Dicas

Como decorar a entrada de casa de acordo com o Feng Shui e atrair tudo de bom em sua vida!

Publicado em 21.09.2019 | comentários
782 visualizações

 

Se você pensa que Feng Shui se limita a decorar sua casa de forma simples, apenas com objetos e móveis de estilo oriental, como figuras de Budas ou dragões dourados não poderia estar mais enganada(o).

Não se trata de nenhum tipo de religião exótica ou pseudociência que a força a acender velas ou realizar rituais estranhos.

Não, não, não tem nada a ver com mágica, mas com a lógica e funcionamento das energias e poder usá-las para nosso próprio benefício.

É uma filosofia antiga que se originou na China imperial e que basicamente procura organizar o espaço em sua casa de forma que a ordem e a harmonia lhe proporcionem paz de espírito, afastar más energias, maus agouros e até a atrair boas vibrações, prosperidade, etc.

Sim, de acordo com o Feng Shui a decoração de uma casa vai muito além de seu aspecto estético e funcional, mas também possui conotações filosóficas e até espirituais.

O Feng Shui tem sua origem no taoísmo, que é uma tradição filosófica e religiosa que enfatiza a vida em harmonia com o Tao e em chinês significa vento (feng) e água (shui).

Derivado da energia desses dois elementos, o feng shui tem como objetivo criar uma harmonia taoísta, conceito popular na China, que consiste basicamente em encontrar o equilíbrio de energia entre os ambientes e as pessoas.

As técnicas do Feng Shui são comumente usadas na decoração dos cômodos com a intenção de melhorar a energia do espaço e, consequentemente, as relações pessoais que acontecem na casa.

O chamado “chi” na prática do feng shui desempenha um papel crucial – os dois elementos, vento e água, são representados simbolicamente pelo “chi”, que se descreve como uma energia penetrante.

Mas colocando um pouco de lado o conceito espiritual, o feng shui se converteu, digamos assim, em um conceito decorativo muito popular e queridinho no mundo ocidental.

Os espaços são divididos através do “baguá” (ou ba gua, ou pa kua) – as 8 áreas conhecidas como “cantos do feng shui”.

Um pouco sobre a aplicação do baguá do Feng Shui na casa.

 

feng shui bagua prego e martelo

 

Cada guá é responsável por diferentes setores de nossas vidas: trabalho, relacionamentos, família, etc. e está associado a um dos elementos da natureza.Aqui no ocidente, tradicionalmente o baguá é aplicado com a região do guá do trabalho (ou “canto do trabalho”) sendo alinhada à porta de entrada principal da casa.

Você pode aplicar o baguá também sobre um único cômodo, como seu quarto, caso não possa modificar a decoração do restante da casa. O principio de aplicação é o mesmo, alinhando-se a partir da porta de entrada.

Feng Shui é sobre as boas e más energias. Qual você quer?

 

quadro good vibes prego e martelo

O Feng Shui diz o que você deve fazer para se sentir confortável em sua própria casa (ou no seu local de trabalho) através do equilíbrio entre duas forças opostas e complementares: Yin e Yang.

Yin está relacionado à profundidade, tranquilidade e escuridão; em excesso, pode estar relacionado à depressão, tristeza ou falta de atividade.

Enquanto Yang denota movimento, luminosidade e atividade, cujos sintomas em excesso podem resultar em estresse, nervosismo ou insônia.

De acordo com o Feng Shui a energia (Chi) flui quando essas duas forças (yin yang) estão em perfeito equilíbrio, alcançando completa harmonia.

E a entrada para ele é um dos pontos mais importantes, porque é a conexão entre o exterior e o interior, passamos do Yang (rua, barulho, luz, atividade) ao yin (o interior, a calma, a nossa casa).

E preparar e organizar esse lugar na casa é vital para transmitir bons sentimentos e energias ao entrar e sair de casa.

Nós descobrimos as chaves para decorar o corredor de sua casa e encher sua vida de bem-estar e equilíbrio, deixando de fora o estresse e as preocupações diárias.

Vamos do começo: a porta da sua casa.

 

entrada casa decor prego e martelo

 

A porta de entrada é um dos elementos fundamentais do ponto de vista do Feng Shui, porque é a boca do Chi, ou seja, da energia.

A porta deve permitir a passagem das coisas que mais contribuem para a harmonia do lar (boas energias, pessoas interessantes e positivas) e, em sua função de protegê-la, impedir a passagem de outras pessoas que devem ser deixadas de fora (pessoas estranhas, hostis, a negatividade).

Você deve prestar atenção: desde o lado de fora, a porta deve dar a sensação de ser sólida, dar segurança, mas sem intimidar, se possível, orientada para o sul ou para o leste.

Outro ponto importante é que ela deve abrir-se para dentro da casa, com um ângulo de abertura entre 90º e 180º, sem nenhum obstáculo que a atrapalhe. Além disso, deve ser larga, mas proporcional às dimensões da sua casa e, de preferência, em tons claros.

Se você quiser se aprofundar no efeito de impedir que energia negativa entre em sua casa, escolha objetos próximos ao elemento relacionado à orientação da porta principal; por exemplo, se estiver voltada para o leste, coloque objetos de madeira para ajudar circular o Chi.

>> Saiba mais: Varandas Decoradas!

Nada de impedir a entrada de boas energias...

 

entrada casa prego e martelo feng shui

 

Ao entrar, certifique-se de receber uma entrada bem iluminada, acolhedora e agradável . Se não houver fonte de luz natural, instale portas envidraçadas ou janelas laterais para que os raios do sol penetrem no interior ou busque uma boa iluminação do ambiente com uma ótima lâmpada artificial. O Feng Shui recomenda não preencher esse espaço com muitos móveis, é muito melhor que tudo esteja claro e limpo, com poucas peças leves e que nos inspirem fluidez.

O fato de não ser recomendado pelo Feng Shui encher a entrada com móveis, não significa que você não deva decorar lindamente a entrada de sua casa.

O Feng Shui também sugere algumas ideias para que além da energia Chi fluir, se crie uma atmosfera positiva e harmoniosa: como colocar objetos que deem as boas vindas aos visitantes, sejam agradáveis e que tragam boas lembranças, como fotografias, buquês de flores frescas, pinturas, quadros, telas, placas decorativas, aromas e velas...

Os tons preferidos para este ambiente são os claros e luminosos; portanto, se você é adepta ou simpatizante do jeito de decorar do Feng Shui, não esqueça dessa informação na próxima vez que for pintar as paredes da sua casa. ;)

>> Saiba mais: Decoração Náutica Fácil e Sem Erro!

Mas não esqueça da funcionalidade do ambiente.

 

entrada casa prego e martelo feng shui cabide

 

Lembre-se de que a entrada de uma casa tem sua função específica e o Feng Shui o estabelece como uma zona de descarga para deixar a bolsa, as mochilas, os casacos e os sapatos (para você se descontrair do estresse e evitar contaminar o espaço com preocupações externas).

Portanto, se for mobiliar esse ambiente, o faça com estantes, prateleiras, nichos ou cabides para colocar objetos pessoais, tantos seus, como de visitantes, mas garanta que de forma alguma eles não interrompam a passagem.

>> Saiba mais: Como Limpar Tapetes? Algumas dicas simples e infalíveis

Espelho, espelho meu...

 

entrada casa espelho prego e martelo

 

A regra do Feng Shui é clara: sempre grande e emoldurado, nunca de frente para a porta da frente , porque você poderia bloquear a entrada de boas energias e, portanto, boas coisas em sua vida.

Melhor, coloque-os estrategicamente nas laterais, para que a energia flua para dentro e multiplique a luminosidade. O mesmo vale para as escadas, elas nunca devem estar na frente da entrada.

>> Saiba mais: Abajur Para Decorar e Iluminar

Fora calçados.

 

entrada casa prego e martelo feng shui sapatos

 

Algo fundamental de acordo com a filosofia do Feng Shui é tirar os sapatos e deixá-los na entrada, pois afirma que assim você se livra dos problemas e tensões da vida cotidiana e evita introduzi-los em sua casa . Ok, existem as questões de higiene e limpeza, mas não são o foco da filosofia, mas até que faz sentido, não é?

>> Saiba mais: Vamos Decorar a Área de Serviço? 4 Dicas Incríveis! 

Não esqueça...

Detalhes simples relacionados à ordem e limpeza, bem como ao perfeito funcionamento das coisas, são importantes: evite colocar papéis de trabalho sobre os móveis da entrada, coloque um tapete de boas-vindas para dar uma sensação de acolhimento e hospitalidade ao entrar e garanta que os trincos, fechaduras, chaves, campainha da porta estejam em dia, funcionando perfeitamente.

E se não estiver arrume, afinal você não quer dificultar a passagem de boas energias para dentro do seu lar doce lar, não é mesmo? Ah! E se você tem um jardim ao redor de sua casa, o Feng Shui recomenda a criação de caminhos para a casa de maneira sutil e nunca direta.

Quer saber mais sobre o Feng Shui e sua aplicação nos demais ambientes da casa? Neste link você pode aprender um pouquinho mais sobre essa filosofia oriental voltada à decoração e harmonização de uma casa.

Curtiu o artigo? Já conhecia o Feng Shui? Conta pra gente o que você acha!

Imagens: Vivadecora, Prego e Martelo, Interior Hunter, The Gulashop, Sarikaandsage, Craftgawker

Comentários