0
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

Cores para um home office produtivo

Publicado em 10.09.2021 |
22 visualizações

A decoração do espaço de trabalho em casa pode influenciar seu desempenho

home 12

Aumentar a produtividade trabalhando em casa é possível. Além de todas as questões básicas da preparação de um ambiente de forma apropriada para a rotina do trabalho, com privacidade e conforto, por exemplo, tem outros detalhes que podem ajudar. Como a escolha das cores.

Já falamos muitas vezes do quanto as cores de um ambiente influenciam as pessoas, não é mesmo? E se vale para tudo, obviamente, o home Office não pode ficar fora desse planejamento.

Leia também: Como escolher as cores da sua parede?

Círculo cromático: sem medo de errar na escolha das cores

Vermelho no Feng Shui: saiba como usar essa cor para atrair dinheiro

Cores afetam a energia,a  criatividade e até mesmo o humor. E não vale só para a o home Office, mas também para o ambiente da sua empresa: se o seu local de trabalho é grande e abriga uma equipe, por exemplo, a melhor opção é pintá-lo de azul. Isso porque essa cor traz sensação de confiança e ajuda na comunicação. Além disso, em momentos de maior tensão, o azul ajuda a manter toda a pressão sob controle. 

empresa

Trazendo para o trabalho dentro de casa, situação que muita gente tem vivido nos últimos meses, você pode tornar as cores suas aliadas. Se você trabalha em busca de grandes ideias, por exemplo, aposte no verde. Essa cor traz harmonia e impulsiona a criatividade. 

As cores mais frias têm essa tendência de harmonizar, acalmar e aguçar a criatividade e, por isso mesmo, são muito populares para a decoração de ambientes corporativos e locais de trabalho que precisam mesmo desse incentivo à concentração.

Mas em algumas situações, as cores mais quentes também são recomendadas. Por exemplo: vermelho é uma excelente opção para espaços onde as pessoas precisam trabalhar até tarde porque essa cor estimula a atividade cerebral. Já o laranja é indicado para aumentar o entusiasmo e energia dos espaços e por isso vai bem onde o trabalho exige mais movimentação e agilidade.

home 6

Para facilitar sua escolha na hora de colocar cores no ambiente de trabalho, preparamos uma lista com as mais indicadas e seus efeitos:

Azul
Acalma, promove confiança, comunicação e eficiência. Ajuda a controlar o ritmo cardíaco, pressão arterial e respiração.

Indicado para: salas de reuniões e espaços de orientações.

home

Amarelo
Induz ao otimismo, estimula e energiza. Se usado em excesso, pode causar ansiedade e causar crises de temperamento

Indicado para: espaços criativos, mas de preferência combinado com outras cores.

 home 2

Laranja
Estimula a paciência e impulsiona a criatividade. É uma cor que traz entusiasmo.

Indicado para: ambientes que pedem mais energia, de preferência também mesclado com outras cores menos quentes.

home 3

Verde
Impulsiona a criatividade, inspira a inovação, promove harmonia e equilíbrio. Também reduz a ansiedade e o desgaste visual, por isso é ótimo para combinar com as cores quentes.

Indicado para: espaços inovadores, onde computadores são usados com freqüência, e também salas de reunião.

home 4

Cinza
Uma cor psicologicamente neutra, gera falta de confiança. Por isso, deve ser combinado quando for usado em ambientes de trabalho.

Indicado para: neutralizar os efeitos negativos das cores quentes, como o vermelho e amarelo.

Branco
Cria senso de espaço e estimula a criatividade

Indicado para: espaços de trabalho com processos criativos.

home 7

Caso esteja planejando seu espaço de trabalho e nenhuma dessas cores esteja na sua lista, vamos dar dicas mais abrangentes de como usar os tons a favor da produtividade:

Dica 1 - Cores com alta saturação são mais estimulantes. Aposte nos tons primários para a psicologia.

Dica 2 - Ambientes monocromáticos podem criar uma atmosfera de pouco equilíbrio. Por isso misture. Para não ficar exagerado, a indicação é escolher duas cores, uma neutra e outra mais estimulante, por exemplo, e trabalhar com elas na decoração.

Dica 3 - Texturas também são boas opções e o brilho das paredes aumenta a energia dos ambientes.

Dica 4 – Lembre que, mesmo ficando em casa, seu espaço de home Office não tem a mesma função do restante do imóvel. Crie um padrão de cor diferente para marcá-lo, mostrando que ali acaba o lazer e começa o trabalho.

home 5

Lembre ainda que a escolha de cores vai além das paredes e inclui também móveis e outros objetos. Planejamento é a alma do negócio, tanto no dia a dia do trabalho quanto na hora de criar o espaço onde esse trabalho será feito.

Para encontrar acessórios de todas as cores que vão casar com qualquer escolha de cor e potencializar sua produtividade acesse www.pregoemartelo.com.br

Texto: Adriele Nardelli - jornalista e redatora Prego e Martelo

Prego e Martelo e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.