0
Seu carrinho está vazio :(
Tendências

Transforme a sua casa em 5 passos

Publicado em 06.08.2021 |
29 visualizações

Vamos te dar dicas que fazem a diferença com pouco transtorno

reforma

Repaginar a decoração, encher a casa de novidades e mudar os ares que envolvem todos os moradores. A transformação de um ambiente tem reflexos até no humor das pessoas que circulam por ele, não é mesmo?

Mas nem sempre dá pra fazer aquela transformação total e abrangente, por diversos motivos: falta de tempo, de dinheiro ou até mesmo de ideias. Para esse último problema, temos algumas dicas que podem ajudar.

São 5 formas de trazer algo novo para o seu espaço de maneira descomplicada e que não exige grandes alterações.

PASSO 1 – PLANEJAMENTO (DE NOVO E SEMPRE)

Essa tecla vai ser batida toda vez que o assunto foi construção, decoração ou mudança em casa. Porque é simplesmente essencial. “Acho que cabe” não serve para quem deseja um resultado positivo para seu projeto.

reformaaaa

Seja uma mudança grande ou pequena, o primordial é sempre medir, analisar e projetar. Serve para colocação de peças na composição e também, claro, para mobílias que serão adicionadas ao espaço. E aqui entram também as contas para saber se essa mobília vai passar por portas e corredores a caminho do seu destino final.

Outra questão importante no planejamento: pontos elétricos e hidráulicos do ambiente. Confira sempre onde estão tomadas, por exemplo, antes de pensar na disposição dos móveis. Nada mais frustrante que ter todo o desenho da decoração definido e perceber que não vai ser possível colocá-lo em prática porque a TV ficou longe da fonte de energia.

PASSO 2 – CIRCULAÇÃO E ILUMINAÇÃO

Móveis e outros objetos da casa devem se úteis e funcionais. Jamais devem estar ali para atrapalhar ou abarrotar um ambiente. 

reforma 12

Já no projeto, pense em disposições que permitam a circulação tranqüila das pessoas pelo cômodo. Não adianta se empolgar para comprar aquele sofá enorme se, no final, a sala inteira vai acabar tomada por ele e não sobrar espaço para mais nada.

E quando falamos espaço de circulação, falamos de um espaço confortável. Também não é muito legal andar pela casa esbarrando nos móveis.  Tente manter uma circulação mínima de 60 centímetros. Ter acesso fácil aos ambientes evita muito estresse no dia a dia.

E se tem espaço, melhor ainda se ele for bem visível. Circular por uma casa iluminada faz bem até para a saúde dos moradores. E a luz é importante na decoração por muitos motivos. Um deles é a economia de energia artificial pela qual você precisa pagar (e bem) no final do mês.

Leia também: Ilumine sua vida com o Feng Shui da luz

reforma 13

Antes de escolher onde e como usar lustres, luminárias e abajures, avalie e observe qual é o efeito da luz natural em cada um deles. Janelas e portas bem distribuídas ainda trazem o bônus de ventilar o local, o que é indicado inclusive por profissionais da saúde.

PASSO 3 – CORES E FLORES

A escolha da cor pode mudar tudo. Complementa a iluminação e tem influência até sobre o nosso psicológico. Além de várias outras influências de acordo com algumas técnicas comumente aplicadas à decoração.

Leia também: Cromoterapia: saiba o que é e como usar na decoração

reforma 6

Cores mais frias criam uma atmosfera relaxante e refrescante. Tons quentes tornam o ambiente acolhedor e aconchegante. Isso falando do básico. Mas um conhecimento aprofundado sobre o funcionamento e o efeito das cores vai te ajudar a criar exatamente a atmosfera desejada. Tanto em questão de influência quanto de pura estética.

Leia também: Círculo cromático: sem medo de errar na escolha das cores

E tem uma cor que está em alta faz tempo: o verde. Verde de sustentabilidade e natureza. Assim como nossa casa, o planeta (que também é nosso lar) merece ser bem cuidado.

reforma 9

Como fazer isso? Você pode optar pelo uso de materiais renováveis na sua reforma ou construção e reaproveitar os móveis e acessórios que já tem. É sustentável e bem mais econômico também, não é mesmo?

E isso sem contar a força da própria natureza na decoração: Plantas e flores embelezam a casa e purificam o ar, melhorando até sua qualidade de vida. E aqui cabe muita criatividade: vasos grandes ou pequenos, no chão os nas paredes, combinações, hortas ou varandas arborizadas, por exemplo.

Leia também: Que tal levar a natureza para dentro de casa?

reforma 5

PASSO 4 – SEU TOQUE PESSOAL

Por falar em reaproveitar móveis, entramos na questão do seu toque pessoal começando por isso: que tal repaginar aquela mobília que está ali há anos e você até enjoou.

É até tendência, chamada DIY (do it yourself) que traduzindo é exatamente “faça você mesmo”. Pintar de outra cor, trocar a capa ou até mesmo construir uma nova peça com partes de outra que já ficou velha. Além de ficar lindo, esse tipo de trabalho costuma carregar grande carga emocional e muitas histórias.

reforma 10

E colocar um pouco da identidade de cada morador na decoração é muito divertido. Ambientes que refletem os gostos, os hábitos e as necessidades de quem vive ali são até mais aconchegantes e receptivos. Além de te deixar com ainda mais vontade de chegar nessa casa que tem tudo a ver com você no final do dia. Isso é o que se chama de “lar”

PASSO 5 – PEQUENAS MUDANÇAS, GRANDES EFEITOS 

Detalhes simples e baratos já podem dar novos ares à decoração. Paredes, por exemplo, já ganham outra cara com uma pintura ou aplicação de papel ou adesivos. Quadros novos também já mudam tudo.

Leia também: Quadros ou telas? Saiba mais sobre cada um para poder escolher

reforma 4

Nas cozinhas e banheiros, a colocação de adesivos e pastilhas ajuda a mudar o visual sem a necessidade de tirar o revestimento. 

Leia também: Decorar banheiros: não negligencie esse cômoda da casa

reforma 11

Os tecidos também têm muita força nessas mudanças pequenas, mas não tão sutis:  cortinas, tapetes e capas para sofás e cadeiras podem mudar a cara de qualquer espaço. E as almofadas, que são muito estilosas, chamam atenção e podem facilmente ser trocadas sempre que você quiser.

Leia também: Almofadas em destaque: muito além da área de estar

almofada marilyn prego e martelo

 No fim das contas tudo se resume a se paparicar, né! Afinal, quem não quer viver em um ambiente charmoso, aconchegante e confortável?

Por isso esperamos ter ajudado com algumas ideias não tão mirabolantes, que cabem no bolso e que ficam dentro do possível para qualquer situação.

O restante fica por conta da sua imaginação. Essa a gente pode usar sem moderação sempre!

Encontre o acessório certo para te ajudar em qualquer transformação no site www.pregoemartelo.com.br 

Texto: Adriele Nardelli - jornalista e redatora Prego e Martelo

Prego e Martelo e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.