Dicas

Especial dia das Crianças - Chega de sofrer: ideias de pratos saudáveis e divertidos para crianças

Publicado em 11.10.2019 | comentários
366 visualizações

 

Seus filhos não querem comer ou não comem certos alimentos? Você só precisa de alguns truques para tornar a hora das refeições ainda mais atraente para eles. A essência está em enganar e apresentar a comida de uma maneira mais criativa, motivadora.

Você pode começar transformando frutas ou lanches em animais e objetos divertidos. Em seguida, tente decorar os pratos na forma de um personagem de desenho animado ou super-herói. Talvez alguns dos pratos que apresentamos aqui sejam muito artísticos, mas não são realmente difíceis de fazer.

Lembre-se, as crianças precisam de nutrição equilibrada. Elas têm de comer carnes, ovos, peixes, verduras, frutas e legumes.

Use e abuse de alimentos variados e bem coloridos, para atrair a atenção das crianças de forma positiva.

Essa é uma alternativa a ser dirigida especialmente às crianças que são mais resistentes a alimentos mais naturais e saudáveis.

Seu preparo leva um tempo maior, é claro, além de ser mais trabalhoso, porém, é uma forma de inserir novos alimentos no paladar diário da criança de uma maneira mais suave.

Mas antes de tudo vamos ao começo: programe a rotina alimentar do(a) pequerrucho(a)!

Quem é mãe sabe, mas não custa dar aquela frisadinha, até porque como bem sabemos, nem sempre alimentar uma criança é uma tarefa lá muito fácil.

E é aí que entra o estabelecimento de regras e especialmente a definição de horários. Uma rotina alimentar é essencial para que a criança se acostume e entenda a importância do momento de comer e para que o organismo sinta fome nas horas devidas.

Se possível, divida as refeições em quatro porções. O café da manhã pode ser servido logo que a criança acorda, entre 7 e 8 horas. O almoço pode ser às 12h, seguido pelo lanche às 16h e finalizado com o jantar até as 20h.

Quem determina o que uma criança deve comer obviamente é o seu responsável ou cuidador. Na hora das refeições, evite oferecer muitas opções. Isto gera confusão e pode causar a sensação de que é permitido escolher qualquer tipo de alimento a qualquer hora.

Nada contra algumas extravagâncias, alguns tipos de salgadinhos, doces, refrigerantes mas deixe para liberar esses pequenos abusos aos finais de semana e em pequenas quantidades.

A criança, uma hora ou outra se deparara com hábitos alimentares diferentes daqueles dos praticados em sua casa. Por isso, é muito importante que elas saibam que comidas diferentes existem e que as provem, mas é necessário também ensiná-la a lidar com esses novos gostos. Explicar que aqueles alimentos que não são tão saudáveis podem se consumidos de forma moderada é o melhor caminho para evitar descontroles mais tarde.

Por fim e não menos importante, a dica infalível é deixar a comida atrativa. Um prato de arroz, feijão, legumes e carne pode ficar muito mais divertido se os alimentos formarem uma carinha ou uma casinha.

A Prego e Martelo selecionou alguns jeitos engraçados e criativos que transformam a refeição em um momento de diversão. Bem verdade que alguns são mais elaborados que outros, mas nem por isso, impossíveis de serem feitos.

banner dia das crianas

Se antes você acrescentava um ingrediente chamado amor às refeições de seus filhos, agora está na hora de acrescentar outros dois: criatividade e diversão. Confira e reproduza em sua casa!

Eu acho que eu vi um gatinho!

 

uva prego e martelo

As frutas podem e devem fazer parte da dieta diária de nossos filhos. Por exemplo, temos este lindo gatinho feito com mamão verde, maçã e uvas.

Um prato agradável que pode ser usado para um lanche ou sobremesa.

É criatividade que fala?

sapos comida prego e martelo

E quem diria que um dia uma adorável dupla de sapinhos seria tão saborosa e nutritiva, hein?

Bem fácil de adaptar para a sua realidade e com certeza uma delícia, tanto para os pequenos, como para os adultos. ;)

Nunca foi tão fácil uma criança comer um sanduíche natural

 

sanduiche coelho prego e martelo

Está aí essa dupla de coelhinhos deliciosos.... ops quer dizer, fofinhos, que não nos deixam mentir!

Nem os Angry Birds escaparam...

 

pratos prego e martelo

Além de delicioso, esse mix de frutas com uma inspiração nos Angry Birds parece ser super fácil de fazer. E também de comer claro!

Olha a Pepa.

 

pepa pig comida criativa prego e martelo

Até a porquinha mais amada pelos pequerruchos entra em cena por uma boa causa: tornar nossas crianças ainda mais saudáveis e fortes. E o mais legal que pode ser replicado para outros tipos de alimentos e momentos. Guarde bem essa inspiração: você irá nos agradecer!

Sua majestade o Rei Leão das frutas.

 

leao comida 2 prego e martelo

Um leão pode ser majestoso, e a verdade é que recriá-lo com frutas não é tão complicado. Podemos preparar um prato delicioso com muitas vitaminas. Para compor um leãozinho saudável vale de tudo: gomos de laranja fresca, mamão, goiaba, manga madura e até sementes de chia. Experimente!

Não poderia falta o bom e velho feijão com arroz.

 

Ideias de Pratos Divertidos e Saudveis prego e martelo

 

Com uma ovelhinha sorridente como essa duvido alguma criança torcer o nariz ou fazer cara feia para comer esse delicioso prato de feijão com arroz.

Nunca foi tão fácil comer couve-flor.

 

couve flor prego e martelo

Ok, sabemos que até mesmo adultos tem dificuldades para comer certos tipos de legumes ou verduras, quem dirá uma criança, certo? Nem todas as crianças são atraídas pela couve-flor, mas se fizermos uma carinha engraçada e colocar a couve-flor como cabelinhos cacheados? Gostamos muito deste prato, uma menina delicadamente feita com carne de porco picada, repolho frito e decorada com algas, queijo e cenoura.

Mas daria pra encaixar um anjinho também nesse formato. Topa o desafio?

Só frutinhas na causa...

girafinha prego e martelo

Dá só uma olhada nesse simpático prato cujo destaque é essa girafinha pra lá de mimosa (e provavelmente apetitosa). Feito só de frutas, composto com kiwi, manga, banana, morango.

Viu como pode ser mais fácil do que você pensa.

Mais um leãozinho na área...

frutas divertidas prego e martelo

 

Mais uma ideia super divertida para aproveita o hype do momento (o filme do Rei Leão) e incentivar a molecadinha a comer de modo mais saudável.

O melhor café da manhã do mundo...

 

fruta prego e martelo

Esse exemplo realmente parece um pouco mais trabalhoso, além de ser extremamente belo. Mas imagine a carinha de felicidade da sua criança ao seu deparar com essa nutritiva e bela receita.

Quando a comida vem disfarçada de corujinha...

 

comida infantil pucca buho

Está aí um exemplo para acalmar aqueles momentos tensos da hora do almoço. Com direito a polvos feitos de salsicha.

Caranguejo com garras de morango.

 

comida caranguejo

Você nunca imaginaria que com uma maçã e alguns pedaços de morango poderia formar um lindo carangejo não é mesmo?

Mais um leãozinho mega nutritivo.

comida infantil pucca leao prego e martelo

Pelo visto os leões são muito deliciosos... 🤔

Outra opção divertida de comer fruta.

caracol comida prego e martelo

Especialmente para quem não tem tempo para fazer algo mais elaborado, essa opção é muito bem-vinda e simpática, diga-se de passagem.

Contando carneirinhos? Não, comendo carneirinhos.

 

10 pure de ovelhas prego e martelo

Purê de batata se transforma em carneirinhos com a ajuda de pedaços de torrada e rodelinha de azeitonas. Pra compor a grama, você pode por exemplo usar fatias de pepino e pedacinhos de presunto.

Piratas do Caribe: versão banana.

03 bananas piratas prego e martelo

Com um simples pedaço de tecido e uma canetinha preta você pode transformar aquelas bananas que ficam em sua fruteira em pequenos piratas.

Pó,pó,pó...

02 ninho com ovos prego e martelo

Olha só que receita bacana para você fazer e encantar seu pequeno(a) com esses dois franguinhos feitos de ovos e aninhados no monte de macarrão.

Almondegas aninhadas.

01_NINHO_COM_ALMONDEGAS PREGO E MARTELO

De novo, só que agora com carne moída, fatia de pão de forma para fazer o branco dos olhos, casca de berinjela ou azeitona para o interior dos olhos, pedaço de cenoura para o bico, ramo de alface baby (ou de alguma verdura que tenha em casa) e macarrão espaguete

Efeito borboleta.

carinha fruta prego e martelo

As frutas geralmente são bem mais aceitáveis pelas crianças em geral, por isso, devem ser incluídas no cardápio diariamente. Geralmente elas são mais coloridas e facilitam o trabalho na hora de decorar os pratos e chamam mais atenção da criança.

Cereais e biscoitos também são grandes aliados, apenas evite os que possuem muito açúcar, para deixar o lanche mais saudável.

Esperamos que tenha gostado dos exemplos acima mostrados, obviamente há muitos outros que você pode encontrar facilmente pela internet, mas não poderíamos deixar passar em branco o dia das crianças sem deixar de fazer uma homenagem para esses seres que todos os dias tornam nossas vidas mais mágicas.

Ah! E não esqueça que na Prego Martelo você encontra quadros, capas de almofadas e esculturas em MDF com a temática infantil. É um mais lindo que o outro e vão deixar o quarto, sala de estudos, de seus pequenos um verdadeiro arraso. E eles irão se amar!

Comentários