0
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

Quadros ou telas? Saiba mais sobre cada um para poder escolher

Publicado em 14.05.2021 |
394 visualizações

Os dois ficam lindos na decoração, mas você sabe qual deles é mais adequado para o seu ambiente?

quadro sala prego e martelo

Não precisa nem dizer que, em termos estéticos, qualquer escolha vai ter um resultado positivo. Quadros ou telas são os queridinhos da decoração de parede e esteticamente ficam bem em qualquer composição.

Por que então eu deveria analisar essa escolha mais a fundo? É o que vamos tentar responder de forma prática nesse artigo.

Leia também: Jogo americano ou sousplat - qual o ideal para você?

Almofadas para cama posta: como escolher e organizar?

Para começar vamos conferir a definição de cada um desses itens.

Quadro é o resultado de um trabalho artístico ou de impressão que é apresentado com uma moldura que o envolve e protege e, normalmente, um vidro para completar essa proteção.

quadros

Tela é o resultado de um trabalho artístico ou de impressão que normalmente é feito de um tecido chamada canvas, montado e esticado em um chassi. 

mockup 1 tela horizontal

Não é muita coisa que difere um do outro, mas de modo prático isso pode trazer pontos positivos ou negativos para cada item dependendo do resultado que você quer na decoração ou do ambiente em que ele será utilizado.

COMEÇANDO COM AS VANTAGENS

Os pontos positivos de um quadro é que ele tem aparência mais tradicional, exatamente por isso se torna mais formal, normalmente tem mais detalhes e apresenta uma variação maior de tamanhos.

Em relação às telas, por não precisar de moldura pode exibir mais da imagem, pesa normalmente menos, costuma ser mais barata, cria um efeito de pintura e permite criatividade e descontração maior no seu uso.

tela em canvas decorativa beagle aquarela modern tani010cf

Mas o que pode diferenciar ainda mais a tela do quadro em termos de pontos positivos quando analisado o seu ambiente é a questão da umidade: telas têm maior resistência a isso e podem ser instaladas, por exemplo, em banheiros.

O QUE NOS LEVA ÀS DESVANTAGENS

Que no caso dos quadros inclui essa menor resistência a ambientes úmidos.  Elas também têm tendência a exibir brilho e reflexos e custam mais, exatamente por terem a moldura como adicional. É um pouco mais difícil de combinar em decorações mais modernas, quando você quer trabalhar mais com a disposição e apresentação das peças.

kit quadros frases com 5 quadros para decorar o ambiente frases para quadros para imprimir

As telas podem se danificar mais facilmente já que não possuem a proteção da moldura. Também costuma ter uma impressão em qualidade menor, com menos detalhes e destaques de cor. Além disso uma tela precisa ser totalmente substituída em caso de avarias ou mudança de tema na decoração, por exemplo.

mockup 1 tela vertical

ENTÃO COMO ESCOLHER?

Quadros são o clássico e tradicional que nunca sai de moda. Funciona bem quando você precisa que a imagem tenha mais destaque, quando procura algo maior e quando ela vai ficar em um ambiente no qual pode ser danificado mais facilmente

Telas oferecem uma aparência mais descontraída, não exigem iluminação específica e são mais fáceis de combinar, por terem tamanhos mais variados e possibilidade maior de texturas e formatos.  No final, tudo depende de seus gostos, preferências e necessidades.

quadro africana linda prego e martelo

Caso as duas peças se encaixem no que você tem em mente para a decoração daquele ambiente, aí é seu gosto pessoal que entra em cena: deixe seu instinto falar mais alto na hora da escolha.

ESCOLHIDA A PEÇA, HORA DE INSTALAR

Vamos te lembrar que pendurar o item na parede tem algumas regrinhas básicas segundo os designers de interiores. O recomendado é que o centro dele fique numa altura média de 1,60 metros em relação ao chão para que tenha uma boa visibilidade.

Quadros Decorativos Infantil Unicórnio Mágico

Se você prefere uma decoração mais descontraída ou não tem aquela parede perfeita para quadros e telas, pode também deixá-los no chão ou em estantes, apenas apoiados na parede.

Espere estar tudo pronto no ambiente antes de instalar a peça, para evitar acidentes. E também porque dependendo da sua escolha de móveis, mudam as dimensões: afinal, se ele for ser instalado acima de um sofá, o tamanho do encosto deve ser levado em conta, por exemplo.

quadro prego e martelo quarto

PRECISA FURAR A PAREDE?

Não necessariamente. Se você vai instalar a peça de modo definitivo, essa pode ser a melhor opção. Mas hoje vários produtos podem te ajudar caso você prefira não ser tão invasivo.

Os mais usados são:

- Massa adesiva

- Fita dupla face de espuma

- Fixação com velcro

- Ganchos adesivos

- Fecho metálico adesivo

Mas, principalmente para itens menores e mais leves, você também pode usar alternativas como suportes de madeira perfurados ou fios pendurados nas paredes, um verdadeiro varal de imagens.

quadros na prateleira prego e martelo

Outra coisa importante para levar em conta é o planejamento. De qualquer forma, o ideal é não mexer mais nas peças a menos que seja estritamente necessário. Logo, antes de pendurar, seja qual for o método escolhido, é aconselhável testar a disposição delas. Calcular altura, posicionar no lugar escolhido para ter uma noção de qual efeito vai dar e, no caso de combinação de vários itens, marcar o espaço de cada um para saber antes se vai caber e se na prática vai ficar  do jeito que você imaginava na teoria.

kit 4 quadros

 Seja qual for sua escolha, seu estilo ou o tamanho da sua criatividade a verdade é que quadros ou telas são sempre uma boa pedida na decoração de paredes. São versáteis, fáceis de substituir e  mais fáceis ainda de combinar.

Divirta-se brincando com as peças e crie o efeito que quiser. 

Se gostou dos quadros e telas que aparecem nesse artigo, a maioria deles pode ser encontrada no site www.pregoemartelo.com.br 

Texto: Adriele Nardelli - jornalista e redatora Prego e Martelo

Prego e Martelo e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.