0
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

Como Limpar Tapetes? Algumas dicas simples e infalíveis

Publicado em 13.09.2019 | comentários
739 visualizações

 

Que os tapetes são elementos essenciais na decoração já não temos dúvidas não é mesmo?

Afinal eles trazem mais personalidade à casa, calor e conforto a qualquer espaço, nunca saem de moda e resistem por anos.

Sem contar o fato de que é uma delícia pisar em tapetes, tornando o andar pela casa muito mais agradável e prazeroso.

Além disso, essas peças deixam o ambiente muito mais agradável e aconchegante. Mas há uma pergunta que nunca quer calar em se tratando desses itens tão amados: como limpar tapete?

Em que pese toda a beleza e conforto que os tapetes e carpetes trazem para os ambientes em que estão inseridos, nem tudo são flores e algumas vezes, eles reúnem uma grande quantidade de poeira, por exemplo.

O que para quem tem alergia respiratória, pode ser um pesadelo.

E como prometido no artigo “Guia definitivo para escolher tapetes na decoração sem mistérios” vamos te dar algumas dicas sobre cuidados e manutenção, para que você possa preservar e curtir o seu tapete, como se novinho fosse, mesmo que ele já não seja mais tão novo. Acompanhe!

Tapetes para toda vida!

 

limpar tapetes 2 prego e martelo

 

É fato que a rinite alérgica é um problema que afeta muitos brasileiros; de adultos a crianças. Crises de espirros, coceira no nariz e obstrução nasal, são apenas alguns dos problemas.

A poeira acumulada nos objetos da casa é um verdadeiro veneno para quem apresenta essa doença, especialmente aquela depositada em lençóis, tapetes e cortinas.

Evitar os ácaros é muito simples, basta passar o aspirador regularmente. E lembre-se de nunca mantê-lo molhado ou sujo, pois pode aparecer mofo ou traças.

Soluções naturais (como vinagre, bicarbonato de sódio, água) são excelentes e mantém o acessório limpo, de forma suave e sem agredir os fios.

Mais econômicos, os produtos de limpeza caseiros são uma ótima alternativa para quem não quer mais usar os químicos convencionais - que são tóxicos e contaminam o ar das residências. Além da vantatagem financeira, os caseiros têm ingredientes menos danosos ao meio ambiente.

Quando necessário solicite uma limpeza profissional de tapete com uma empresa ou profissional especializados. Esse processo ajuda a eliminar os fungos mais difíceis, o que pode ser um alívio para quem realmente padece de doenças respiratórias.

Você pode contratar o serviço em casos de urgência – quando surgir alguma mancha ou algo for derramado sobre a superfície do tapete; ou de forma preventiva, mantendo seu bom e querido tapete sempre limpo e com cara de novo.

De qualquer forma aí vai um guia simples e prático para remover qualquer tipo de mancha e para limpar os restos de líquidos, sólidos e várias substâncias. Acompanhe!

>> Saiba mais: 9 erros cometidos por pessoas que moram em lugares pequenos. Reconhece algum?

Como limpar tapetes: derramamento de líquidos.

 

cafe no tapete prego e martelo

 

Um tropeço, um erro ou apenas azar, pode fazer com que derramemos alguma substância líquida em nossos tapetes. Com este guia, você pode remover esse tipo de manchas. As chaves devem agir rapidamente.

Café: Aplique gelo na mancha. Passe um pano umedecido com detergente. Seque com um pano ou papel absorvente.

Cerveja: Remova o excesso com um pano umedecido em água. Passe um pano umedecido em água e sabão. Seque com um pano ou papel absorvente.

Leite: Limpe um pano umedecido em água e sabão de glicerina seco com um pano ou papel absorvente.

Chá: Passe um pano umedecido com amônia diluída. Passe um pano umedecido com detergente. Seque com um pano ou papel absorvente.

Tinta: Limpe um pano umedecido com solvente. Aplique uma mistura de água com suco de limão. Aplique solvente de limpeza a seco.

Vinho: Remova o excesso de líquido com papel absorvente. Aplique uma mistura de água com suco de limão. Aplique solvente para limpeza a seco.

Xixi de Cachorro: Você vai precisar de um borrifador, vinagre branco e papel absorvente. Pressione o local com várias camadas de papel até absorver o máximo possível de urina. Depois, borrife o vinagre não diluído na área afetada. Ele vai neutralizar a acidez na urina, eliminar o odor e matar os germes.

>> Saiba mais: O que Não Pode Faltar na Decoração da Sala de Estar?

Como limpar tapetes: substâncias Sólidas.

 

chiclete tapete prego e martelo

 

Na maioria das vezes um sólido cai sobre o tapete, basta removê-lo. Mas existem algumas substâncias mais complicadas a serem eliminadas, seja pelo tamanho ou porque podem deixar cercas ... Com essas dicas, elas também desaparecem.

Açucar: Passe um pano umedecido em água morna, sem esfregar. Seque com um pano ou papel absorvente.

Caramelos, Chocolates e doces: Limpe com um pano umedecido em água e sabão de glicerina. Aplique esta solução (Solução: Misture uma colher de sopa de sabão em pó e uma colher de sopa de vinagre em um litro de água morna. Agite até formar espuma ) com um pano úmido. Seque com um pano ou papel absorvente.

Chiclete: Limpe um pano umedecido com solvente. Enxágue com água morna. Seque com um pano ou papel absorvente.

>> Saiba mais: Vamos Decorar a Área de Serviço? 4 Dicas Incríveis!

Outros tipos de substâncias.

 

como tirar mancha tapete prego e martelo

 

Como cada casa tem uma história e você nunca sabe por que ou como um tapete pode se sujar, oferecemos a você essas soluções para remover manchas de todos os tipos.

Azeite ou graxa: Retire o excesso com um pano umedecido em álcool, sem esfregar. Passe um pano umedecido em água e sabão. Seque com um pano ou papel absorvente.

Fruta, refrigerante ou sangue: Aplique esta solução (Solução: Misture uma colher de sopa de sabão em pó e uma colher de sopa de vinagre em um litro de água morna. Agite até formar espuma) com um pano úmido. Seque com um pano ou papel absorvente.

Graxa de sapato: Retire o excesso com desengordurante, sem esfregar, limpe com um pano umedecido com detergente e seque com um pano ou papel toalha.

Látex: Limpe um pano umedecido com detergente. Lave com água morna. Seque com um pano ou papel toalha.

>> Saiba mais: Abajur Para Decorar e Iluminar

Como retirar pelos que não saem?

 

cachorro tapete prego e martelo

 

Se você tem um pet, um animalzinho de estimação, já sabe melhor que ninguém, que nem sempre o pelo sai somente com o uso de aspirador de pó.

Neste caso uma boa opção é usar um pano úmido com um pouco de 1 parte de vinagre branco e 1 parte de água, ou colocar a água e o vinagre em um borrifador e passar o aspirador.

Use o pano quase seco, bem torcido e passe no carpete fazendo movimentos circulares, você vai perceber que os pelos aderem ao pano e vão se aglomerando.

O vinagre é bom para evitar e eliminar o mofo e odores, além de deixar as fibras do tapete mais brilhosas, mas se você é do tipo de pessoa que não gosta do cheiro de vinagre, pode fazer uso de essências sem óleo na mistura de água e vinagre.

>> Saiba mais: 5 Dicas Para Ter Uma Cozinha Colorida

Por fim, tome nota.

Para evitar o aparecimento de manchas, a solução mais eficaz é colocar um capacho na entrada de nossa casa. Dessa maneira, deixaremos a lama, a umidade ou a sujeira acumulada na sola dos sapatos no limiar da porta.

E aí já usou alguma dessas soluções ou conhece outra dica caseira que ajuda na manutenção de tapetes? Compartilhe com a gente!

Deixe um comentário e fale sobre sua experiência com a limpeza do acessório.

Imagens: Rede Decor, Mercado Livre Sir Clean Pro, Pinterest, Pinterest, Carone, tenda tapetes.

Comentários