0
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

Como a decoração pode ajudar a ativar os seus 5 sentidos no dia a dia?

Publicado em 16.07.2021 |
118 visualizações

Provavelmente quando você pensa em decoração na mesma hora nos vem à sua mente apenas o estímulo visual, certo?

Ambientes bonitos de se ver e estar, talvez no máximo um estímulo olfativo com alguma essência ou produto pra dar aquele cheiro delicioso ao ambiente.

Mas se você usar um pouco mais a imaginação e colocar neste belo ambiente não só elementos decorativos que estimulam o visual ou o olfato terá muito a ganhar.

Um ambiente totalmente voltado para o sensorial nos remete a boas lembranças, deixa a nossa experiência em cada cômodo ainda mais marcante.

Por isso, hoje queremos compartilhar algumas dicas de como estar diariamente com os 5 sentidos ativos, valendo-se da decoração de interiores e fornecer alguns elementos que você pode incorporar para conseguir uma experiência sensorial completa em sua casa.

O que uma casa deve ter para aumentar a experiência sensorial e ativar os 5 sentidos?

5 sentidos prego e martelo

Acreditamos firmemente que, aguçar a sensibilidade de cada um dos sentidos, usando o design de interiores, é não só um grande trunfo do ponto de vista de conforto, mas também, do ponto de vista existencial, uma vez que ajuda a exercitar o “poder do agora”.

Um resultado e tanto para qualquer casa e para qualquer pessoa que queira viver uma vida mais significativa no cotidiano.

Por isso é essencial que as moradias atuais ajudem a despertar essa sensação de bem-estar integral e isso pode ser percebido com os nossos 5 sentidos.

>> Saiba mais: 5 dicas para montar a sua varanda gourmet!

A visão.

visao prego e martelo

A primeira impressão é o que faz com que tudo à nossa volta faça sentido, as cores, a iluminação, os contrastes...

Porque o que “vemos” quando entramos num espaço se traduz numa primeira avaliação, por isso temos que ser capazes de despertar o interesse em nós e nos nossos hóspedes.

Por isso, é fundamental criar espaços visualmente equilibrados e harmoniosos, pois proporcionam bem-estar às pessoas e geram aquela sensação de vontade de ficar em casa.

Elementos que ajudam a elevar a experiência sensorial através da visão são as cores, as plantas e flores, a luz, janelas, obras de arte, porta-retratos, quadros, telas e placas decorativas, que proporcionam aquela sensação de bem-estar.

Estar dentro de casa, mas em contato com arte, boas lembranças, natureza proporciona uma paz e um senso de pertencimento muito grande.

>> Saiba mais: Oriente em casa: 5 dicas de decoração com elementos orientais.

O tato.

toque prego e martelo

Deve sentir a necessidade de “tocar”, de querer sentir através da pele, sensações agradáveis.

Tocar em diferentes texturas, nos ajuda a gerar ideias de que algo é agradável ou não, ou que pode ser perigoso, ou revigorante...

Por isso, incorporar elementos que proporcionem texturas à casa será essencial para aguçar esses sentimentos de bem estar.

As texturas, tanto nas paredes, como no uso de têxteis, precisam se fazer presente na decoração.

Invista em tapetes ultramacios, almofadas peluciadas, veludos, que são extremamente confortáveis para o seu sofá, texturas para as paredes.

As temperaturas dos diferentes materiais também entram nesta equação (cerâmicas, pedras, pisos de madeira, pisos aquecidos, tecidos frios, etc), assim como o tépido da água da fonte, a aspereza dos cactos, a delicadeza aveludada de folhas das plantas e flores…

Dá para a gente sentir a riqueza de um trabalho de decoração na diversidade de sensações que tatear no ambiente pode dar (mas sem exageros, ok?).

Tudo o que contribuir para criar um ambiente tatilmente estimulante, aconchegante e agradável na hora de decorar.

>> Saiba mais: 7 coisas pra você eliminar da decoração da sua sala de estar ainda hoje.

O olfato.

olfato prego e martelo

Você tem um cheiro que desde a sua infância lhe dá aquela sensação de felicidade ou paz? Ou você se lembra de alguém pelo perfume?

Se você soubesse o quão poderoso é o cheiro em nossa memória, sua casa teria um cheiro mil vezes melhor.

É por isso que cada um dos espaços deve ter um cheiro único e característico que acompanhe cada momento do dia e nos seus novos hábitos e rotinas hoje implementados na casa.

>> Saiba mais: Decoração de interiores em prol da felicidade

O paladar.

paladar prego e martelo

Surpreenda os moradores e hóspedes da casa com detalhes simples como comidas e bebidas, sempre será sinônimo de bem-estar.

E é que para sentir essa sensação de bem-estar, o mais importante está no sabor.

É por isso que a gastronomia, o bom vinho e a arte da mesa andam de mãos dadas para criar essa experiência sensorial única entre os comensais.

Quem não gosta de visitar a vovó ou aquela pessoa que sabe cozinhar como ninguém? Ou tomar um bom vinho com uma refeição deliciosa?

O paladar também ajuda a criar memórias e conexões. É por isso que desenvolver pratos com temperos únicos e apresentá-los muito bem criará uma experiência única para familiares e visitantes.

Mas não esqueça também de caprichar no estímulo visual, usando um belo jogo americano, sousplat, guardanapos.

>> Saiba mais: Como aplicar o Feng Shui ao banheiro.

A audição.

audicao prego e martelo

Uma casa com sons, barulhos pode ser agradável ou não. Tudo depende de que tipo de barulho e intensidade você estiver sendo agraciado.

Muitas vezes o estresse que sofremos é devido à quantidade de barulho que temos ao nosso redor.

Por isso é importante criar ambientes de paz, com o máximo possível de sons calmos e estimulantes para todos os momentos do dia.

Estas são algumas das ações que você pode incorporar em sua casa para ativar essa experiência agradável pelo ouvido: se puder minimize os ruídos externos com janelas especiais.

Se você vai trabalhar em casa, recomendamos escolher o local mais afastado dos ruídos irritantes da casa, principalmente na cozinha.

Seja muito seletiva(o) na escolha de músicas, optando por sons claros e agradáveis aos sentidos, mas isso na hora de trabalhar, diversão é outra história. ;)

Depois de entender que sua casa é aquele lugar que deve proporcionar muito bem-estar, não só pra você, mas também para seus eventuais (ou costumeiros) convidados.

Que além de ser um espaço seguro para se estar, também é um local seguro para ser, experenciar.

Aposte nas nossas dicas, crie combinações únicas e permita-se sentir o que cada ambiente transmite!

Prego e Martelo e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.