0
Seu carrinho está vazio :(
Tendências

Estilo minimalista, vai um pouco de elegância e sobriedade aí?

Publicado em 30.05.2020 | comentários
107 visualizações

Elegância, sobriedade e luminosidade. São basicamente os 3 pilares sobre os quais repousa a decoração de estilo minimalista.

Mas o que é exatamente o estilo minimalista? O minimalismo é uma tendência artística e de estilo de vida atualmente que no design de interiores consiste em decorar com elementos básicos e como menor número de móveis e acessórios possíveis.

O objetivo deste estilo é criar ambientes de muita sobriedade, funcionalidade, espaço e elegância.

A ornamentação é relegada a um segundo plano visual e os elementos arquitetônicos tornam-se protagonistas nesse tipo decoração.

O estilo minimalista, permite por exemplo, que você aproveite todo o espaço da sala, pois contraria a saturação dela com um excesso de elementos como mesas, cadeiras ou móveis. 

Só há espaço para o estritamente necessário e básico.

Se você deseja se juntar a esta tendência e se tornar um especialista minimalista, nós lhe contaremos tudo para decorar sua casa nesse estilo.

Origens do estilo minimalista.

origem estilo minimalista prego e martelo

Essa tendência artística tem sua origem nos anos 60, nos Estados Unidos.

Mas foi nos anos 70 que começou a ter um boom e se fundiu com o que é conhecido como pop art. É então que ele chega na Europa para ficar e nunca mais sai de moda.

Essa corrente é totalmente contrária aos elementos barrocos, ornamentados e excessivos. Casas minimalistas apostam no velho ditado que diz que menos é mais.

E o minimalismo não se resume apenas a decorar uma casa, é mais que isso, como dissemos acima: é uma filosofia que combina o conforto do dia-a-dia com a elegância, vanguarda e frugalidade em alguns aspectos.

>> Saiba mais: Espelho Adnet: sim, você irá querer um!

Menos é mais.

ESTILO MINIMALISTA SALA PREGO E MARTELO

Se você deseja decorar sua casa seguindo esse estilo, deve ficar bem claro que ela se baseia no lema: menos é mais.

A elegância oferecida por esta decoração consiste em cômodos quase vazios, com móveis estritamente necessários, poucas cores e poucos elementos decorativos.

Os móveis devem ser simples e as linhas retas devem abundar.

Então, já fica a dica se quiser aderir ao estilo: comece limpando os ambientes.

O minimalismo é baseado em ter elementos essenciais sem descurar o estilo. Você traz o máximo de praticidade para sua casa sem sobrecarregá-la. 

Esse estilo está relacionado ao futuro, pois tendemos a excessos em nossas casas ao longo de nossas vidas.

>> Saiba mais: Cores fortes e contrastantes na decor? Conheça o Color Block.

Cores minimalistas.

CORES MINIMALISTAS PREGO E MARTELO

Preto e branco são um marco desse estilo. São dois tons neutros que geram contraste e dão origem a quartos claros, sóbrios e elegantes. 

Mas você pode escolher outros tons que devem ser sempre tons suaves com cores neutras.

Deve haver um monocromático entre todos os elementos que temos nos ambientes.

Se, por exemplo, suas paredes são brancas, o piso e as cortinas brancas, opte por um sofá marrom claro, por exemplo.

Nada de cores fortes, como vermelhos ou lilás. A chave está na harmonia e na basicidade. Em relação às cores, existem dois tipos de estilos relacionados ao minimalismo:

O estilo nórdico que tal qual o estilo minimalista, foge demais quando se trata do uso de muitos móveis e acessórios. E aposta em tons brancos e neutros.

O estilo industrial que também se distingue por adotar poucos elementos, mas, neste caso, consiste em expor tijolos, cimento ou ferro.

>> Saiba mais: Como decorar com elementos geométricos.

A escolha de móveis.

sala minimalista PREGO E MARTELO

Você deve optar por móveis de design simples e com formas geométricas puras, linhas retas e materiais nobres.

Móveis baixos e amplos também são priorizados em relação aos altos e estreitos. 

Sem ornamentos, os móveis que alguns têm são totalmente descartados se você quiser realmente decorar de uma maneira minimalista.

>> Saiba mais: Que tal incluir um pouco de arte na decoração de sua casa?

Tecidos ou têxteis.

MINIMALISMO SALA PREGO E MARTELIO

Opte por cortinas ou tapetes sóbrios, em tons neutros e suaves. Eles devem estar em harmonia com o resto da estadia. Os tecidos de linho ou rústico podem se encaixar muito bem nesse estilo.

Eles devem ter o mesmo estilo do resto do conjunto para alcançar esse minimalismo. Aumenta a sensação de tranquilidade e relaxamento, razão pela qual evita, acima de tudo, tecidos estampados ou étnicos.

>> Saiba mais: Diferenças entre o estilo vintage e retrô.

Materiais minimalistas.

MATERIAIS ESTILO MINIMALISTA PREGO E MARTELO

São utilizados materiais lisos, simples e bastante naturais. Portanto, os mais adequados são madeira, alumínio, vidro e aço.

Madeira: é usada principalmente em móveis, embora também possa ser usado para cobrir paredes ou pisos. Anos atrás, quando se tratava de madeira, triunfaram cores claras, como carvalho, bordo, bétula e castanha branqueada. Nos dias atuais, porém, os tons escuros estão na moda e dão um toque muito elegante aos cômodos.

Alumínio e aço: a leveza física e visual que esses materiais têm é perfeita para a essência do minimalismo.

Vidro: fornece clareza e permite que a luz passe pela sala, tornando-a ideal para o minimalismo. Cria um efeito óptico de amplitude devido à luz que permite a entrada. Você pode usá-lo em vários elementos, desde janelas grandes, até móveis ou painéis divisores de espaço.

Outros materiais: Existem muitos outros materiais que adicionam sofisticação ao design de interiores. Cimento, arame, ferro ou pedras são alguns deles.

>> Saiba mais: Direto ao ponto: como combinar estampados na decoração.

Os acessórios.

ESTILO MINIMALISTA PREGO E MARTELO COR

O fato desse estilo apostar na simplicidade não implica que os ornamentos não tenham lugar. Simplesmente devemos garantir que as cores dos acessórios combinem com o restante dos elementos ou, ao contrário, que se destaquem de uma maneira única.

Por exemplo, se nosso quarto for muito neutro ou branco, podemos optar por almofadas que se destaquem por si mesmas sem romper com o monocromático. 
As paredes não precisam estar nuas. 

Os espelhos são uma opção porque criam uma sensação de profundidade. 

Também podemos usar quadrados, como mencionamos anteriormente, de uma cor marcante que chame a atenção sem exceder o contraste.

Se você gostou da filosofia que defende esse estilo e não pode esperar para incorporá-lo à sua casa, saiba que aqui no Prego e Martelo você pode encontrar produtos de estilo minimalista de primeira linha super em conta, elegantes, modernos e prontinhos pra deixar sua casa ainda mais sofisticada. Vem conferir! ;)

Comentários