0
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

SOUSPLAT NOSSO DE CADA DIA

Publicado em 16.09.2020 | comentários
80 visualizações

MOTIVOS E DICAS PARA USAR E ABUSAR DESSE ITEM NA SUA MESA POSTA

Mesa Posta com Xícara Rosa e Sousplat Verde

Talvez você seja como eu: acha aquelas mesas postas lindas, mas nunca se achou capaz de fazer algo assim. Então vamos juntos aprender a usar um dos itens que garantem o sucesso desse jeito especial de servir pessoas.

O Sousplat é o charme da decoração de mesas. É um toque de sofisticação. E, o que é mais legal, é um item versátil e prático.

A palavra tem origem francesa e significa “abaixo do prato” (Sous = Abaixo; Plat = Prato) e é bem auto explicativa: o Sousplat deve sempre ser usado abaixo do prato na hora de servir. Simples, né. E para simplificar mais ainda, a gente te dá dicas importantes de como usá-lo da forma correta, como manda a etiqueta.

Sousplat Costela de Adão Verde

1 – SOUPLAST NÃO É PRATO

Soa até estranho, mas é importante destacar isso. Você não deve colocar nenhum alimento diretamente sobre ele, nem mesmo petiscos.

2 – ELE SÓ SAI ANTES DA SOBREMESA

O sousplat é o primeiro a ser disposto e deve ser colocado dois dedos acima da borda da mesa para evitar que encoste no convidado a que é destinado. Entrada e prato principal são servidos sobre ele.

3 – NÃO PRECISA SEGUIR PADRÃO

Vai usar guardanapo? Saiba que não precisa necessariamente que ele tenha a mesma estampa que o Sousplat, por exemplo. Não é preciso que ele tenha o mesmo estilo do prato também. Deve ficar harmônico, mas deixe sua imaginação fluir.

sodiv021sp

4 – PODE COMBINAR

Sim. Tão importante quanto usar sua criatividade para deixar os padrões de lado é poder usá-la também para um efeito padronizado que fica muito chique.  Você pode usar, por exemplo, um porta guardanapo que seja igual ao sousplat. Dá um toque especial!

5 – NADA DE TALHERES NO SOUSPLAT

Os guardanapos podem ficar ao lado ou dentro do prato de acordo com a sua escolha. Mas em relação aos talheres a etiqueta é mais rígida: eles jamais ficam dentro do sousplat.

sodiv012sp

Além de uma peça decorativa o sousplat serve para proteger a toalha de mesa durante as refeições. Ele também impede que o prato fique deslizando enquanto os convidados comem.

O Sousplat também cumpre uma das principais regras de etiqueta: nunca deixar a mesa desguarnecida durante a troca de pratos. Por exemplo, quando a entrada é substituída pelo prato principal.

Decoração de Mesa Posta Verde

Mas atenção para não confundir Sousplat com jogo americano. São coisas diferentes, embora com semelhanças que podem mesmo causar confusão. Mas calma que a gente te ensina a diferenciar.

– Geralmente os sousplats são menores que os jogos americanos.

– Os sousplats são mais parecidos com pratos e quase sempre possuem até alguma profundidade,

- Os jogos americanos são sempre planos e, ao contrário dos Sousplats, podem abrigar os talheres.

Uma curiosidade é que esses produtos até pouco tempo atrás era feitos de materiais mais caros, como vidro e inox, e por isso mesmo eles custavam mais. Hoje, estão disponíveis sousplats de vários outros materiais bem mais acessíveis.

Preparamos uma lista de boas opções para ter em casa que vão incrementar qualquer refeição e surpreender seus convidados.

MODELOS VAZADOS

Ele pode ser todo vazado ou apenas nas bordas, que são a parte que aparece quando colocamos o prato. Dá um efeito diferenciado.

vazado

12

DECORADO COM ESTAMPAS QUE FALEM SOBRE VOCÊ

Ama cachorrinhos? Um joguinho de poker? Natureza? Os modelos decorados em MDF são ideais para servir com personalidade, literalmente.

sonat011sp

sodiv002sp

disco

soinf003sp

MATERIAS DIFERENCIADOS

Que tal chamar atenção com texturas na hora de servir? Itens em vime e de palha, por exemplo, são boas pedidas.

corda

vime

palha

DESIGN DIFERENTE

Já imaginou seu convidado vendo um Sousplat em forma de folha quando você tirar o prato de entrada para servir o principal? Ou uma bola de futebol? Uma surpresa que vai render elogios;

bola

sousplat costela

bola 2

INPSIRAÇÃO:

Confira mais alguns modelos disponíveis no site www.pregoemartelo.com.br e que fazem sucesso:

sodiv014sp

solis006sp

sonat022sp

sonat002sp

Essas são algumas dicas e exemplos para te guiar na hora de escolher seu sousplat. Se não quiser arriscar opte por aquelas peças mais básicas que combinam com tudo. Mas lembre-se: sua criatividade é o que vai chamar atenção dos convidados quando o prato for retirado e eles descobrirem que você pensou mesmo em tudo na hora de preparar aquela refeição especial.

Adriele Nardelli - jornalista e redatora Prego e Martelo

 

Comentários