0
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

VAMOS PLANEJAR A DECORAÇÃO DE NATAL?

Publicado em 13.11.2020 | comentários
101 visualizações

O tempo vai passando sutilmente e de repente... o natal chegou!

natal 9

Quando toca aquela música da Simone o coração já palpita: “então é natal e o que você fez?” Bom, a gente não sabe o que você fez ou deixou de fazer durante o ano, mas temos uma boa ideia do que fazer agora, quando as festas se aproximam: uma linda decoração natalina para entrar no clima.

Luzes, cores e enfeites. Crianças adoram. Adultos voltam a ser crianças. Todo o processo é uma grande diversão. E para que seja só isso mesmo, sem dúvidas e imprevistos, nós preparamos um guia prático da decoração natalina.

Com algumas dicas esperamos facilitar seu trabalho para que nenhum estresse atrapalhe a magia de aproveitar essa época em família.

ITEM 1 – A DATA CERTA PARA MONTAR E DESMONTAR

Segundo a tradição cristã, a árvore de Natal deve ser montada no primeiro domingo do Advento. Em 2020 vai ser no dia 29 de novembro. O Advento é um período de quatro semanas que antecede o Natal, conhecido como um tempo de preparação para o nascimento de Cristo.

arvore de natal 56recebernatal1709_4884

Se você já montou o pinheirinho e também quer fazer um presépio para lembrar esse nascimento, que é o acontecimento marcante dessa data, também tem uma tradição a ser seguida: ela começa também no primeiro domingo do advento, mas pode ser feita aos poucos.

A sugestão é começar colocando a gruta, a manjedoura e os animais nesse dia. No segundo domingo do Advento, podem entrar o anjo e a estrela. No terceiro domingo é hora de colocar os pastores e os Reis Magos. Para o quarto domingo chegam Maria e José. E, na noite de Natal, é a vez dele: o menino Jesus.

Dá para aproveitar e ir contando a história para seus filhos, envolvendo a família de um jeito diferente na decoração.

PRESEPIO PORCELANA 5 LED 8 CM CS 23 CM

Já para desmontar a decoração também temos uma data estabelecida e fixa: 6 de janeiro. É quando se comemora o Dia de Reis, data em que os três Reis Magos conheceram o menino Jesus.

ITEM 2 – SEU ESPÍRITO NATALINO TAMBÉM CONTA

Temos datas baseadas em tradições religiosas, mas ainda que você seja religioso e goste de tradições pode deixar sua própria vontade falar também. Se antes da data de montagem você já sente o natal na sua vida, coloque-o na decoração mesmo que pareça cedo. Sua casa reflete sua personalidade, seus sentimentos e seu espírito. Portanto, se tudo em você já está no clima de natal o ambiente pode entrar nele também.

natal 2

Aproveite seu espírito natalino e vá às compras. É uma atividade que também pode ser feita em família e proporciona muita diversão.

E é nas compras que você começa a definir seu estilo de decoração. Vá com uma lista já sabendo que itens vão combinar com o que você tem em mente se quiser garantir. Ou, decida nas lojas qual tendência do momento tem mais a ver com você e sua família o que pode acabar te surpreendendo.

Seu espírito natalino vai te guiar nesse processo importante que resultará na matéria prima disponível para sua criatividade fluir.

ITEM 3 – DECORAÇÃO EXTERNA É VOCÊ MOSTRANDO AO MUNDO COMO SE SENTE NO NATAL

Aqui já pensamos logo nas luzes. Elas são realmente protagonistas na hora de enfeitar a fachada.

natal 7

Luzes coloridas ou de uma cor só. Que piscam ou que se mantém sempre acessas. Com diversas formas e efeitos. Não faltam opções e elas podem estar por tudo: árvores, contornando a casa, fazendo uma espécie de “teto iluminado” na sua entrada: versatilidade é a palavra chave quando o assunto é “pisca-pisca”. E não tem problema exagerar: as pessoas gostam mesmo de ver luz nessa época do ano, nunca é demais. E quanto mais natalino você se sente, mais vai querer mostrar esse clima.

Leia também:

Até o Papai Noel vai querer convite: prepare uma mesa posta para a ceia de natal perfeita

Como decorar com elementos geométricos

Os enfeites da entrada da casa ou apartamento também são essenciais e merecem atenção. Por que não adicionar uma decoração de chão? Pode ser bastante diferenciado. Tem ainda as tradicionais guirlandas nas portas que você pode até fazer de forma personalizada.

E se você já possui itens decorativos na entrada de sua casa, pode aproveitá-los. As opções são diversas, ramos de flores vermelhas, arbustos decorados, vasos iluminados e várias outras ideias que sua criatividade permitir.

ITEM 4 – ÁRVORE DE NATAL É UM SÍMBOLO E PODE TER A SUA CARA

natal 4

É praticamente obrigatório. Dificilmente você verá uma decoração de natal sem aquela árvore enfeitada e iluminada. E apesar da beleza e magia do tradicional pinheirinho, nós estamos aqui para te mostrar outras opções e ideias. Afinal, essa decoração você já tira de letra, né.

Por isso vamos falar de alternativas. Pra começar, em relação ao pinheirinho, uma maneira de inovar sem fugir da tradição é personalizar os enfeites. Vale tudo! Laços com reaproveitamento de materiais, fotos da família, itens que remetam a atividades que você gosta e lembrancinhas trazidas de viagens são alguns exemplos.

natal 6natal 3

Para amantes de leitura está em alta a árvore feita de livros e depois envolvida em luzes. Você já deve ter visto por aí ou pelo menos em fotos.

Também tem a questão de animais e crianças pequenas que podem causar “acidentes” com o pinheiro. Então, uma boa opção são árvores suspensas, que podem ser feitas de vários materiais. Mesmo apenas um pisca-pisca nesse formato colado na parede.

natal 5

Basta dar uma olhadinha na internet para encontrar várias opções e tutoriais que ensinam a fazer diferentes tipos de árvore de Natal e com vários materiais acessíveis, como papelão, feltro, cartolina e galhos secos.

ITEM 5 – DECORAÇÃO DE NATAL VAI MUITO ALÉM DA ÁRVORE

Para dar aquele toque especial na decoração de Natal da casa toda são muitas as opções disponíveis hoje. Praticamente tudo pode ser acrescido das cores e temas natalinos.

kit natal 27

Por exemplo, panos de prato com motivos natalinos já trazem esse clima para a cozinha.  E só investir nos tradicionais vermelho, verde, branco e dourado já vai remeter à data, sem nem precisar da foto do Papai Noel.

Mas se você quer mesmo é ver personagens e temas de Natal espalhados pela casa, o céu é o limite. Até tapetinho ou toalhinhas de lavabo já entraram no clima e são vendidos nessa época com figuras e cores tradicionais.

Cortinas, tapetes para qualquer cômodo, toalhas, centros de mesa e as almofadas também são itens facilmente adaptáveis para compor a decoração e que podem ser guardados para o ano seguinte.

E aí temos todos aqueles itens de lojinhas que surgem e chamam atenção quando dezembro se aproxima: guirlandas, enfeites de mesa, telas decorativas, bonecos do Papai Noel, neve falsa, meias, gorros e tantos outros. Com tanta opção dá pra incluir todos os cômodos e espalhar clima de natal na casa toda.

kit natal 40

E para finalizar, não se esqueça dos itens que não podem faltar: amor, união e alegria. É tempo de ser feliz com a família, comemorar as conquistas do ano, desacelerar a rotina e refletir sobre o que realmente importa.

É natal, se joga e já aproveita que está mudando a decoração da casa para já mudar tudo aquilo que não está te fazendo feliz.

Texto: Adriele Nardelli - jornalista e redatora Prego e Martelo

Comentários

Prego e Martelo e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.