0
Seu carrinho está vazio :(
Tendências

Mandalas na decoração de casa.

Publicado em 24.10.2020 | comentários
36 visualizações

As mandalas se tornaram muito populares nos últimos anos, e embora eles parecem uma mera figura decorativa, a verdade é que por trás há uma série de significados.

As mandalas têm origem na Índia e são representações simbólicas do cosmos, representações da composição fractal do universo e da natureza.

"Mandala" é uma palavra de origem sânscrita que significa "círculo", um elemento geométrico a partir do qual essas figuras são compostas, que reforça a sua representação da unidade, harmonia e infinito do universo através do equilíbrio dos elementos visuais.

Além disso, para muitas religiões, a forma circular é um espaço sagrado, provavelmente porque representam a ideia de perfeição.

>> Saiba mais: Feng Shui do amor: como decorar o quarto de casal para trazer harmonia à relação

O poder das mandalas.

mandala prego e martelo historia

Embora os hindus tenham sido os primeiros a usar as mandalas como elemento espiritual, a verdade é que essas figuras foram encontradas em outras culturas e religiões nas quais são dotadas de diferentes usos e significados.

O budismo é outra religião em que a mandala é usada como um símbolo espiritual.

Para os budistas, uma mandala está relacionada à meditação, e é por isso que os monges budistas fazem mandalas de areia ou pedras naturais coloridas, por meio das quais criam um caminho que reflete as experiências e sentimentos do designer.

Para criar uma mandala, partimos de um ponto concêntrico, a partir do qual estão sendo desenvolvidas diferentes formas que representam o que os artistas querem refletir e conectar, encontrando assim a conexão entre a obra e o artista.

As mandalas não têm apenas um significado espiritual, mas também são figuras usadas por muitas pessoas para controlar o estresse, como um método de relaxamento.

Criar ou simplesmente colorir mandalas é uma grande liberação para a mente, já que durante este processo aqueles pensamentos que tanto atormentam podem voar.

Muitas pessoas usam mandalas não apenas para criar um caminho de experiências, mas para encontrar paz, tanto mental quanto espiritual.

A elaboração de mandalas não é usada apenas como método de meditação ou relaxamento, mas em muitas ocasiões também está incluída no que é conhecido como arte-terapia.

A arteterapia busca facilitar uma mudança significativa nas pessoas por meio de diferentes meios artísticos atendendo ao processo criativo, às imagens que produz e às perguntas e respostas que promove; Em outras palavras, a arteterapia usa um processo criativo artístico para fins psicoterapêuticos.

A elaboração de mandalas é uma boa forma de realizar a arteterapia , pois por meio da sua criação mecanismos internos de consciência podem ser acionados.

O que permite expressar determinados conteúdos, ordená-los e dar-lhes sentido.

>> Saiba mais: Quer vender ou alugar seu imóvel? Confira dicas de decoração Feng Shui para você fazer um bom negócio.

Decoração com Mandalas: os significados das cores.

relogio de parede decorativo premium mandala vazado agata relpre009cf      (Relógio de Parede Decorativo Premium Mandala Vazado)

Embora as mandalas pareçam ser um método de cura em muitos aspectos, é necessário ter em mente que isso não funciona para todas as pessoas.

Nem todo mundo consegue se conectar com essas figuras geométricas; Mas para quem gosta de criar, colorir ou simplesmente observar mandalas, uma boa maneira de fazer tudo isso é introduzindo-as na decoração da casa.

As mandalas são a melhor opção para decorar uma casa se o que se pretende é utilizar elementos com significado e que ao mesmo tempo proporcionem um ambiente de descontração.

Existem muitas maneiras de decorar a casa ou simplesmente uma sala usando mandalas.

Para isso, é necessário primeiro saber o significado das cores que vão acompanhar as mandalas, desta forma, poderemos escolher as tonalidades dependendo do que queremos transmitir:

  • Preto: está relacionado com a morte, mistério ou ignorância. O profundo, a tristeza.
  • Branco: iluminação, pureza, nada, tudo a fazer.
  • Cinza: cor da neutralidade, sabedoria e renovação. Acalme-se e espere.
  • Prata: habilidades extra-sensoriais, emoções flutuantes, bem-estar.
  • Verde: natureza, crescimento e esperança, liberdade, felicidade.
  • Azul: implica tranquilidade, alegria, satisfação e paz.
  • Vermelho: amor, paixão e sensualidade. Energia pura.
  • Amarelo: cor do sol, luz, sabedoria, clareza, lucidez, vitalidade.
  • Laranja: energia, dinamismo, ambição, ternura, coragem.
  • Rosa: aspectos femininos e infantis , doçura, altruísmo, paciência.
  • Roxo: amor ao próximo, idealismo e sabedoria. Contemplação.
  • Violeta: música, magia, espiritualidade, transformação, inspiração.

>> Saiba mais: Good Vibes only: tranquilidade em casa com uma decoração Zen

Decoração com Mandalas: Como Fazer?

mandala quarto prego e martelo (imagem meramente ilustrativa)

Não há uma regra, a composição de uma decoração com mandalas pode ser realizada de diversas formas.

As opções são muitas, vão desde quadros, telas, relógios de parede, esculturas, adesivos e papel de parede, tapeçaria até cabeceiras de camas, por exemplo, não há limites.

Além do mais é comum encontra-las produzidas em elementos feitos de vidros, espelhos, madeiras. Graças a essa variedade, é bem fácil de fazer com que a decoração com mandalas combine com o restante do estilo do ambiente.

Dependendo do material de fabricação, elas podem ficar sobre móveis, como sofás e aparadores, ou penduradas sobre as paredes, tanto de cômodos quanto de corredores.

As cores escolhidas são outro fator que deve ser levado em conta na hora de planejar a sua decoração com mandalas.

Como vimos acima, para quem realmente acredita no poder delas, cada tonalidade pode atrair um determinado tipo de "vibração" e sentimento.

Quem deseja atrair saúde para a família pode optar por modelos que possuem predominância da coloração verde e que tragam desenhos que lembrem elementos florais e plantas.

Já quem quer fazer com que um ambiente prospere, a decoração com mandalas tem de ser composta por cores como vermelho, laranja e dourado.

Esse modelo é ideal para ser colocado nos locais de trabalho, como escritórios e home offices.

>> Saiba mais: Dicas para uma decoração de estilo natural. Inspiração ecológica

Tecidos com estampa de mandalas.

mockup almofadas1 prego e martelo (Kit 4 Capas de Almofadas Decorativas Own Mandalas)

Talvez a maneira mais conhecida e difundida de decorar um ambiente com mandalas seja por meio dos tecidos que incluem esse elemento como padrão.

É talvez o modo mais simples, rápido, econômico e versátil de decorar uma casa com mandalas.

Este tipo de tecido pode ser encontrado, em diferentes cores, tamanhos e com diferentes designs.

Uma boa opção é colocar um tecido ocupando uma parede inteira ou como cabeceira atrás de uma cama.

Eles também podem ser usados como cortinas, carpetes, roupas de cama, para cobrir um sofá ou no formato de almofadas ou capas de almofadas que são bem versáteis.

Curtiu? Que tal levar a decoração com mandalas para sua decoração?

Além de lindas peças decorativas, as mandalas também servem para melhorar a energia dos ambientes, sejam residenciais ou comerciais, então bora!

Comentários

Prego e Martelo e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.