0
Seu carrinho está vazio :(

DECORAR BANHEIROS: NÃO NEGLIGENCIE ESSE CÔMODO DA CASA

Publicado em 01.11.2021 |
55 visualizações

Apesar de não ser um espaço tão frequentado por visitas ele deve ser acolhedor para a família

banheiro 2

Não é um cômodo que você planeje com foco na recepção de seus convidados, né.  Mas, afinal, para quem você constrói e decora sua casa: para os outros ou para a família?

Imaginando qual foi sua resposta, segue a comparação: se você pensa em conforto para quartos e salas e na praticidade para a cozinha, por exemplo, por que não fazer do banheiro outro lugar especial do seu lar? Um recanto de paz e sossego, onde você cuida de si mesmo e que pode muito bem ser decorado para ajudar inclusive no relaxamento ao final do dia. quando chega a hora daquele banho quase terapêutico.

Para te ajudar na missão não tão popular de fazer do banheiro um espaço que vai dar vontade de mostrar até para as visitas que não pedem para usá-lo, preparamos um guia prático com dicas e uma lista de “erros” mais comuns apontados por especialistas;

Começamos com as dicas:

DICA 1 – QUADROS NO BANHEIRO

Pode? Claro que sim. Até porque esse item é um dos mais versáteis da decoração e, por isso mesmo, se adapta a qualquer cômodo. Ali, especificamente, vai poder ser bastante contemplado pelos usuários, né.

Leia também:

Dicas práticas e rápidas para melhorar a qualidade do ar dentro de sua casa

Meu cantinho: faça você mesmo seu espaço especial em casa

mockup 3 placas 20x30 jpgsf

Claro que algumas coisas devem ser levadas em conta nesse caso: por exemplo,lembrar da umidade e afastar as obras de potenciais áreas de vapor, que podem danificá-las. Evite ainda molduras de madeiras não envernizadas que tendem a sofrer mais com essa umidade. 

DICA 2 – PIA DUPLA

Não existe banheiro sem uma boa pia. E quem acompanha programas de decoração sabe que os modelos duplos fazem cada vez mais sucesso. Primeiro devido ao motivo básico: se você divide a casa com alguém ter dois espaços separados evitam vários problemas.

banheiro 11

A simetria, com duas pias iguais, é a aposta dos designers na maioria dos casos.  Mas dá pra ousar nas cubas, que estão cada vez mais diversificadas também e fazem toda a diferença. A começar pelos materiais, que cada vez mais substituem as tradicionais louças brancas.

Também dá pra variar no estilo: ela pode ser colocada sobre a bancada, encaixada com borda saliente, embutida, instalada na parede e até semi-encaixada ou instaladas no piso.

O ponto mais importante na escolha é estar atento à altura: o final da cuba deve ter aproximadamente 90cmnesse sentido.

 DICA 3 – REVESTIMENTOS

Outro ponto cada vez mais diversificado, já que são várias as opções.  Chega a ser difícil escolher, não é. Vamos destacar algumas mais comuns e que fazem sucesso.

O mármore é uma das pedras naturais mais usadas e desejadas para o ambiente. E não precisa ser usada apenas na bancada da pia ou no piso. Existem projetos que revestem paredes inteiras com esse material e o efeito fica lindo.

Papel de parede no banheiro? Claro que sim. Alguns fabricantes até estão produzindo tecidos reforçados que são resistentes à água e à umidade. E aí, com a gama de opções que esse tipo de revestimento permite, sua imaginação pode fluir. Podem ser papéis temáticos, estampas, desenhos avulsos e várias outras possibilidades.

banheiro papel de parede

Dá para brincar também apenas com a pintura. A tendência da meia parede pintada, com mix de tinta colorida pode ser combinada com ladrilhos, por exemplo, causando um efeito aconchegante e criativo.

Falando em mix, misturar azulejos também está entre as tendências de revestimento de banheiro. Você pode até delimitar os espaços do cômodo por meio das cores e texturas de um jeito que vai chamar atenção.

banheiro 12

Se você estiver receoso sobre a escolha de algum revestimento, opte apenas por uma parede ou uma faixa específica, por exemplo, atrás do vaso ou dentro do Box.  Uma boa dica para quem não quer fazer nada muito permanente no momento é utilizar adesivos que imitam ladrilhos e podem ser colocados e retirados sem danificar o revestimento existente. Eles só não podem ser usados dentro do Box.

DICA 4 – GANHANDO ESPAÇO

Ah, mas meu banheiro é pequeno para essas modernidades. Nada disso. Você não precisa ficar fora das tendências por causa de metragens reduzidas. Há algumas coisas que pode te ajudar a ganhar espaço.

banheiro 4

As paredes de um banheiro pequeno são espaço precioso. Aproveite para colocar nichos e prateleiras, que além de práticos dão um toque à decoração.

Dê preferência a portas de correr, que não precisam de espaço extra na hora de abrir.

Armários embaixo da pia ou acima do vaso são boas opções pra manter tudo organizado sem precisar de muito espaço. Aliás, o espaço acima do vaso normalmente é negligenciado, mas em banheiros pequenos pode fazer a diferença.

E, claro, se o espaço é reduzido utilize elementos que o façam parecer maior, como os tons claros em paredes e pisos, espelhos e uma iluminação caprichada.

DICA 5 – BOX E CORTINAS

Você é do tipo que prefere cortinas no banheiro em vez de Box? Tudo bem. Elas são úteis para proteger essa área do chuveiro e ainda te permitem ousar em cores e estampas. Li um livro certa vez em que o personagem comprou uma que tinha desenhos de fitas de cena de crime e a inscrição “não ultrapasse”. Achei muito criativa.

Seja como for, essa parte da decoração tem a função de evitar que o piso fora da área de banho fique molhado. Daí a preferência nacional pelo Box inteiro e fechado. Mas também há quem opte pelo box sem porta, que pode ser feito de várias formas.

Se existir largura suficiente (de pelo menos 1,40m) é possível fechar o boxapenas com uma parede ou mureta ao lado do chuveiro, deixando um vão livre para passagem, por exemplo.

banheiro 3

Lembre também de atentar para a abertura da porta em boxes fechados: portas de abrir precisam de espaço extra que deve ser levado em conta no projeto.

 DICA 6 – ESPELHOS

Nenhuma novidade, já que não pode faltar isso no banheiro. Mas foi-se o tempo em que ele se resumia àquela peça acima da pia para fins práticos. Hoje, ele pode ser usado sem moderação.

espelho_adnet banheiro

Várias formas, locais, paredes inteiras ou boa parte delas: são muitas as opções. Também dá pra fazer uma combinação que permita espelhos da altura de cada componente do casal, por exemplo, para colocar no seu espaço tradicional de um jeito criativo e eficiente.

Mas lembre-se: quando for encomendar informe à empresa que ele será utilizado no banheiro para que a peça tenha as especificações corretas para este fim.

DICA 7 – PLANTAS E FLORES

Quer dar vida para o banheiro e aquela sensação de estar em um SPA? Use as plantas e flores a seu favor. Elas vão deixar o ambiente mais alegre e convidativo. Nesse caso, escolha plantas que não precisam de muita luz e que não soltem muitas folhas para que não fique tendo que limpar o espaço com frequência.

banheiro 6

No caso dos vasos, os de vidro e metal são mais indicados que madeira e fibra natural por causa da umidade.

Dadas essas dicas práticas, vamos te ajudar mais um pouco nessa missão de transformar seu banheiro.

É hora de falar de erros comuns que os especialistas encontram quando chamados para resolver o problema de algum banheiro que não está atendendo às expectativas da família:

ERRO 1 – CORES

banheiro 10

Tons escuros nos pisos, paredes e mobiliário não são populares no mundo do design de banheiros. Principalmente se for tudo escuro ao mesmo tempo. Essa escolha deixa o ambiente pesado, sombrio e parecendo menor do que é. Tons claros e neutros na pintura também te permitem brincar mais com acessórios e revestimentos, além de facilitar a iluminação.

ERRO 2 – FALTA DE ESPAÇO PARA ARMAZENAMENTO

Como fazemos muitas coisas no banheiro para as quais usamose acessórios e itens que precisam estar à mão, normalmente acumulamos muita coisa para ser guardada nesse cômodo. Por isso ele precisa ter locais de armazenamento suficientes para as necessidades de todos os moradores da casa.

banheiro 8

Não negligencie essa parte do projeto: pense antes de instalar móveis em formas de aperfeiçoar o espaço usando nichos, prateleiras e os armários estrategicamente posicionados. Todo móvel colocado ali pode ser decorativo e ao mesmo tempo funcional para essa questão de guardar suas coisas.

ERRO 3 – DECORAÇÃO EXCESSIVA

A decoração do banheiro não deve ser negligenciada, mas também não pode virar um depósito de objetos amontoados. Isso polui visualmente o espaço que, normalmente, já é um dos menores da casa. Quanto mais entulho, maior a sensação claustrofóbica e aí como você vai relaxar no seu SPA particular?

DECORAO NO BANHEIRO

A solução é tentar fazer uma composição comedida, com poucos objetos resistentes e coerentes com o estilo do banheiro.

Às vezes também é preferível aplicar azulejos com padrões em um pedaço da parede apenas do que nela toda.

ERRO 4 – ILUMINAÇÃO RUIM

Já falamos várias vezes essa palavra desde o começo desse texto, né. Iluminação. Ela é primordial para um banheiro, até porque você faz nesse cômodo várias atividades que precisam de boa visibilidade, como a maquiagem, por exemplo.

iluminao banheiro prego e martelo

A maneira certa de iluminar esse espaço, segundo especialistas, é distribuir pontos de luz em toda a extensão do teto, de preferência com spots. Acima e nas laterais do espelho também deve haver pontos de luz para facilitar as atividades de higiene e beleza que normalmente são feitas ali.

ERRO 5 – ESCOLHA DO TAPETE

No banheiro, via de regra, tapetes não são considerados uma boa ideia já que podem causar quedas a crianças e idosos, principalmente, visto que o chão fica úmido e escorregadio. Também há o risco de tropeçar nele.

banheiro 13

Mas se você não se imagina sem esse item em frente à pia ou ao box, pode pensar em alternativas mais seguras: por isso a dica aqui é sempre escolher peças com uma película antiderrapante, mesmo as que vão ficar fora da área de banho.

E assim terminamos nosso SPA da decoração de banheiros com um banho de dicas especialmente inspiradas em especialistas do design de interiores. E para finalizar esse momento relaxante de conhecimento vamos frisar a importância de deixar sua imaginação fluir e dar seu toque de personalidade a esse cômodo do jeito que costuma fazer no restante da casa.

Texto: Adriele Nardelli - jornalista e redatora Prego e Martelo