0
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

Ala-la-ô ô ô ô ô: dicas para decorar a casa no Carnaval!

Publicado em 15.02.2020 | comentários
266 visualizações

O Carnaval é uma das festas mais animadas do ano! E se você adora celebrar essa data tão festiva, que tal deixar a casa em “ritmo de festa” com algumas ideias divertidas para decorar a casa no Carnaval?

Se você vai receber seus amigos ou familiares, aproveite para soltar a imaginação e deixar sua casa bem colorida e com o astral lá pro alto! Mas antes...

Uma breve história do Carnaval.

carnaval prego e martelo

Essa é a festa popular mais celebrada no Brasil que teve surgimento na antiguidade (Mesopotâmia, Grécia e Roma). No Brasil, a história do Carnaval se iniciou no período colonial.

Uma das primeiras manifestações se deu através de uma festa praticada por escravos chamada entrudo. 

Após surgirem as primeiras manifestações carnavalescas, aparecem outras danças e músicas que com o tempo fizeram parte dessa tradição cultural: cordões e ranchos, sambas, as festas de salão, maracatus, escolas de samba, os corsos, afoxés, frevos, marchinhas, entre outros.

Elementos decorativos do Carnaval.

decoracao de carnaval 3

Dentro dos elementos decorativos, você pode usar os mesmos tecidos usados para fantasias ou tecidos semelhantes para criar cortinas que serão a base teatral na qual podemos nos concentrar para dar à casa uma aparência de carnaval.

Com papéis diferentes, você pode cortar estrelas, círculos de papel brilhantes. Alguns papéis brilhantes podem ser cortados e pendurados como cortinas falsas, dando apenas alguns pontos de linha.

Se o orçamento permitir, adicione máscaras de lantejoulas de tons dourados, vermelho, verde e amarelo. E algumas penas que complementam a recreação de uma festa de Carnaval. Aliás penas são amplamente usadas para fazer as fantasias mais exuberantes, que abrilhantam ainda mais a celebração.

Separamos algumas dicas fáceis e rápidas para você decorar seu lar para esta data e aproveitar com muito estilo!

Decoração do teto.

decoracao de carnaval serpentina

Pendure bexigas, serpentinas, pompons, fitas, mascarás e o que mais você mais julgar que possa dar um efeito legal.

Utilize o fio de nylon para pendurar os itens. Cuidado com o tamanho do fio, pois, pode enroscar na cabeça dos convidados, causar tombos e outros acidentes. Para fixar, utilize dupla face entre o teto e o fio.

O poder das fitas.

Decorao de carnaval 2

Reaproveite restos de tecidos, as fitas que sobraram dos embrulhos de natal ou crie versões coloridas feitas de papel crepom.

Se tiver um ambiente outdoor elas podem ser amarradas em árvores junto a pequenas luzes. Fitas recortadas em papel com efeito metalizado refletem a luz e criam um clima interessante! Mas usar barbantes coloridos é uma opção mais em conta.

Máscaras para todos.

decoracao de carnaval prego e martelo

Faça muitas máscaras e deixe a disposição dos convidados. Podem ser criadas com EVA ou cartolina, e decorada com cola. Opte por compras EVA/cartolina colorida ou utilize tinta para colori-los. Ficará lindo.

Baixe o seu lado Joãzinho Trinta e capriche na escolha dos tecidos.

tecido carvanal

Os papeis e tecidos com muito brilho, espalhafatosos, coloridos, com efeito metalizado ou espelhado são a cara do carnaval e compõem uma decoração super alegre para o ambiente.

Você pode por exemplo espalhar almofadas com capas temáticas ou simplesmente combinar almofadas de diferentes cores na decoração.

Decore como sua se sua casa fosse um pequeno Rio de Janeiro.

decorcarnaval 4

Quanto aos elementos decorativos, você não pode perder os acessórios típicos usados em fantasias, como perucas, óculos, chapéus, etc.

Além disso, as serpentinas podem dar um toque muito festivo aos itens que você já possui, como fotos ou molduras.

"Moro, num país tropical"...

carnaval frutas decoracao carnaval festa

O clima tropical tem tudo a ver com o Carnaval. Na hora de pensar a decoração não dá para esquecer das plantas (muitas plantas!) espalhadas pela casa.

Misturadas a balões e flores, as folhagens ganham um toque de cor. Um dos símbolos maiores deste tema, as frutas podem enfeitar a mesa para serem consumidas ou mesmo como enfeite. Use abacaxis como vasos ou enfeites de mesa com as folhas pintadas de cores vibrantes.

Drinks das mais variadas frutas ajudarão a compor a decoração de mesa de frutas que podem se misturar com flores naturais e mais balões coloridos. Só cuide para não sair muito do tema carnavalesco e entrar no tema havaiano, isso pode acontecer.

Guirlanda no Carnaval? Sim!

carnaval em casa saiba como decorar prego e martelo

Se você acha que guirlanda é coisa só de Natal, errou feio. As guirlandas também são muito bem vindas na festa mais animada do ano.

A porta de entrada da casa pode ser decorada com uma guirlanda de carnaval "bem cheguei". Para montar esse enfeite, você vai precisar de duas máscaras, penas, plumas e lantejoulas. O resultado é encantador.

Capriche na decoração da mesa.

Decorao de carnaval mesa prego e martelo

A decoração da mesa é um dos pontos mais atrativos em qualquer festa, com a festa de Carnaval não é diferente. No meio dos petiscos e bebidas, invista sem medo nas cores! Aproveite elementos que você já possui em casa como máscaras e plumas. Confetes e serpentinas podem vir espalhadas sobre a superfície do móvel.

Até mesmo as bolas de natal podem ser reaproveitadas. Caso seja uma mesa de jantar, invista em guardanapos e talheres pratos, sousplats e copo coloridos.  

Não possui uma toalha de mesa colorida? Dê vida àquela toalha branca com alguns pedacinhos colados de panos coloridos, imitando confetes. Simples e barato!

Os balões não podem faltar, claro.

decoracao de carnaval balao

Os balões são um artigo que não falta em nenhuma festa e, no caso de sua decoração de Carnaval no estilo do Rio de Janeiro, você pode usá-los nas cores mencionadas acima.

Coloque confetes em alguns e você obterá um resultado muito mais impressionante e espetacular.

Glitter, ah o glitter.

carnaval glitter prego e martelo

Eles são o convidado principal de qualquer carnaval que se preze. Além da maquiagem e das fantasias ousadas, vale também espalhar glitter sobre a mesa ou mesmo enfeitar acessórios que você já tenha em casa com ele.

Usando cola spray fica simples customizar balões, copos, enfeites, velas são muitas as possibilidades de materiais que aderem ao glitter que garantirá muito mais brilho ao seu carnaval.

Carnaval é assim mesmo: muita festa, muita alegria. Por isso, prepare sua casa com muito carinho para receber seus amigos e familiares. Não vão faltar elogios, e você será, com certeza, a melhor foliã(o) de todas(os)!

Comentários

Prego e Martelo e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.