0
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

Guia prático para limpeza de vidros

Publicado em 27.08.2021 |
64 visualizações

Acabe com o estresse na hora de limpar sua janela

vidros g

Um dos itens mais complicados de manter em dia, não é mesmo? Que atire a primeira pedra quem nunca se estressou com a limpeza dos vidros da casa.

Mas é possível descomplicar um pouco esse processo, com algumas dicas de especialistas em áreas da química.

Leia também: Revestimento hexagonal: um coringa da decoração

Manchou o avental? A gente te ajuda a limpar

Cortinas em foco: como escolher a peça certa

Cansou daquele aspecto de manchado ou embaçado nas suas janelas? Então anota aí o que separamos para te ajudar:

vidros 10

1 – CONHECER O PROCESSO

Até mesmo o limpa-vidros usado de forma incorreta pode atrapalhar a limpeza. Utilizar detergente neutro incolor é importante, já que evita o contato entre os corantes contidos no produto com o calor, o que causa as manchas.  

Outra dica interessante é esfregar papel toalha para retirar essas manchas, caso elas apareçam mesmo com todos os cuidados.

vidros 6

2 – ANTES DE LIMPAR

Resfrie o vidro borrifando água ou, se for em ambiente externo, você pode molhar com a mangueira mesmo. Evite colocar qualquer produto químico em contato direto com o vidro. Essa interação é que pode causar mais manchas na superfície .

3 – RECEITINHAS

Alguns combinados de produtos facilitam a vida de quem vai limpar uma janela. Anote aí algumas receitas populares:

- 1 xícara (chá) de água morna, 1 colher (sopa) de sabão em pó,  2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio, 1 xícara (chá) de vinagre e 1 colher (sopa) de álcool.  

- 5 litros de água, 1 colher (sopa) de vinagre e 1 colher (sopa) de álcool.

- 1 xícara (chá) de álcool 70, 1 xícara (chá) de água, 1 colher (sopa) de vinagre branco.

vidro 2

Em qualquer dessas receitas sempre use a esponja ou o tecido na mesma direção para evitar as manchas. Limpe aos poucos as janelas, parte a parte, para evitar que o produto utilizado seque sozinho, o que também mancha o vidro. Vá limpando e, em seguida, secando cada uma dessas partes. Vidro que seca “naturalmente”, via de regra, fica manchado.

4 – COMO PASSAR

Escolha sempre uma esponja macia e, se optar pelos panos, escolha os que não soltem fiapos. Depois que o vidro estiver seco, finalize com um papel toalha para dar um brilho extra.

vidros 4

Em caso de manchas insistentes, mergulhe a esponja em vinagre branco para tirá-la.

Um truque que pouca gente conhece é a combinação de movimentos: higienizar um lado da janela com movimentos verticais e o outro lado com movimentos horizontais. Mas atenção: essa movimentação precisa ser constante e precisa para garantir um bom resultado.

vidros 5

E tão importante quanto saber os procedimentos a seguir é saber o que não fazer nessa hora. Por isso separamos algumas recomendações nesse sentido também:

1 – NÃO USE REMOVEDOR

É um produto versátil e de ação instantânea na remoção de manchas e limpeza de superfícies. Mas o que nem todos sabem é que esse produto é feito a partir da mistura de nafta hidrodessulfurizada pesada, benzeno e fragrância, que são substâncias altamente tóxicas e alérgicas, ou seja, podem ser perigosos para a saúde. 

Além disso, por ser corrosivo, o removedor também pode danificar móveis envernizados e pisos de madeira, e não deve ser usado também próximo ao fogo, pois é inflamável.  

2 – NÃO USE ÁGUA SANITÁRIA

Mais um vilão dos produtos de limpeza quando o assunto é saúde. Contém hipoclorito de sódio, mesmo que em baixa concentração. Por isso ela libera o gás cloro, que pode provocar irritação das vias aéreas, lacrimejamento e dores de cabeça e piorar o quadro de quem tem asma.

Não é tão perigosa quanto o removedor, mas deve ser usada com cautela e seguindo à risca as orientações do rótulo. Evite usar esse produto em ambientes fechados.

vidro

3 – NADA DE JORNAL VELHO

O truque é famoso mas, na verdade, se você passar jornais velhos sobre a superfície, o papel deixará marcas da impressão gráfica no vidro. Resultado: trabalho em dobro para retirar as novas manchas! Sempre prefira usar papel toalha para essa parte do processo.

virdros

Além de tudo isso você pode precisar de paciência, já que as dicas facilitam, mas não garantem que não haverá certo estresse. Vidros tendem a ser um grande desafio na hora da faxina e muita gente vai até adiando esse trabalho o máximo que pode, né.

Mas esperamos muito que nosso guia torne essa atividade um pouco menos sofrida para você! E que a sorte te acompanhe nessa difícil missão :)

Texto: Adriele Nardelli - jornalista e redatora Prego e Martelo

Prego e Martelo e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.