Dicas

5 ideias para dar uma repaginada na sua cozinha.

Publicado em 26.05.2021 |
94 visualizações

Grande parte do tempo que passamos em nossa casa é na cozinha, e a forma como a decoramos mudou substancialmente nos últimos anos.

Para muitos, cozinhar deixou de ser algo trivial, um mero procedimento, para se tornar um momento de prazer, união, amor.

Ainda mais nos dias de hoje com a gastronomia na crista da onda (assim o redator entrega a idade rsrsrs) dentro e fora de casa.

É por isso que se dá mais importância à distribuição e decoração desta parte tão importante da casa, na qual passamos muito tempo e na qual temos que estar confortáveis e organizados para que o resultado seja o melhor possível.

Por isso, continue com a gente que vem aí algumas dicas para dar um novo visual à sua cozinha.

>> Saiba mais: Dicas para escolher os móveis da cozinha.

A cor branca é bonita, mas dá pra ir além, na hora de repaginar a cozinha.

cozinha papel de parede prego e martelo

É verdade que se a sua cozinha estiver desatualizada pode ficar muito bem com paredes e móveis brancos lisos e eletrodomésticos da mesma cor com detalhes em outras cores.

Certamente se você optar pela cor branca na decoração de sua cozinha, você terá razão e fará uma escolha segura, que apesar de não apresentar nada de novo, ainda assim dará um novo ar a sua cozinha.

Mas queremos ir um pouco mais além e dar-lhe uma dica que possibilite que você busque um ambiente mais único, com tons um pouco mais alegres.

Sugerimos que brinque com as cores e pinte as paredes com outras cores dependendo da decoração que pretende seguir nesse ambiente.

Os tons claros e pastéis são muito adequados para um estilo rústico ou mais vivos para um mais vanguardista.

Outra boa opção são os papéis de parede com estampa floral ou outras formas e cores que dão um novo visual à sua cozinha e não deixam ninguém indiferente.

>> Saiba mais: Avental: você usa no dia a dia?

Tenha uma ilha dentro da cozinha.

ilha cozinha prego e martelo

Estamos habituados, não só a cozinhas brancas, mas também a encontrar os mesmos elementos, os mesmos eletrodomésticos e, em muitas ocasiões, a mesma distribuição nas cozinhas.

Está cada vez mais comum e também é mais cômodo colocar na cozinha uma ilha (se o espaço permitir, claro) onde se possa trabalhar, comer ou o que for preciso e que rompe com a distribuição toda certinha e até “caretinha” a que estamos habituados.

A cozinha com ilha, além de ser hoje uma tendência na arquitetura e decoração, é ideal para quem ama cozinhar pertinho da família ou dos amigos.

E ela funciona como uma ilha mesmo, dentro de casa. Ou seja, o móvel fica isolado no meio do ambiente. Isso permite que as pessoas circulem livremente por todos os lados da bancada.

Nessa área, você pode:

  • Apoiar os utensílios de cozinha e colocar os itens de decoração.
  • Pode instalar o fogão, cooktop e a pia, pensar em novos espaços de armazenamento, como armários e gavetas.
  • Realizar as refeições, com banquetas distribuídas ao redor do móvel.

Caso você opte por banquetas ao redor da ilha, deixe um espaço interno aprofundado para acomodar cada peça e liberar a passagem na sua cozinha.

Utilize de 20 a 30 cm de área interna.

Em média, a bancada tem 90 cm de altura, diferente de uma mesa de jantar, que tem aproximadamente 70 cm.

Ao instalar uma coifa, também é preciso realocar as tubulações, como o duto de exaustão, direcionando a fumaça para longe dos outros ambientes da casa.

Se optar pela pia, fique atento às tubulações hidráulicas.

Lembre dos pontos de energia para o cooktop, para os utensílios domésticos e, quem sabe, para uma adega na parte inferior do móvel.

>> Saiba mais: Você sabe como escolher a mesa de jantar ideal? 

Faça-se a luz.

luz repaginar cozinha prego e martelo

Isso depende muito da iluminação natural que a cozinha possui e se ela possui janelas.

Se for esse o caso, podemos aproveitá-los e dar um toque de acordo com o resto da decoração da cozinha e mudar a moldura, o vidro ou o que mais for necessário para dar um novo ar ao ambiente.

Outra opção é adicionar luz artificial em algum ponto da cozinha onde você sabe que não vai ser inconveniente, atrapalhar e adicionar iluminação a esse ponto específico, por exemplo, na ilha que mencionamos acima (se tiver uma).

Pode ser uma luminária com um estilo inovador, que cumpre a sua missão e, além disso, atrai a atenção como um elemento decorativo inesperado, spots, etc.

>> Saiba mais: Jogo americano ou sousplat: qual o ideal para você?

Instale prateleiras e deixe os objetos em exposição.

prateleiras para cozinha prego e martelo

Tem alguma peça de louça bonita? Aquela batedeira colorida em estilo vintage, algum jogo super chique de Bowls? Aqueles potes coloridos lindos repletos com temperos?

Por que não instalar uma prateleira para exibir esses itens?

Além de barato e simples, é uma forma de decorar a sua cozinha com o que você já tem e deixar o ambiente com a sua cara.

>> Saiba mais: Dicas de Feng Shui para colocar em prática na decoração da cozinha e atrair boa sorte.

Elementos decorativos originais.

relogio de parede decorativo talheres kitchen relcoz005cf2(Clique aqui - Relógio de Parede Decorativo Talheres Fundo Colorido Pátina)

Muitos de vocês irão pensar que não é tão difícil dar um novo visual à cozinha, desde que saibamos combinar as cores dos móveis ou eletrodomésticos com as cores e a decoração da parede, mas não é a única coisa que você pode fazer.

Se procura um desafio decorativo pode começar a brincar com elementos inovadores e não nos referimos apenas à ilha que mencionamos acima ou a um tipo de cadeira ou banquinho.

Trata-se de incorporar elementos artísticos como quadros, telas, placas decorativas ou um desenho de algo que não se costuma ver nas cozinhas e que, se é visto, está sempre no mesmo estilo.

Pois saiba que essa pode ser uma ótima forma de decorar esse espaço.

Se você deseja repaginar a cozinha é bom considerar o investimento em objetos decorativos.

Colocar um relógio de parede legal, esculturas de parede, abridores de garrafas ou usar ímãs de geladeira diferentes dá um toque especial ao cômodo.

Também pode incorporar elementos de madeira como aqueles bonitos conjuntos de colheres de pau que lhe dão um toque rústico.

Como pode ver, a cozinha tem infinitas possibilidades de decorá-la e dar-lhe um novo visual que vai romper com o que estamos habituados e vai ajudar-nos a criar um ambiente que organizado, lindo e que nos estimule a cozinhar com mais alegria e entusiasmo.

A cozinha pode seguir muitos estilos, vai de sua criatividade.

Sempre é e será possível explorar diversos formatos e cores, deixando o ambiente mais confortável e sofisticado para reunir todo mundo e preparar excelentes refeições juntos.

E a Prego e Martelo está aí pra te ajudar nessa missão, só chegar que tem! ;)

Prego e Martelo e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.