0
Seu carrinho está vazio :(
Tendências

Dicas para investir na sobreposição de tapetes

Publicado em 03.09.2021 |
17 visualizações

Essa tendência ganha cada vez mais espaço e deixa o ambiente personalizado

tape 10f

Tapete é item básico da decoração de ambientes, né! Mas também não precisa ser básico em sua escolha ou forma de utilização. Cada vez mais ele deixa de ser um mero item decorativo e passa a ser coringa para dar personalidade ao ambiente.

E nessa onda a sobreposição de peças vem sendo tendência. Os designers de interiores investem cada vez mais na técnica que cria um charme único para qualquer espaço. Qualquer um pode ter um tapete igual ao seu, mas nem todos darão aquele toque pessoal que diferencia a decoração.

Leia também: Revestimento hexagonal: um coringa da decoração

Recebendo com estilo: dê boas vindas já com seu tapete de entrada

O que é tradicional nessa questão? O tapete grande da sala, que cubra boa parte do piso e fique com uma parte embaixo do sofá. Até já falamos sobre isso em um artigo aqui do blog.

Hoje, vamos te levar além: vamos jogar aquele manual pro lado e inovar.

tape 13

O que é sobreposição de tapetes?

É uma técnica inventada por designers para dar um charme ao uso dessa peça. É um termo auto-explicativo: os tapetes são colocados uns sobre os outros. Mas se parece simples, podemos adiantar que não é bem assim. Aplicá-la pode dar algum trabalho. Afinal, não dá para só jogar os tapetes ali de qualquer jeito.

Por isso mesmo a sobreposição é considerada uma técnica. Porque requer atenção e estudo.

Na verdade o que mais conta aqui é a criatividade: aproveitar diferentes modelos e tamanhos, cores e texturas e criar um efeito que seja único e marcante. Mas existem algumas regrinhas que podem facilitar o processo.

Afinal, qual a melhor maneira de fazer sobreposição de tapetes?

tape 3

Primeiro você deve lembrar que, expostos dessa forma, eles podem se tornar o grande foco de atenção do ambiente, pois chamam muito mais atenção do que um tapete único no chão.

Então espaços com muita informação visual não combinam com esta ideia. Pode acabar virando um carnaval. Prefira usar essa técnica onde não vá parecer que uma bomba explodiu jogando móveis e acessórios para todo lado.  De preferência aqueles espaços de aparência neutra, que justamente se beneficiarão dessa tendência tão atrativa. 

Também procure combinar tapetes sem estampas e em cores mais neutras quando o cenário for multicolorido e cheio de ornamentos.

tape

Não é preciso que elas sejam semelhantes se o espaço onde vão ficar for mais clean. Você pode misturar estilos, cores e estampas nesse caso. Brinque com as possibilidades. O importante apenas, como em todo o processo de decoração,  é que o resultado final fique em harmonia com o ambiente.

Imagine que você tem um tapete que ama, mas ele é muito pequeno para sua sala. Nesse caso, a sobreposição pode salvar seu projeto, com a colocação deste tapete sobre outro tapete ou de vários outros tapetes, de modo a aumentar a área de piso coberta.

tape 8

E como não errar com tapetes de diferentes estilos?

A soma mais óbvia é de um tapete claro junto a um escuro. Tapetes com estampas semelhantes combinam. Um tapete com bordas sinuosas sobre um tapete de borda reta também é uma combinação que faz sucesso.

tape 2

Atenção para não colocar uma peça de espessura fina sobre uma altamente felpuda. Também não tente juntar um tapete persa, egípcio ou outro de trabalho artesanal fino com itens muito simples e de baixa qualidade. Essa diferença vai ficar evidenciada na sobreposição.

Outras dicas: sobreposição de tapetes pequenos e grandes pode resultar em desenhos incomuns, com bastante movimento e que vão chamar atenção. Trilhos de tapetes sobrepostos em diferentes direções, além de lindos, podem ajudar até mesmo a guiar a circulação pela casa.

tape 9

Já é bem clichê falar isso, mas o resumo é: deixe sua imaginação voar livre, leve e solta. Analise apenas que o tapete, mesmo sobreposto, deve conversar com o restante da decoração e se joga nas combinações possíveis.

Confira abaixo algumas fotos que podem te ajudar com ideias já aprovadas pelos designers:

tape 6

tape 5

tape 14

tape 18

tape 15

tape 10

tape 7

tape 17

Texto: Adriele Nardelli - jornalista e redatora Prego e Martelo

Prego e Martelo e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.