0
Seu carrinho está vazio :(

5 erros comuns na decoração de salas

Publicado em 01.11.2021 |
43 visualizações

Detalhes que podem fazer diferença para evitar dor de cabeça

 sala 7

A sala da sua casa é possivelmente o espaço mais usado pela família e que mais comumente recebe visitas. É o seu espaço de relaxamento, onde você assiste aquele filminho no final do dia, quando tudo que deseja é se jogar no sofá e descansar o corpo e a mente.

Leia também: decoração que motiva

10 mandamentos da decoração de paredes

Ou seja, definitivamente não é um espaço onde você quer que pequenos problemas te incomodem por falta de planejamento, né. E tudo se resume a isso: planejamento. O conforto e a beleza desse cômodo não serão os mesmos de você só for jogando móveis e acessórios sem analisar a harmonia da composição.

sala 4

Muitas vezes são detalhes. Por isso, preparamos esse guia com erros que costumam ser cometidos na hora de decorar esse ambiente, baseado em reclamações ouvidas constantemente pelos designers de interiores.

1 – O SOFÁ ERRADO

Ele é a estrela da sala de estar. É literalmente o que vai te acomodar e onde você passará  a maior parte do tempo em que estive nesse cômodo. Responsabilidade para um móvel, não é mesmo?

sala 2

Os decoradores contam que a maior reclamação nesse ponto é falta de conforto, seguida de tamanho inadequado para harmonizar com a decoração. E como evitar esse tipo de problema? Anota aí:

- preste atenção na altura do assento que não deve ser nem alto, nem baixo demais. Deve ser fácil sentar e levantar.

- faça um mapa de planejamento de todo o ambiente, dos móveis que serão usado também e de como pretende distribuí-los pelo cômodo antes de comprar o sofá, para saber exatamente que espaço ele vai ocupar

- Jamais compre sofá por impulso, por mais bonito que ele pareça na loja. Não tem beleza e conforto que funcionem se o móvel literalmente não couber na sala.

- Dê preferência a modelos simples, discretos e fáceis de combinar. A menos que você tenha muita certeza de que vai amar para sempre a configuração inicial da sua sala, pode ser que precise dar uma repaginada de vez em quando.

esculatura mapa sala

- Opte por um sofá feito com materiais de qualidade. Assim, só vai precisar trocá-lo quando quiser e não quando menos espera por causa de danos sofridos. Lembre que esse móvel será muito utilizado e nem sempre com o cuidado necessário.

- Escolha um sofá feito de material fácil de limpar. Acredite, você não vai querer ser a pessoa que fica o tempo todo cuidando para que ninguém suje o móvel e também não vai ser feliz limpando-o caso aconteça algum acidente.

- Sente no sofá. Se puder, literalmente, experimente o conforto do móvel. Talvez não seja o item para se comprar pela internet se você não gosta de surpresas.

2 – TAPETE ERRADO

Chega a ser ofensivo para os designers de interiores. Tapete pequeno demais tira o brilho de qualquer decoração. Tapete grande demais, não é nem preciso dizer, simplesmente não vai caber no espaço. Você precisa ter a medida definida ao sair para comprar essa peça. Sem improviso, sem apostas;

sala 5

Vamos te ajudar com algumas recomendações dos especialistas:

- salas geralmente precisam de um tapete de 2,5m x 3m ou até mais. A menos que sua sala seja realmente minúscula, mantenha distância de qualquer tapete com dimensão menor que 2m x 2,5m. "Mais é mais" nessa hora e os decoradores insistem que tapete tem que ser grande e destacado.

- Ele deve ser maior que o centro da sala, de modo que mobílias como mesas e sofás fiquem por cima dele. E  uma parte dele deve ficar embaixo do sofá.

sala 6

3 – IMPESSOALIDADE

Sua sala não é show room de loja. Não a deixe parecendo um espaço meramente decorativo, tão perfeito que dá até medo de aproveitar. Ou como se tudo tivesse sido comprado na mesma loja.

Misture elementos, estilos e propostas. Coloque sua personalidade no espaço. Traga aquele toque pessoal: o móvel que foi da sua vó, a almofada que passou por gerações.

Traga também a família para a decoração ou até mesmo gostos compartilhados por todos que moram na casa. É o lugar de vocês, se apodere dele.

sala 4

4 – EXCESSO DE “PESSOALIDADE”

Nem tanto show room de loja, nem tanto picadeiro de circo. Colocar sua personalidade na decoração não significa usar tudo que você curte sem analisar se essas coisas conversam entre si. Misturar temas e cores que não combinam não vai parecer estilo, só vai deixar tudo bagunçado a menos que  você saiba fazer isso de uma maneira profissional.

Por isso, na dúvida, os designers de interiores aconselham se ater a um tema específico, uma paleta de cores e evitar aquele excesso de acessórios e objetos que dá a impressão de que você foi jogando ali dentro tudo que encontrou pelo caminho. Fica até difícil manter um aspecto de organização e limpeza assim.

sala 3

Em resumo: tudo bem misturar tendências e estilos, desde que isso seja feito de forma consciente e bem planejada.

5 – QUADROS MAL UTLIZADOS

Da mesma forma que eles chamam atenção para o bem, podem fazê-lo para o mal. Exatamente porque esse acessório costuma ser um dos pontos de foco da sala de estar. Quem nunca entrou em um ambiente e, de cara, percebeu telas desalinhadas na parede? Se destaca, né. Quadros dispostos de maneira errada estragam o design da sala facilmente exatamente porque é quase impossível não notá-los.

salaa

Se atente para algumas regras básicas de utilização desse item.

- Segundo as recomendações de decoradores, o certo é pendurar o quadro na altura do olho. Mas há exceções. Por exemplo, se o pé direito for muito alto ou baixo ou se você mesmo é muito alto. Nesses casos, cabe o bom senso.

- Uma dica valiosa: se você dividir a parede em 4 partes, o quadro deve estar no terceiro quadrante de baixo para cima.

Para mais recomendações sobre a utilização dos quadros e telas na decoração, confira nosso artigo clicando aqui.

quadro 22

Esses são pontos essenciais da decoração de uma sala. Podem até parecer óbvios e, de certa forma, são mesmo. Mas, se todos seguissem um manual como esse na hora de trabalhar sua decoração de sala não teríamos tantas reclamações sendo atendidas pelos profissionais da área, não é mesmo?

Por isso temos certeza que certas recomendações nunca são demais. Até porque, tirando as questões básicas do caminho, sua mente pode se concentrar nos detalhes, naquele algo a mais que faz da sala seu cantinho especial da casa. Divirta-se no processo.

Se quiser ajuda na decoração de qualquer sala, encontre os itens certos para incrementar esse ambiente no site www.pregoemartelo.com.br

Texto: Adriele Nardelli - jornalista e redatora Prego e Martelo