0
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

PRETO NA DECORAÇÃO: COMO USAR

Publicado em 06.11.2020 | comentários
113 visualizações

Essa cor denota personalidade e sofisticação, mas pede cuidados.

decoracao de sala multicolorida 41 body

Vamos começar falando dessa cor especificamente. Ela tem poder. Você sabia que gostar de preto está associado a ser uma pessoa decidida, elegante, autoconfiante e independente?

E tudo isso você pode mostrar ao mundo se usar essa cor na sua decoração. Vai sobrar elegância e glamour.  E também personalidade. Essa, aliás, é a palavra chave na hora de decorar com preto.

Uma escolha ousada, que pede atenção, mas que pode ter um resultado diferenciado. Como você, pessoa confiante capaz de usá-la sem medo.

Nós separamos algumas dúvidas comuns sobre a cor preta na decoração para te ajudar, caso você tenha receio de acabar errando no tom.

1 – PRETO TEM UMA ENERGIA RUIM?

Primeiro mito. Ela pesa visualmente e, por isso, deve ser usada com moderação. Mas a energia não vai ficar necessariamente pesada se você souber usar.

Para o Feng Shui essa cor é associada ao elemento água: é sóbria, fechada e misteriosa. Mas representa a energia de calmaria, pronta para expandir a qualquer momento. Ele passa uma sensação de pessoas discretas, sérias e poderosas.

quarto preto e branco prego e MARTELO

Na cromoterapia preto tem o poder de isolar e repelir. Ele pode ser usado em alguns casos para afastar o medo, os traumas e até a insônia. Ele também é utilizado para neutralizar a influência de outras cores, mas também pode potencializar o efeito delas quando usado para esse fim.

O preto simboliza a energia telúrica (da terra), é uma cor que não doa nem recebe energia e tem atmosfera silenciosa.

O indicado, claro, é não exagerar e tornar seu ambiente todo escuro porque pode ser que acabe tendo um efeito contrário. Afinal, em qualquer caso, excessos podem ser prejudiciais e o peso visual dessa cor pode te incomodar de várias formas.

2 – POSSO USAR SÓ PRETO EM UM AMBIENTE?

parede preta decoracao 6

Não se recomenda. Por motivos óbvios e práticos.  Um dos grandes ganhos que se tem com o preto na decoração é exatamente o contraste e a potencialização das outras cores. Por que não usar esse poder?

Assim como no look pretinho básico, um ambiente preto pode ser elegante e simples ao mesmo tempo. O segredo é saber combinar os acessórios e, por exemplo, escolher móveis com linhas retas e design simples, já que o preto já é um ótimo ponto de atenção.

O segredo é harmonia. Escolha um ou dois ambientes para usar tons dessa cor. Ou detalhes, como acessórios e móveis.

Se for pintar as paredes de preto, por exemplo, o ideal é criar pontos de atenção em outras cores: uma que realce o tom escuro ou mesmo várias para criar um efeito bem colorido em contraste.

3 – PRETO VAI ENCOLHER O AMBIENTE?

Você vai se surpreender, mas isso é mito. Na verdade, se bem usado, ele pode ter o efeito contrário. Essa cor, de acordo com arquitetos, fornece uma profundidade visual, criando um efeito de “apagar” a parede fazendo crescer o cômodo. Para fazer uma comparação, paredes brancas “saltam aos olhos” e marcam bem os limites do ambiente.

content pretonosinteriores bimbon08

Como o preto tem uma tendência de “abrir os olhos”, usar tons escuros em espaços de pé-direito mais alto pode criar um efeito dramático.

No entanto, ele não ajuda a criar efeito de algo mais alto ou espaçoso se o espaço for pequeno, baixo e apertado. Não é como se ele fizesse milagre. Aí dependendo da iluminação pode mesmo acabar criando uma ilusão claustrofóbica de “estar numa caverna”.

4 – USAR PRETO NA DECORAÇÃO DEIXA TUDO MAIS ESCURO?

Isso é fato. A cor é escura e, portanto, vai ficar escura também na decoração. Por isso a iluminação é peça chave para quem decidir usar preto.

Ao escolher os locais da casa que terão essa cor em destaque, prefira aqueles que são mais iluminados pela luz natural. Se não for possível, tenha atenção especial à iluminação artificial: lâmpadas e abajures em lugares estratégicos podem fazer a diferença. Até porque um belo jogo de luz e sombra realça e dá forma aos objetos.

204584 como usar o preto na decoracao e conseguir luxo e sofisticacao

E outro detalhe importante: lembre-se de que os tons escuros absorvem calor e, por esse motivo, devem ser evitados em espaços que recebem, diretamente, luz solar por um longo período do dia.

5 – QUE CORES USAR JUNTO COM O PRETO NA DECORAÇÃO?

A resposta para isso é basicamente: qualquer uma. Separadamente ou várias ao mesmo tempo. Como preto é uma cor neutra ele destaca elementos pontuais coloridos e, bem sabemos, combina com tudo.

Se a sua casa possui uma arquitetura incrível, molduras brancas já são o suficiente para completar os ambientes. Aliás, preto e branco é o suprassumo da decoração chique, né. O efeito que você pode criar com essa combinação vai surpreender quem entrar na sua casa.

Espaços pequenos como lavabos, por exemplo, ficam parecendo aqueles de revista se você investir nessa dupla poderosa.

content pretonosinteriores bimbon04

E também é fácil achar acessórios que utilizem essas duas cores. Até mesmo utensílios domésticos que serão usados, por exemplo, num jantar formal. Já pensou o luxo de combinar até sua mesa posta com a decoração?

Almofadas, tapetes e cortinas então, nem se fala. Você pode até ir mudando os padrões de estampa e brincando com essas cores para dar uma variada quando enjoar da vista.

preto1

É possível também, claro, combiná-lo com outras cores mais alegres e vibrantes para deixar o ambiente mais cheio de vida. Crie contrastes, combine com cores em neon, deixe sua imaginação fluir. Lembre sempre que com a base em preto você vai pode mudar os acessórios e dar uma cara nova ao ambiente toda vez que achar necessário. E isso com qualquer cor que esteja na sua preferência naquele momento.

Leia também:

Decoração integrada: dicas para não errar no conceito aberto

Decoração em preto e branco: segredos e truques.

Preto é versátil, chique e ainda pode disfarçar imperfeições e algumas sujeirinhas. Fique à vontade para se servir dessa cor que emana elegância e poder. É fácil acertar com o pretinho básico. E basta lembrar que o importante é que suas escolhas transmitam equilíbrio e façam você se sentir bem.

Texto: Adriele Nardelli - jornalista e redatora Prego e Martelo

Comentários

Prego e Martelo e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.