado antes das compras de móveis e acessórios, né. Por isso a importância de pensar antecipadamente nessa questão.

quadro sala prego e martelo

ERRO 3 – ESQUECER O ESPAÇO DE CIRCULAÇÃO

Vai complementando o item anterior. Na hora de planejar o cômodo você precisa incluir nas suas medidas o espaço para andar naquele ambiente, para interagir com a sua família e convidados ou fazer qualquer atividade. Por isso já é bom antecipar o que pretende realizar naquele local: por exemplo, se for usar a sala para se exercitar, tem que sobrar um bom espaço para isso. Logo, obviamente, se sua conta de “espaço x móvel” estiver muito apertada você pode querer repensar a quantidade de itens decorativos ou a mobilia.

esculatura mapa sala

ERRO 4 – MUITOS OBJETOS

Parece até o mesmo erro anterior, mas aqui vamos chamar atenção especificamente para itens em excesso, mesmo que eles caibam no ambiente. Porque nem sempre é uma boa idéia encher toda superfície disponível. Você vai mesmo querer tirar tudo cada vez que for limpar? E se tiver filhos ou animais de estimação, acha uma boa ter que passar o dia todo cuidando para que eles não derrubem nada? Isso sem contar a poluição visual que o grande número de itens desconexos pode causar.

boho sala de estar pequena prego e martelo

ERRO 5 – EXAGERAR NAS CORES

Cor de parede é uma questão mais difícil de ser alterada no ambiente caso você acabe enjoando da que escolheu. É possível repensar? Sim, mas isso vai incluir certa dose de incômodo e bagunça. Para não precisar passar por isso, pense muito na paleta de cores durante seu planejamento. Não tem como errar com os tons neutros, que vão combinar com qualquer móvel ou com os tons escolhidos para os acessórios. Se quiser ousar mais na cor das paredes, analise antes se o restante do seu plano decorativo vai harmonizar com essa escolha. E mesmo que mantenha as paredes neutras, atente para cores que conversem entre si no restante da decoração.

casaecozinhajpg

ERRO 6 – FORRO DE GESSO

Lindo. Mas requer também um pouco de análise. Muita gente usa esse artifício na casa toda, mas segundo especialistas, em ambientes com pé direito baixo ele não cai tão bem já que dá uma sensação claustrofóbica de teto ainda mais baixo.

forro

ERRO 7 – ILUMINAÇÃO MAL PENSANDA

Uma boa luz pode fazer milagres. Isso se enquadra perfeitamente no mundo do design de interiores. A iluminação valoriza o ambiente e tudo que está nele. Dá uma sensação de espaço maior e mais aberto e faz bem até para as pessoas que habitam o ambiente. A dica é não usar de menos, mas também não exagerar. Equilíbrio é tudo.

SALA DE ESTAR

ERRO 8 – NÃO DAR ATENÇÃO AO TAPETE

Aqui cabe principalmente a questão de medidas, que deve ser pensada antes da compra do item. Se for muito grande, não é nem preciso dizer, não vai dar para usar. Mas também vai ficar parecendo que não houve um planejamento se ele for pequeno demais para o ambiente, como se tivesse sido comprado para outro lugar e realocado ali por algum motivo. Existe uma regra dos designers para a harmonização dele com móveis na sala: o tapete deve avançar de 15 a 20 cm sob o sofá e o mesmo tanto para as laterais dele. Mesinhas devem ficar totalmente fora do tapete para não ficarem bambas.

tapete

ERRO 9 – ESQUECER DOS TAPETES FORA DA SALA

Não usar esse item em outros ambientes não chega a ser um erro. Mas tentar fazer isso de maneira impensada é. Estampas ou cores vivas ficam melhores em ambientes pequenos ou no modelo passadeira; Lembre também do material adequado para cada ambiente: os naturais, como algodão e lã, são muito mais confortáveis, mas difíceis de manter. Já os materiais sintéticos como nylon e poliéster são ideais para quem tem crianças e pets ou para cômodos em que há mais chance de sujeira.

TAPETE 2

ERRO 10 – SE DEIXAR LEVAR PELO IMPULSO

De que adianta todo o planejamento e as dicas de especialistas se, do nada, você compra algo que achou bonito sem pensar na harmonia com sua decoração? O que vai acontecer é que você terá um monte de itens que não se complementam, uma mistura de estilos e aquela impressão de bagunça. Mais um motivo para o bom e velho planejamento que deve ser feito antes de sair para as compras.

quadro hall prego e martelo

ERRO 11 – MOBILIAR ANTES DE PINTAR

Vai comprar os móveis? Ótimo. Mas antes de fazer isso defina que cor vai predominar na pintura das paredes para poder combinar. E, de preferência, já faça esse serviço. Parece uma dica boba, mas muita gente tem tanta vontade de ter os móveis no ambiente que não pensa quanto vai precisar movimentá-los se for necessário mexer nas paredes. E isso vale pra tudo, né? Para não ter problemas desnecessários deixe para comprar a mobília quando estiver tudo pronto.

pintura

ERRO 12 – FAZER TUDO AO MESMO TEMPO

Vá por partes, sem pressa, sem bagunça. Não precisa terminar tudo ao mesmo tempo. E sequer precisa conseguir decorar a casa toda de uma vez. Não deu pra dar aquela ajeitada na cozinha porque o orçamento apertou? Tudo bem. Melhor esperar e fazer do jeito que vai te deixar feliz do que dar aquela improvisada e acabar gastando mesmo assim para ainda não ficar do seu agrado.

Quadros Decorativos Premium Modern Downtown

Mesmo as coisas que parecem mais óbvias devem ser incluídas no seu planejamento. Essa é a grande lição que esperamos ter deixado com esse artigo. A ideia é destacar alguns detalhes que, em meio à euforia de colocar sua personalidade na decoração (que sensação gostosa, né) podem passar batidos e causar problemas que só vão te atrasar e estressar.

Afinal, decoração sem complicação é muito mais gostosa.

Se quiser encontrar objetos decorativos que cabem em qualquer ambiente aproveita para dar uma olhada no site www.pregoemartelo.com.br

Texto: Adriele Nardelli - jornalista e redatora Prego e Martelo

Prego e Martelo e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.