0
Seu carrinho está vazio :(

Ilumine sua vida com o Feng Shui da luz

Publicado em 01.11.2021 |
41 visualizações

Ela é fonte de vida e atrai energias positivas, por isso merece atenção

luz

Luz. A palavra já diz tudo, né. Quando falamos em luz pensamos em positividade, clareza e visibilidade. E é ela que dá vida em forma de cadeia mesmo: plantas precisam de luz para a fotossíntese, filtrando o ar que respiramos, logo animais e humanos precisam das plantas para sobreviver. Ou seja: tudo começa com a luz ou passa por ela em algum momento.

A luz do sol é exatamente nossa maior fonte dessa energia toda e, por isso mesmo, tão importante para o Feng Shui. O sol tem o poder de aquecer, iluminar, animar, alimentar, embelezar e até higienizar espaços. 

luz 9

Então, nada melhor que saber usar essa luz a nosso favor na hora de decorar espaços e cuidar de casa.

Leia também: Feng Shui do amor: como decorar o quarto de casal para trazer harmonia à relação

Seja bem vinda: convide a energia positiva a entrar na sua casa

Tudo através dos preceitos do Feng Shui, que é uma antiga sabedoria chinesa com objetivo de criar ambientes harmônicos, permitindo que a energia flua livremente.

DICA 1 – ABRE A JANELA, MEU AMOR

Parece alguém fazendo serenata ou algo do tipo, mas não é. É o sol, a energia boa, pedindo para entrar da forma mais fácil e eficiente. Cortinas não devem estar sempre fechadas, aproveite essa luz natural e deixe que ela renove as energias dentro do ambiente. Além disso, quando abre janelas vocês está permitindo a entrada da abundância.

luz 13

O Feng Shui sempre busca energia nos elementos da natureza, logo, sol é uma das mais importantes que você pode usar em benefício do seu lar e da sua vida; A iluminação também é uma forma de cura energética em alguns casos específicos de desequilíbrios.

DICA 2 – LUZ COM ENDEREÇO CERTO

A luz ativa a área de sucesso do baguá. Você sabia disso? Por ser regida pelo elemento fogo, ela também nos aquece, transforma nossa comida, incentiva e vitaliza.

luz 8

O elemento fogo é simbolizado por objetos pontiagudos e triangulares, por coisas quentes e que lembrem calor e pela cor vermelha. Então, além de manter tudo bem iluminado, você pode aumentar suas chances de atrais sucesso usando esses itens.

DICA 3 – LUZ NA PASSARELA

O chi precisa circular livremente no ambiente para que ele seja harmônico. Se isso não acontece a vibração do local fica pesada. E a iluminação pode ajudar nessa circulação.

luz 16

Por isso, além de bem iluminados, os espaços devem estar organizados, com circulação desimpedida, acessos livres e sem acúmulo de coisas. Você precisa caminhar livre e tranquilamente, o que reforça a importância de ter muita luz. Afinal, no escuro não é tão fácil se locomover. Clareie sua casa para que a energia enxergue o caminho e também circule por ali.

DICA 4 – SAI DA FRENTE QUE A LUZ QUER PASSAR

A energia chi pode ser bloqueada por vários obstáculos. E o mais comum é a bagunça. Até mesmo janelas sujas, que também interferem na entrada da luz. Você precisa tirar do caminho tudo que pode impedir a circulação das boas energias e, como a iluminação traz essa energia, isso inclui qualquer coisa que impeça a livre entrada da luz no ambiente.

luz 12

DICA 5 – SAÚDE ILUMINADA

Sim, a luz pode te ajudar a cuidar da sua saúde. Ela é o principal fator que controla o nosso ciclo circadiano, responsável por basicamente toda a nossa vida. Ele controla desde a liberação de hormônios em nosso organismo, até as nossas ondas cerebrais e batimentos cardíacos. Também influencia e controla nossos estados de vigília e níveis de consciência.

luz 14

Além disso, luz nos ambientes reflete no nosso humor: quanto mais escuro, mais taciturnos nos sentimos. Portanto, se você tem se sentido muito triste e desanimado, dê uma olhada na quantidade de luz que está deixando entrar na sua vida, literalmente.

A falta de luz pode provocar distúrbios na produção de melatonina, desregular a liberação do hormônio do crescimento, provocar falta de vitaminas e causar problemas físicos e emocionais como obesidade, irritabilidade, cansaço, entre outros.

DICA 6 – QUEM NÃO TEM SOL, CAÇA COM LÂMPADA

Talvez não seja possível aproveitar todo o potencial da luz do sol em todos os ambientes da sua casa. Nesse caso, a iluminação artificial pode ser usada para substituí-la na missão de trazer energia do bem.

luz 10

Além dos motivos óbvios para ter tudo sempre claro dentro de casa é importante lembrar que luz atrai coisas boas em vários sentidos. Por isso procure escolher luminárias e lâmpadas cujos espectros de luz mais se aproximem da luz do sol. Por exemplo, lâmpadas que tenham o índice de reprodução de cor superior a 80.

A escolha da lâmpada certa determina se o efeito positivo da iluminação artificial foi alcançado ou não. Os espaços exteriores da casa, como o jardim, quintal, varanda e todos os espaços escuros, quando iluminados devidamente podem transformar o clima do lugar, transformando-o em um espaço totalmente novo e vibrante

DICA 7 – NEM DE MENOS, NEM DEMAIS

Um dos principais pontos levados em conta por uma análise de Feng Shui em uma residência e exatamente a iluminação. Uma casa mal iluminada tem muita energia Yin, que é pesada, parada e até mesmo negativa.

luz 4

Quando em excesso, a energia Yin pode deixar as pessoas mais introvertidas, tristes e mesmo depressivas. Normalmente pessoas com depressão se colocam no escuro, já reparou?

Além disso, lugares escuros são morada de fungos, parasitas e outros tipos de pragas.

Mas também não exagere. Não é auspicioso ter iluminação em excesso: como em todas as questões do Feng Shui, equilíbrio é primordial.

O excesso de luz pode causa problemas também: no quarto, por exemplo, não vai permitir um bom descanso. A iluminação excessiva também é prejudicial à saúde dos olhos já que o excesso de claridade provoca uma maior evaporação da nossa película lacrimal e isso prejudica a lubrificação do local.

DICA 8 – LUZ PARA QUEM ENTRA

Uma das questões mais importantes do Feng Shui no quesito iluminação é a porta de entrada. Você precisa que a energia positiva veja a entrada do seu lar e chegue até ele. Como a porta principal é a “boca do chi”, tudo que você quer que entre no ambiente vai passar exatamente por ali. Quanto mais convidativa a entrada, mais vontade dá de entrar não é mesmo?

luz 5

Segundo o Feng Shui, melhorando a iluminação da sua entrada você vai trazer mais clareza para a sua vida e vai atrair também mais oportunidades.

DICA 9 – NO QUARTO A REGRA É CLARA, MAS A NOITE É ESCURA

Primeira dica do Feng Shui: não coloque luz branca no quarto do casal. Ela ressalta os defeitos. E também não queremos que nosso ninho de amor seja iluminado como um hospital os escritório, né?

quarto minimalista prego e martelo

Não se aconselha ter luz diretamente sobre a cama, pois pode causar pressão e tensão em quem dormir abaixo dela.

Outra questão importante: não desligue a luz apenas na hora de dormir. Nem use telas como TV e celular depois que for se deitar. Quanto mais tempo a luz ficar acesa, mais difícil será para você dormir.

DICA 10 – LUZ, COZINHA E REFEIÇÃO

A cozinha é um ambiente em que seria ideal ter bastante luz natural, mais do que em qualquer outro. Segundo o Feng Shui, a energia do sol cria um padrão energético harmonioso para começar e terminar seu dia e esses dois extremos passam por esse cômodo.

luz 7

Caso não seja possível, compense o máximo que puder com a iluminação artificial. Não economize. Também mantenha o espaço o mais ventilado que conseguir.

Até por questões básicas: garantir um bom preparo dos alimentos requer uma boa visão dos ingredientes para melhor execução das receitas. 

luz 11

Falamos bastante da iluminação dentro do seu lar, mas não se esqueça que o exterior da casa também precisa de luz. Segundo o Feng Shui a iluminação é uma das formas mundanas de se corrigir espaços irregulares. Por isso, até mesmo se você tiver um desequilíbrio no formato do seu terreno, uma boa luz pode solucionar o problema.

Esperamos que esse artigo possa lançar uma luz a questões que vão mudar sua vida para melhor. E que venham as energias iluminadas.

Texto: Adriele Nardelli - jornalista e redatora Prego e Martelo