0
Seu carrinho está vazio :(

Que tal levar a natureza para dentro de casa?

Publicado em 05.11.2021 |
51 visualizações

Plantas podem ser grandes aliadas na sua decoração.

planta 2

Já falamos que elas surgem como uma tendência para o design de interiores, né? Plantas dentro de casa deixaram de ser só um detalhe e ganharam status de protagonistas em alguns espaços. Com o tempo mais recluso que passamos devido à pandemia de coronavírus, percebemos ainda mais quanto faz falta estar em contato com a natureza.

Há quem possa ter seu próprio jardim ou horta para manter essa conexão. Mas se você precisa conciliar a vontade de ter plantas com a falta de um espaço próprio para elas, vamos tentar te ajudar.

Leia também: Pare e pense: isso te ajuda a evitar os erros mais comuns na hora de decorar 

Decorar banheiros: não negligencie esse cômodo da casa

COMEÇANDO DO COMEÇO

Que é: para que ter plantas dentro de casa?

planta 3

Principalmente pelo bem que elas fazem. Plantas proporcionam tranqüilidade, elevam o bem estar, trazem leveza para a atmosfera do lar e causam uma sensação boa de receptividade.

Além disso, elas vão te ajudar a incluir o verde à composição, tarefa que não é das mais fáceis para muita gente.

planta 4

O QUE LEVAR EM CONTA

É preciso conhecer a planta que será usada na decoração. Em relação a como usá-las de forma harmônica com o ambiente, mas também sobre o que elas precisam e quais cuidados demandam. Afinal, você não quer acabar tendo tanto trabalho a ponto de se arrepender de seguir essa “modinha”, não é mesmo?

Espaço e rotina devem entrar nessa equação. Por exemplo, se você costuma ficar muito tempo fora de casa, pode ser que não se adapte a flores e folhagens que demandam mais atenção. Pode preferir cactos e suculentas que exigem menos cuidados por serem mais resistentes.

planta 6

PREOCUPAÇÕES BÁSICAS

São três: água, luz e nutrientes.

É basicamente disso que uma planta precisa e é o mínimo que você deve oferecer a ela. Algumas plantas precisam da luz, outras preferem não ficar expostas a ela. Umas precisam de mais água, outras de quase nada. De qualquer forma esses três itens estarão na base dessa equação.

Por isso, antes de escolher suas plantas já pergunte sobre tudo isso. Explique onde ela deve ser alocada e quanto tempo de dedicação você tem para oferecer. Assim quem tiver conhecimento vai te ofertar a espécie que se encaixa perfeitamente na sua vida.

planta 14

TODO CUIDADO VALE A PENA

Dá certo trabalho extra. Até bastante, dependendo da sua escolha. Mas são muitos os motivos para apostar nessa tendência.

- Elas acrescentam uma textura diferente ao seu ambiente.

- Elas purificam o seu lar, promovendo bem estar

- Elas trazem a paz da natureza para o lugar em que você mora

planta 5

- Elas são versáteis

- Elas ajudam a integrar o verde ao ambiente de maneira diferenciada

NO QUARTO PODE?

Talvez você já tenha ouvido falar que não se deve ter plantas nesse cômodo porque elas desencadeiam dores de cabeça. Ouviu? Caso tenha, vamos te tranqüilizar. Isso é mito.

Apesar do que demandam para fazer seus processos básicos de fotossíntese e respiração, elas não “roubam” oxigênio das pessoas e nem precisam de luminosidade o tempo todo, fatores apontados pelos que acreditam nessa teoria.

planta 7

SE EU QUISER USAR NO BANHEIRO

Pode. Ou melhor, deve. Espécies que aguentam (ou até mesmo pedem) bastante umidade são perfeitas para esse cômodo.  Vai facilitar seu trabalho de cuidados e ainda fica lindo.

plantas 8

O banheiro é um dos espaços que você usa para relaxar depois de um dia cansativo, com aquele banho delicioso. Pode ficar ainda melhor se você tiver esse momento de limpeza e reflexão combinado à conexão com a natureza. Praticamente um SPA na sua casa.

ATÉ GOSTEI, MAS NÃO ME VEJO CUIDANDO DE PLANTAS

Então temos outra dica: quadros e outros objetos como substitutos. Afinal, estampas de natureza estão em alta também e é cada vez mais fácil achar peças nesse tema.

planta 18

Quadros ou telas, almofadas e até mesmo alguns objetos trazem o verde e a sensação de estar em meio à natureza quando isso não é viável de forma mais natural.

Na verdade não importa como você vai acrescentar o tom verde das plantas na sua casa. O importante é ter o sentimento de relaxamento e paz que ele traz.

NÃO GOSTO TANTO ASSIM DE VERDE

mockup 3 placas sem fundo

Também não tem problema. Você pode usar outros tons na decoração, até mesmo de forma predominante, e deixar a planta como detalhe. Verde combina com várias cores e contrasta de uma forma elegante com outras.

Plantas também podem ficar só na parede, como se fosse um tipo de quadro com textura. Ou você pode usar plantas mais coloridas, como flores, em vasos espalhados pelo ambiente.

planta 15

ONDE MAIS DÁ PARA USAR?

O céu é o limite. Varandas parecem pedir esse tipo de decoração já que tendem a ficar a céu aberto, já com certa conexão ao meio ambiente. O tipo de combinação perfeita.

plantaaaaa

Mas as plantas ficam bem também em corredores, cozinhas, salas de jantar e até mesmo seu cantinho do home Office. Verde tranqüiliza, então pense que cômodo da casa você quer que transmita mais paz e leveza e jogue plantas nele. Só não de forma literal, afinal mesmo esse item precisa estar em completa harmonia com o restante da decoração para não ficar parecendo apenas uma grande bagunça “natureba”.

planta 11

planta 9

MAIS ALGUMA DICA?

Sim. E bem importante. Caso você tenha algum pet em casa, evite espécies tóxicas que possam causar algum dano ao seu bichinho, como a Comigo Ninguém Pode, Avenca, Antúrio e a Espada de São Jorge. O mesmo vale para quem tem crianças: se usar essas plantas mantenha seus vasos em lugares bem altos e seguros.

planta 10

Pronto: você tem um guia básico do uso de plantas na decoração.

Se joga nessa tendência e deixe sua casa ainda mais bonita. Além de tudo, você pode acabar descobrindo um novo hobby, já que cuidar das suas plantinhas pode ser também muito prazeroso e recompensador. 

Dizem que é como cortar o cabelo: quando você começa, não quer mais parar.

Texto: Adriele Nardeli - jornalista e redatora Prego e Martelo

planta 17

planta 12