0
Seu carrinho está vazio :(

Cromoterapia: saiba o que é e como usar na decoração

Publicado em 01.11.2021 |
47 visualizações

O poder das cores é estudado e aplicado para diversos fins. E você também pode usá-lo a seu favor em casa.

cromo

Já ouviu falar em cromoterapia? Se não a gente te traz um conceito básico: de modo específico trata-se de um tipo de tratamento complementar que utiliza ondas emitidas pelas cores em células do corpo para fins terapêuticos.

Leia também: 10 mandamento da decoração de paredes

As cores para 2021: Feng Shui para um ano novo promissor

E isso é feito exatamente porque essa prática reconhece o poder que uma cor pode ter sobre nossos corpos e mentes. Ela é usada para tratar problemas como febre, insônia, diabetes, hipertensão, por exemplo, e como prática complementar, ou seja, não substituindo o tratamento indicado pelo médico, mas fortalecendo sua eficácia.

Mas também deve-se considerar que o poder das cores pode agir de forma contrária, ou seja, piorando os problemas.  As cores de tons de vermelho e laranja, por exemplo, não devem ser usadas por pessoas com febre ou que estejam muito nervosas, já que intensificam estes sintomas.

cromo 3

Em tratamentos alternativos essa técnica é usada dessa forma específica através inclusive de aparelhos. Mas se as cores têm todo esse poder de nos afetar, obviamente a escolha de tons para a decoração de uma casa também vai refletir no dia a dia dos seus moradores.

Por isso preparamos um guia que vai te ajudar a usar a cor certa para as emoções que você quer despertar nos seus ambientes.

CROMOTERAPIA APLICADA NA DECORAÇÃO

No livro "O Poder das Cores" o especialista Marcelo Syring explica que os tons de roupas, objetos e até mesmo de plantas e flores são capazes de influenciar várias coisas, inclusive o comportamento das pessoas. É por isso que aplicar a cromoterapia em casa traz benefícios ou, caso você não se preocupe com essa questão, pode causar até problemas pessoais e familiares.

cromo 2

Por exemplo, o azul transmite calma, tranqüilidade e relaxamento. Por isso ajuda em um sono reparador e, dessa forma, se torna ideal para quartos. Outras cores mais suaves e frias também são recomendadas para esse cômodo.

quarto azul prego e martelo

Já ambientes em que há movimentação e socialização também podem receber cores mais suaves, mas já permitem detalhes em laranja ou vermelho.

Cozinha, por outro lado, pode trazer mais benefícios com predomínio da cor branca, já que ela remete a clareza e limpeza. Mas essa cor pode ser combinada com outras que atendam suas expectativas para o que deseja no clima desse ambiente.

relogio branco parede branca prego e martelo

Vamos conferir então mais dicas de aplicação para cores comuns no design de interiores com base na cromoterapia:

-  Cinza:  tom neutro que pode estimular sentimentos de frieza e falta de ânimo. Por isso deve ser mesclado com outras cores que tragam mais alegria. Ambiente colorido tende a deixar a pessoa mais feliz e equilibrada.

cinza e amarelo prego e martelo pantone

- Branco: é leve, agradável e dá sensação de amplitude e higiene.

01 branco sem fundo

- Laranja: desperta alegria, criatividade, vitalidade e coragem. Aumenta a autoestima e disposição. Pode ajudar a tratar casos de depressão.

Almofada Decorativa Lisa Laranja


- Marrom: proporciona a sensação de firmeza, solidez, confiança e segurança.

marrom 5

- Bege: tom mais claro que confere leveza ao ambiente

- Rosa: Traz aconchego, afeto e tranqüilidade.

decoracao quarto rosade menina papel de parede com estampa rosa prego e martelo

- Verde: alivia o estresse. Pode ajudar na digestão. Estimula a imunidade, sendo indicada para combater doenças infecciosas.

Telas Canvas Folhas Verde Natureza Vibes

- Vermelho: recomendada para pessoas sonhadoras e que vivem "no mundo da lua", mas pode cansar. Ajuda a melhorar o funcionamento do coração e ativar a circulação sangínea.

Letreiro MDF Love Vermelho 20x19,5 cm

- Violeta: Emite estímulo de espiritualidade, requinte e sofisticação.  Reduz o apetite.

- Amarelo: estimula o intelecto e o sistema nervoso central. Contribui para elevar a criatividade e melhorar o humor.

Relógio de Parede Decorativo Premium Números Vazados Amarelo

Essas, claro, são apenas algumas cores e suas funções de acordo com a cromoterapia para te servir de guia. Mas você pode usar e abusar dessa técnica nos seus cômodos, roupas, objetos e acessórios e não é difícil encontrar listas de benefícios e prejuízos que cada cor pode proporcionar.

Então, se estiver em um dia ruim, precisando de estímulo positivo, por exemplo, joga na internet a cor que escolheu pra vestir e veja se ela vai te ajudar a melhorar essa situação. Confie e deixe as cores trabalharem a seu favor.

E já sabe, né: todas as cores em diversas opções de peças decorativas você tem ao alcance de um clique no site www.pregoemartelo.com.br 

Texto: Adriele Nardelli - jornalista e redatora Prego e Martelo