Tendências

Oriente em casa: 5 dicas de decoração com elementos orientais.

Publicado em 30.06.2021 |
42 visualizações

Que atire a primeira pedra quem nunca de algum modo em algum momento nunca se encantou pelo charme da cultura oriental?

A verdade é que além de extremamente diferente do jeito de decorar ocidental, a decoração inspirada por aquele lado do globo reúne muita beleza, tranquilidade e praticidade.

Suas composições decorativas esbanjam harmonia e equilíbrio, sem perder a elegância e o requinte.

O estilo tem suas principais vertentes no Japão, Coreia, China, mas também apresenta em seus traços influências da Índia, Arábia, Egito, Tailândia, Turquia e Malásia.

Além de absorver as características típicas de cada um destes países citados, como as boas e velhas cores vibrantes ou objetos místicos, a decoração de estilo oriental conta com um elemento bem característico em sua composição: os exageros não têm vez!

Aqui, quem dita as regras é o minimalismo.

E não só por vivermos em um mundo cada vez mais conectado, mas também cada vez mais globalizado, os elementos decorativos orientais estão cada vez mais presentes na decoração ocidental.

E está cada vez mais fácil e acessível decorar com elementos da cultura japonesa, chinesa, coreana etc.

O mais característico da decoração oriental é a harmonia e a sensação de tranquilidade que transmite e dota o ambiente de uma personalidade única, especial com um traço de exotismo que o torna ímpar.

Não pense que se trata de converter a casa toda em um ambiente oriental, até porque seria demasiado trabalhoso, mas sim em tirar partido ao máximo dos detalhes.

Algumas dicas para decorar lindamente sua casa com elementos da cultura oriental sem precisar gastar muito.

>> Saiba mais: Dicas para incorporar a decoração de estilo étnico ao seu lar doce lar.

1. Cores e materiais na decoração de estilo oriental.

decor oriental prego e martelo

No geral, o estilo oriental tende a utilizar cores quentes e suaves para decorar os diferentes ambientes de uma casa. A cor protagonista dos espaços tende a ser o branco e o bege como complemento deste.

É muito comum encontrar móveis de madeira em cores suaves, como os móveis de madeira de pino.

Quanto aos materiais predominam os naturais.

Um dos materiais mais utilizados é a madeira e entre todos os tipos de madeira, a mais usada é a Faia nativa de zonas de temperadas da Europa, América do Norte e Ásia que aporta naturalidade e essência à decoração.

Mas é cada vez mais comum a utilização de cores fortes na decoração oriental.

A utilização da madeira é a mesma, porém neste caso, a madeira tem uma cor mais escura.

>> Saiba mais: Vermelho no Feng Shui: saiba como usar essa cor para atrair dinheiro

2. Móveis na decoração de estilo oriental.

movel oriental prego e martelo

Quanto aos móveis, tanto na sala de estar como nos quartos a tendência é utilizar móveis baixos.

Podem ser mesas de centro baixas e camas baixas; no caso de mesas de centro baixas é comum recorrer à utilização de almofadas ao redor das mesas.

Ademais os detalhes chineses, japoneses, coreanos, tailandês entre outros, nos próprios móveis são imprescindíveis, geralmente os pequenos detalhes são apresentados em dourado.

>> Saiba mais: 8 dicas para aplicar o Feng Shui no home office e ganhar produtividade.

3. Complementos para a decoração.

almofada buda prego e martelo(Clique aqui - Kit 4 Capas de Almofadas Decorativas Own Buda)

São muitos os complementos que se utilizam na decoração oriental, entres eles os mais comuns são quadros com seus temas e traços bem característicos, almofadas (como não poderia deixar de ser), estatuetas, velas, incenso para ambientar, bonsais como planta protagonista, bambu e lâmpadas chinesas.

As almofadas em especial podem ser utilizadas como opção de assento para sala em detrimento de peças maiores como cadeiras e poltronas. O piso forrado com tapete oriental, sisal ou bambu ajuda a incrementar ainda mais ambientação das salas orientais e permite a utilização do chão como parte do mobiliário.

Dependendo do resultado que se deseja com a decoração, móveis asiáticos e acessórios, como tatames, futons, armários tansu e telas shoji podem criar uma estética japonesa, enquanto a laca vermelha, cães Foo e lanternas de papel podem recriar um ambiente tipicamente chinês.

>> Saiba mais: Dicas de Feng Shui para decoração de quarto infantil.

4. Separar ambientes na decoração oriental.

biombo decor oriental prego e martelo

Um dos elementos mais característicos do estilo oriental é a forma de separar os diferentes ambientes de um lugar.

E para isso vale desde a utilização de biombos, passando pelos painéis naturais feitos com madeira e papel.

Como dissemos no início é bem complicado e contraproducente converter uma casa em um lugar de estilo 100% oriental, sendo recomendado dar alguns toque orientais à decoração para conseguir esse ambiente de calma, beleza, sofisticação e sobriedade, sem necessidade de ter de mudar por completo a decoração já existente.

>> Saiba mais: 5 cuidados na decoração com espelhos segundo o Feng Shui

5. Equilibrio que veste as paredes.

quadro zen prego e martelo(Clique aqui - Kit 2 Telas Decorativas Buda Meditação Feng Shui)

Imagens que evoquem a espiritualidade zen, budista, hindu, feng shui, são muito bem vindas.

Quadros, telas, com ideogramas, com figuras de Ganesha, pequenas estátuas de Buda, conseguem inserir uma linda decoração oriental pela casa de uma forma simples.

Bem verdade, que em linhas gerais as inspirações dos países orientais são um pouco diferentes entre si, mas a essência em comum entre todos é uma só: a harmonia.

Aproveite essas dicas para dar um toque do oriente na decoração de casa!

Encontre na Prego e Martelo tudo o que precisa para deixar o seu lar doce lar do jeitinho que você sempre sonhou. Domo Arigatô! ;) 

Prego e Martelo e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.