0
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

Eu amo rosa. E agora? Essa cor não é tão comum em decoração, mas vem ganhando espaço.

Publicado em 04.09.2020 | comentários
193 visualizações

Preparamos um guia super prático para usar essa cor na decoração sem erro.

 Kit 2 Quadros Decorativos Lacinhos Rosa

Algumas cores são menos usadas em decoração de casa, mas talvez a mais negligenciada seja mesmo a cor rosa. Ainda temos essa ideia de que apenas quartos infantis ou casas em que morem apenas mulheres dão espaço para uma decoração assim, mas isso não é verdade. Como toda cor, o rosa pode ficar lindo em qualquer composição. Basta ter a mente aberta e criatividade.

Para te ajudar com isso, nós criamos uma lista de cômodos que podem ser incrementados com rosa de um jeito harmônico para ficar elegantes e sofisticados. Afinal uma cor delicada como essa pode causar um grande efeito nos ambientes.

1 – COZINHA

Você pode começar aos poucos, com eletrodomésticos e peças de louça. Outro jeito de utilizar a cor como um detalhe é apostar em quadros decorativos em que ela predomine de alguma forma. Podem funcionar bem como um contraste com a cor escolhida para ser o destaque do ambiente.

cozinha cor de rosa decoracao

Mas também dá pra ousar e usar o rosa como cor predominante. Nesse caso azulejos em locais de destaque contendo essa cor ou os próprios móveis viram os astros da decoração. E a escolha do tom define a personalidade do ambiente. Rosa envelhecido é uma boa pedida para um resultado surpreendente e discreto ao mesmo tempo; Ou você pode apostar no contraste com outra cor: o azul, por exemplo, casa muito bem com alguns tons rosáceos.

cozinha cor de rosa

 

2 – SALA

É o espaço em que mais dá para ousar. Vale de tudo. Uma parede em tons dessa cor ou coberta por papel que tenha o rosa destacado em sua composição. Móveis também podem ficar lindos no design como, por exemplo, o sofá que pode se tornar o ponto de destaque do cômodo.

No entanto o mais comum e fácil de fazer é mesmo usar e abusar dos tons de rosa em acessórios que além de lindos podem ser trocados sempre que der vontade. É ali que a imaginação pode fluir de várias formas. Quadros, cortinas, almofadas, tapetes... a lista de opções é grande e diversificada. E se não quiser ousar no começo dá para apostar em tons clarinhos da cor ou estampas qem que ela apareça.

Quando bem utilizado, o rosa pode deixar a sua sala ainda mais confortável e aconchegante.

floral rosa prego e martelokit rosa 2kit rosa 1

 

3 – BANHEIRO

Quem assiste aqueles programas de reformas de casas na TV já sabe: banheiros são espaços negligenciados muitas vezes na decoração mas que podem se tornar uma das partes mais surpreendentes da casa quando bem planejados. E muitos decoradores têm apostado na cor rosa para esse ambiente. Seja de uma forma mais dominante ou em detalhes. Por ser uma cor pouco comum ela já surpreende sozinha. Mas que tal decorar a área interna do box com azulejos dessa cor, por exemplo? O impacto que isso dá vai chamar atenção. Mais uma vez, a escolha do tom vai determinar o resultado que pode ir desde delicado até chocante. E banheiros permitem uma decoração mais destoada do restante da casa, sendo o espaço perfeito para aquele efeito que choca de uma forma positiva;

rosa no banheiro

 

4 – QUARTOS

É o espaço mais comum para uso dessa cor. Normalmente quando é o da menina da casa. Mas já falamos aqui que rosa não é necessariamente uma cor infantil e feminina. A utilização dele na decoração do quarto do casal, por exemplo, também pode dar um toque especial.  

E ela é ideal para ser usada de forma estratégica no seu local de descanso. Afinal, rosa é uma cor delicada que possui efeitos físicos e psicológicos comprovados inclusive pela ciência;  O principal deles é a propriedade calmante e tranquilizante e a capacidade de despertar empatia. Por isso dizem que o rosa é a cor do amor.

Quadros Decorativos Infantil Unicórnio Mágico

Você já viu que não tem desculpa para deixar essa cor fora da sua paleta na hora de decorar. Mas a gente entende quem tem resistência a ela.

Normalmente a relação com o rosa é mesmo de amor ou ódio. Pesquisam indicam que inclusive entre as mulheres apenas 3% o assumem como sua cor favorita. Em preferência no mundo, de modo geral, essa cor está entre as últimas da lista: ganha apenas do marrom. Por parte dos homens a rejeição é ainda maior já que predomina a resistência por achar que ela é feminina demais. Mas você sabia que nem sempre foi assim?

A curiosidade sobre a cor rosa é que no passado ela era considerada a cor masculina. Isso mesmo, você não leu errado. Um grande jornal londrino sobre economia do passado, inclusive, era impresso em rosa porque seu público alvo era o masculino. Foi a moda que criou esse conceito sexista para essa cor no decorrer dos anos.

Financial Times 29 December 2010

Mas basta dar uma chance e ela pode te surpreender, como você viu nas nossas dicas acima. Ainda não se convenceu? Vamos falar então de tons.

Atualmente estão catalogados 50 tons diferentes de rosa, dos mais claros aos mais escuros. Imagina a diversidade de possibilidades para usá-lo. Então, como escolher?

Para começar é importante que você tenha em mente o estilo de decoração desejado. Para quem deseja um ambiente delicado e romântico os tons claros são a pedida. Se você quer mostrar que tem personalidade e pensa “fora da caixa” ele pode ser mais forte, predominante e combinado com outras cores mais quentes como preto e até vermelho.

Para finalizar esse assunto, caso você ainda tenha dúvidas sobre a utilização do rosa, temos mais duas questões importantes sobre a cor:

Quadro Line Drawing Girafa Preto

1 – ELA CAI BEM EM QUALQUER PELE

Isso mesmo que você leu.  As pessoas e os ambientes ficam bem com essa cor.  Ela tem a capacidade de complementar parte dos tons de pele, ou seja, você pode ficar até mais bonito em um ambiente decorado em rosa.  Quem gosta de fazer fotos em casa pode se animar com esse detalhe.

Kit 2 Quadros Decorativos Cacto Real Fundo Rosa Preto

2 – ELA TEM EFEITOS REAIS NO CORPO HUMANO

Estudos já comprovaram que o rosa tem a capacidade de realmente provocar alterações no nosso sistema endócrino, o que inclui a produção de hormônios que afetam o humor. Também foi constatado que essa cor reduz a taxa cardíaca, o pulso e a respiração.

E aí: que tal dar uma chance para o rosa?

Escrito por Adriele Nardelli - Jornalista e redatora Prego e Martelo Decorações

mockup 4 almofadas

Comentários

Prego e Martelo e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.