Dicas

5 dicas para decorar com porta retratos

Publicado em 18.06.2021 |
132 visualizações

Essa forma mais pessoal de enfeitar seu ambiente pode e deve ser aproveitada

foto 5 copy

Hoje as fotos estão por todo lado, nas redes sociais e aplicativos, ao alcance de um clique. Foi-se muito tempo desde a época em que a família esperava o rolo fotográfico ficar completo para mandar revelar as imagens, torcendo para terem ficado boas na primeira e única tentativa.

Mas não é porque hoje podemos posar várias vezes para a mesma foto, até encontrar o ângulo perfeito (e nossas galerias estão abarrotadas desses cliques) que o ato de revelar aquela foto preferida e exibi-la na decoração de casa perdeu o encanto.

Leia também: Ilumine sua vida com o Feng Shui da luz

Acessórios que fazem a diferença: um passo além do tradicional

Decoração que motiva: porque incluir palavras nos ambientes é uma boa ideia

Mantê-las na composição do ambiente dá um toque pessoal, deixa o cômodo aconchegante e, claro, abre espaço para conversas sobre momentos da vida que são inesquecíveis e importantes. Aquela lembrança maravilhosa vai estar todo dia ali, te animando para mais um vez encarar a rotina.

foto 3 copy

Mas, assim como o ato de tirar fotos mudou, o conceito de utilização desse item na decoração também foi modernizado.  Jogar um monte de modelos que não conversam entre si cobrindo todas as prateleiras disponíveis na estante, por exemplo, não está mais na moda.

E também não é mais preciso se ater aos porta-retratos tradicionais para espalhar imagens da família em momentos felizes pela casa.

Por isso preparamos 5 dicas que podem aguçar sua criatividade nessa tarefa prazerosa, mas que pode gerar alguns impasses.

1 – PORTA-RETRATO OU QUADRO?

Sabe aquele efeito bacana que você cria com quadros de diversos tamanhos e cores dispostos lado a lado na parede que quer destacar? Por que não fazer isso com telas em que você mesmo seja a imagem de destaque?

foto 9 copy

Você também pode intercalar com telas e outros quadros, até mesmo com frases e palavras que se adéqüem aos registros expostos: como as plaquinhas de família e gratidão em meio às lembranças familiares.

Kit 3 Quadros Decorativos Chevron Fé e Gratidão

2 – A FOTO CERTA PARA O LOCAL ADEQUADO

Não há uma regra a ser seguida na questão dos cômodos que podem ser decorados com momentos da sua vida. Claro que há alguns espaços que são mais utilizados para isso, como salas de estar e escritórios, por exemplo.

Mas os porta-retratos e cliques podem, sim, se espalhar pela casa. Nesse caso, o segredo é bom senso. Por exemplo, fotografias de momentos mais particulares da família harmonizam melhor nas áreas mais íntimas da casa, como os quartos. Assim como aquela imagem que você quer muito mostrar deve ficar em partes do imóvel quê sejam mais freqüentadas.

Leia também: Dicas úteis para organizar suas fotos reveladas

Outra dica interessante é adequar a fotografia ao espaço: imagens em preto e branco no escritório ou home-office, por exemplo, já que esse tipo de composição passa ideia de seriedade.

foto 7 copy

3 – A FORMA DE APRESENTAÇÃO GARANTE O RESULTADO

Nessa questão os designers já se utilizam mais das regras. Uma das mais importantes: dispor os porta-retratos como se fosse reproduzir uma galeria, onde todas as fotos devem ser contempladas ao mesmo tempo. Ou seja, não dá pra esconder o porta-retrato menor no fundo do espaço.

Isso para evitar o “efeito altar”, que é quando se organiza o espaço como se fosse um tipo de altar, literalmente, com as peças colocadas de forma totalmente simétrica e intercaladas com outros objetos. É um dos erros mais comuns, segundo apontado pelos decoradores.

foto 2 copy

A dica é: esqueça a preocupação com simetria. A irregularidade da disposição das peças pode ser justamente o que cria o efeito visual mais agradável e destacado.

Fora isso, quando usadas na parede, por exemplo, as fotos podem até mesmo criar desenhos com sua disposição, o que também dá um charme adicional.

foto 13 copy

4 – ATENÇÃO PARA DETALHES NÃO TÃO PEQUENOS

Se for usar porta-retratos não negligencie essa peça. Tudo bem que o momento captado dentro dele é o mais importante, mas uma moldura feia ou visivelmente de baixa qualidade pode comprometer o resultado final. Além de que peças feitas com materiais melhores são mais resistentes.

foto 16 copy

 Via de regra as molduras também devem seguir o mesmo padrão do restante do décor para favorecer a harmonia do cômodo.

E não esqueça da iluminação. Ela está intimamente ligada a qualquer projeto de design de interiores e não é diferente nessa questão. Posicione as peças de modo que elas sejam favorecidas pela luz do ambiente. Para que possam ser melhor observadas, claro, mas também para evitar reflexo no vidro do porta-retrato ou na própria foto dependendo de como ela estiver exposta.  

foto 18 copy

5 – NEM SÓ DE PORTA-RETRATO VIVE A DECORAÇÃO COM FOTOS

Já viu um varal de fotos? É uma forma criativa de exibir suas imagens e transmitir sua personalidade. Um toque moderno e divertido.

foto 12 copy

Também fazem sucesso aqueles murais em que as fotos são penduradas com imãs e mescladas com outras coisas, como cartões e lembranças de bons momentos.

Outra dica: use uma mesa para exibir as fotos, mas de uma forma diferente.  A ideia aqui é colocá-los na horizontal mesmo, como se as fotos fizessem parte da superfície. Você pode cobrir com um vidro do tamanho do tampo da mesa para manter as imagens seguras e dar um toque especial.

 foto 8 copy

Tem coisa melhor do que reviver aqueles momentos especiais, que mereceram ser eternizados em imagens?

Então nossa última sugestão é: registre o melhor da vida, quando for possível.

Dizem que os melhores momentos são aqueles em que nem nos lembramos de fotografar. Pode até ser. Mas quando há tempo e condições para guardar um deles pra sempre em um clique ... também vale muito a pena.

E se está procurando molduras de qualidade para suas fotos favoritas acesse o site www.pregoemartelo.com.br

Texto: Adriele Nardelli - jornalista e redatora Prego e Martelo

Prego e Martelo e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.