0
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

9 erros cometidos por pessoas que moram em lugares pequenos. Reconhece algum?

Publicado em 11.09.2019 | comentários
815 visualizações

 

Pense rápido: pra você tamanho é documento? Não, não é o que você está pensando (rs), estamos falando de imóveis: casas, apartamentos...

A verdade é que mora em lugares pequenos precisa ter muito jogo de cintura e bom senso, para valorizar todo o espaço que a habitação oferece sem deixar o conforto de lado.

E nada melhor que aprender com os erros, especialmente se for os dos outros.

Preste atenção a esses 9 erros freqüentes cometidos por aqueles que vivem em lugares pequenos e você verá que, com alguns truques simples, é possível fazer uma casa parecer maior e mais espaçosa.

>> Saiba mais: O que Não Pode Faltar na Decoração da Sala de Estar?

1. Esquecer de usar o potencial das paredes de sua casa.

 

espaco pequeno prego e martelo

Se sua casa ou apartamento for pequeno, considere as paredes como um suporte. Existem muitos elementos que podem ser colocados nas paredes, como nichos, prateleiras e, assim, deixar espaço livre para viajar.

Prateleiras flutuantes, podem ser um recurso bacana, use a criatividade para criar a melhor disposição possível, você pode por exemplo, colocar umas sobre as outras, enfim.

Outro dica interessante é a adoção de uma mesa dobrável presa à parede que servirá para comer ou como uma mesa de estudos ou trabalho.

Tapetes para todos os lados e diversos.

Sério, nós amamos tapetes, mas colocar vários tapetes pequenos ou de várias texturas diferentes, pode ser um grande tiro no pé, pois gera um grande conflito conflito visual.

Por isso prefira um único tapete grande e que alongue o ambiente.

>> Saiba mais: Abajur Para Decorar e Iluminar

2. Acumulação, muitos objetos à vista e não guardados.

 

pequenos lugares prego e martelo

É muito importante, se você mora em um espaço pequeno, deve manter as coisas devidamente arrumadas e, com sorte, guardadas e organizadas. Cultivar a desordem apenas criará caos visual e até problemas de mobilidade em casos extremos.

Se você tem muitas objetos de grande valor sentimental e não quer se livrar deles por nada nesse mundo, recomendamos o uso de caixas organizadoras, você pode também colocá-los nas prateleiras (que falamos acima), armários ou até debaixo da cama.

Organize-se, diga não a bagunça.

>> Saiba mais: Como Decorar Apartamento Pequeno: 3 Dicas Incríveis

3. Ter muitas quebras visuais

 

ambiente pequeno prego e martelo

Se os espaços são pequenos, ter móveis, cores, decoração, plantas, que interrompam constantemente os espaços visuais, faz com que tudo pareça menor.

Além disso, destaca as distâncias entre ponto e ponto. Para evitar isso, tente fazer com que sua casa tenha coesão visual, ou seja, que a decoração, o tipo de móveis e as cores sejam semelhantes em todos os cômodos.

Isso ajudará a ter uma conexão entre eles, dando a sensação de fluidez e espaços mais amplos.

>> Saiba mais: Dicas para Decoração de Sala de Estar Pequena

4. Não tirar proveito das fontes de luz: naturais e artificiais.

 

ambientes pequenos prego e martelo

A luz natural será sua melhor amiga se você mora em um espaço pequeno; portanto, aproveite ao máximo as janelas usando cortinas de pano finas que facilitam sua entrada.

Para maximizar seu poder, você pode instalar um espelho na frente da janela para refletir a luz e permitir que você ilumine ainda mais a sala. Ter móveis e paredes em tons claros também ajudará a deixar os ambientes mais amplos.

Tenha cuidado também com a iluminação artificial, pois pode ser de grande ajuda para destacar alguns espaços e dar uma mão nos cantos mais escuros.

Verifique se você possui uma lâmpada que é uma fonte de luz geral e outras para complementar em espaços mais específicos, como luminárias de parede, por exemplo.

Nesses casos, recomendamos escolher opções fixadas na parede, para não sacrificar o espaço.

Você pode ainda adotar lâmpadas no forro, como as embutidas e os spots (pequenos canhões de luz), que também permitem criar ambientes de iluminação variados.

>> Saiba mais: 13 hacks para ter uma casa mais iluminada sem precisar derrubar paredes ou fazer grandes reformas

5. Usar muitos móveis pequenos.

 

ambiente pequeno prego e martelo moveis

Erro clássico! Você deve achar lógico pensar: espaço pequeno, móveis pequenos, certo? No entanto, o que devemos fazer é reduzir sua quantidade.

Um mobiliário grande e contínuo ajudará na ideia de coesão que já falamos, tornando o espaço percebido mais amplo e com menos distrações visuais. Por exemplo, é melhor escolher um sofá grande, em vez de dois menores.

É claro, apenas fique de olho se realmente o móvel se encaixa no ambiente, para não acabar caindo uma cilada.

>> Saiba mais: Decoração de Quarto de Casal Sem Mistérios!

6. Assentos para todos os lados como se não houvesse amanhã.

 

pequenos lugares prego e martelo muitos moveis

Nós sabemos que você é uma pessoa que gosta de receber amigos e familiares, curte uma boa vida social, mas não precisa exagerar na quantidade de assentos em sua casa.

É bem comum todo mundo acha que é obrigatório ter muitas poltronas, cadeiras, sofás para poder receber as visitas em casa. Mas não é bem assim.

Lembre-se que quem passa o maior tempo no seu lar doce lar é você e sua família apenas, então se o espaço já é pequeno, prefira deixar a circulação livre e opte por banquetas, bancos empilháveis ou puffs que possam ser guardados para ocasiões especiais.

>> Saiba mais: A Versatilidade dos Puffs na Decoração

7. Eletrodomésticos para todos os lados.

 

pequenos lugares prego e martelo muitos eletros

Eles realmente são uma “mão na roda”, facilitam demais a vida de qualquer um, mas verdade seja dita: não vale a pena comprar eletrodomésticos que usará poucas vezes durante o ano.

A não ser que você seja aficionada(o) por crepes resista à tentação de ter um fazedor de crepes. A mesma regra vale para a máquina de fazer pipoca ou sorvete.

Dependendo do seu estilo de vida, vale à pena abrir mão até do forno!

Escolha somente o que irá realmente usar e tente não deixar todos a vista. Mas se não couber tudo nos armários, tente escolher um ou dois que sejam decorativos ao mesmo tempo para deixar sobre a bancada da cozinha!

>> Saiba mais: Dicas para o seu imóvel bombar no Airbnb: faça sua casa ou apartamento chamar a atenção

8. Cama grande, quarto apertado.

 

quarto pequeno prego e martelo

Nós sabemos que você merece (e muito!) ter uma belíssima cama “king size”, mas infelizmente, nem todo tipo de quarto está preparado para receber um item tão “majestoso” assim.

Então antes de comprar o modelo ou até mesmo qualquer outro móvel, não esqueça de tirar as medidas do espaço e também do móvel.

Deixe espaço para circulação de pelo menos 45 a 50 cm no mínimo nas laterais.

Mas pra quem já tem uma cama muito grande, tem a opção de não deixar centralizada e encostar totalmente em um lado da parede.

Aproveite e encha-a de almofadas em volta para fazer uma decoração aconchegante!

>> Saiba mais: Decoração de Quarto de Casal Sem Mistérios!

9. Paredes exageradamente decoradas.

 

ambiente pequeno muitos quadros prego e martelo

Ok, concordamos e somos até suspeitos para falar sobre isso, mas seja com papel de parede, prateleiras, seja com quadros, toda decoração fica linda.

Apenas um pequeno aviso: cuidado, pois usar papel de parede com desenhos muito grandes, muitos quadros ou objetos faz com que o local fique com sensação de aperto.

Prefira papéis de parede mais neutros e pontue com poucos quadros ou objetos. Use seu bom senso e decore com os quadros da Prego e Martelo que não tem erro!

Esperamos que tenham gostado das dicas. ;)

Imagens: Homy, Homy, Casa e Jardim, Vivadecora, Robotiks, Houzz, Self Avenue, Cedar & Rush, Abril Casa Claudia, Marcela Pepe.

 

Comentários