0
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

Método Konmari: ordem ao estilo Marie Kondo

Publicado em 15.10.2019 | comentários
925 visualizações

 

Pra você que ainda não conhece, aí vai uma pequena introdução: Marie Kondo é uma espécie de "guru da organização pessoal", empresária, escritora japonesa e criadora do método Konmari de organização.

Ela se tornou um fenômeno mundial, incentivando as pessoas a descartar o excesso de coisas que acumulam em suas casas e acabar de vez com a bagunça.

Muitos consideram seu método bastante rígido e de difícil aplicação para grande parte das pessoas.

Porém, mais do que técnicas simples para organizar suas gavetas e te ajudar a se livrar da bagunça de forma definitiva, o método criado por Marie Kondo nos ensina o quanto nossa casa e nosso estado de espírito estão ligados e se influenciam mutuamente. E nesse sentido, é igualmente necessário cuidar do nosso corpo, da nossa mente e do nosso ambiente.

Para além das reflexões filosóficas, Marie nos apresenta dicas de organização muito singelas, baseadas em um conceito central: descartar e guardar.

Ok, você deve estar se perguntando, mas o que exatamente é o método Marie Kondo, também chamado de KonMari? Como ele funciona?

A seguir resumimos para você a filosofia de organização da especialista japonesa para ajudar você a decidir se esse método é ideal para você.

>> Saiba mais: 5 truques fáceis que decoradores usam, para você aplicar em casa

O que é o método KonMari?

 

marie kondo ensinando seu metodo

O método KonMari tem por objetivo eliminar de vez a bagunça. Você inicia descartando coisas, e, em seguida, organiza o ambiente inteiro, completamente, de uma vez só.

De acordo com Marie Kondo, se você adotar essa estratégia, a desordem nunca mais voltará a se instalar. E sabe o que é mais legal: esse método pode ser aplicado a praticamente todas as áreas da vida.

>> Saiba mais: Como Limpar Tapetes? Algumas dicas simples e infalíveis

Método Konmari: por onde começar?

 

mulher confusa carreira vida konmari prego e martelo

O primeiro passo para começar a aplicar o método de Marie Kondo é escolher as coisas que queremos guardar e não aquelas que queremos descartar.

Para fazer a triagem do que fica e do que sai, a melhor maneira é segurar em suas mãos cada item e se perguntar: “isso me traz alegria?” Se a resposta for afirmativa, guarde-o. Caso contrário, jogue-o fora. O truque é avaliar os itens um a um e prestar atenção em como o seu corpo reage a cada um deles.

Manter somente as coisas que lhe dão alegria (e livrar-se das que não lhe fazem felizes) exige que você enfrente com extrema sinceridade cada uma das suas coisas e força você a fazer um julgamento sobre que tipo de coisas você deseja ter ao seu redor.

>> Saiba mais: Guia definitivo para escolher tapetes na decoração sem mistérios

Ok, como o método de Marie Kondo funciona?

O método KonMari é, basicamente, composto de 6 regras básicas de arrumação.

É por isso que queremos fornecer as principais chaves, diretamente das mãos da maior especialista: Marie Kondo. Siga-os e você terá uma casa mais arrumada, mais prática e com muito mais espaço.

>>Saiba mais: Vamos Decorar a Área de Serviço? 4 Dicas Incríveis!

Comprometa-se com a ordem.

 

empoderamento feminino mulher forte konmari

Como Marie Kondo diz em seu livro, "a mágica da ordem", não se resume a recolher pouco a pouco, mas em fazê-lo de uma só vez, mesmo que não seja algo muito simples, beirando o esforço titânico.

Se você organizar um pouco a cada dia, nunca verá a luz ou conseguirá concluir a tarefa completamente.

É preciso ser até um pouco radical, para evitar o 'efeito rebote', o mesmo das dietas "milagrosas", você deve fazê-lo em profundidade, lavar o rosto não é suficiente, é preciso entrar na banheira, ou seja, é preciso que você se entregue totalmente.

E, como quando você está de dieta, ver resultados será motivação suficiente para continuar. E esses resultados lhe darão força para manter tudo em ordem sempre, influenciando diretamente no seu estilo de vida. Além disso, essa tarefa de organização vai muito além, pois produz um reajuste no seu modo de vida.

De manhã e do menor grau de dificuldade para o maior.

 

wake up ready for success prego e martelo konmari

Antes de começar a trabalhar, a primeira coisa a decidir é a hora, o local e a tarefa a organizar.

Seguindo o conselho do método Konmari, a melhor momento para começar a ordenar suas coisas de casa é no período da manhã.

Isso porque de manhã, nossa mente está mais descansada para tomar melhores decisões e, além disso, temos o dia inteiro pela frente para concluir a tarefa. Uma das premissas de Kondo é iniciar e terminar uma tarefa, nunca é permitido deixar nada pela metade.

Quanto à ordem a seguir, o método Konmari propõe o seguinte esquema: primeiro as roupas, depois os livros, papéis, objetos e finalmente objetos sentimentais. A arrumação deve ser feita a partir dos itens mais fáceis aos mais dificeis de arrumar.

Somente o que te faz feliz.

feliz casa komari prego e martelo

Um dos primeiros pontos que devemos seguir para ordenar nossa casa e nossas vidas, no estilo Marie Kondo, é eliminar tudo o que não precisamos e ficar somente com o que nos transmite alegria, felicidade e que realmente precisamos. Fácil né? Então, por que não praticamos?

Se seguirmos o método Konmari, devemos pegar cada objeto um por um, pensar em sua utilidade e se isso nos faz felizes. Somente o que realmente precisamos nos fará sentir alegria e você saberá que deve mantê-la.

Se você finalmente decidir se livrar de algo, Marie Kondo nos aconselha a fazê-lo com gratidão pelos momentos que passados juntos.

Deixe tudo à vista.

 

marie kondo tudo a vista prego e martelo

Terceira regra do método Konmari: organize para que tudo fique visível . O objetivo é que não tenhamos que mexer em gavetas, armários ou qualquer outro espaço, procurando algo.

Tendo tudo organizado à vista, por exemplo, em um closet , não ficaremos loucos procurando uma peça de roupa e ficaremos mais relaxados.

Para fazer isso, Kondo nos ensina diferentes formas de ordenar um espaço, como usar as gavetas e os armários.

Além disso, sua maneira peculiar de dobrar roupas ( "Vertical Folding" ) se tornou uma verdadeira revolução, seus vídeos sobre isso são um sucesso completo no YouTube

Não se livre das caixas de sapatos, recicle-as!

 

caixa metodo konmari prego e martelo

"As caixas", o item de armazenamento favorito para Marie Kondo.

O método Konmari nos propõe reutilizar caixas de sapatos como elementos organizacionais para gavetas. A verdade é que elas são muito práticas e podem servir para se guardar algumas peças de roupas e outros tipos de objetos.

Basta forrá-las com papéis bonitos e alinhá-las em uma disposição bem harmônica.

Separe por cor e por categoria.

 

roupas pelas cores konmari prego e martelo

Outra grande dica que devemos colocar em prática para organizar nossa casa é classificar os objetos por cor e categoria.

Se falamos em ordenar nosso guarda-roupa, Kondo propõe que classifiquemos por cores por um motivo muito simples: ordenar por cores facilitará nossa pesquisa todas as manhãs e combinaremos nossas roupas muito melhor.

Se quisermos organizar nossa despensa ou geladeira, o método Konmari nos exorta a ordenar por categoria. Por que? Simples, esse tipo de organização nos ajudará na hora de cozinhar e principalmente na hora de fazer nossa lista de compras.

No final, tudo se resume a seguir uma filosofia que nos leva a sentir mais em paz conosco mesmos; portanto, a autora de "A Magia da Arrumação" nos faz questionar a felicidade que nos traz ou não cada um dos objetos que temos em nossa vida, casa.

Os fãs de Marie Kondo somam milhões e variam de pessoas comuns que desejam um pouco de paz e harmonia em seus lares a grandes personalidades mundialmente famosas que são atraídas por essa filosofia.

Seu sucesso foi tanto que ela inclusive ganhou seu próprio reality show na Netflix chamado "Ordem na casa com Marie Kondo". Parece interessante, você não acha? Vale a pena dar uma maratonada, são poucos episódios, mas repletos de muita emoção e inspiração. Fica a dica!

Pra finalizar: alguns conselhos de Marie Kondo para manter a casa organizada.

  • Escolha um lugar específico para cada coisa e coloque-a em seu devido lugar assim que terminar de usá-la;
  • Busque a simplicidade na hora de organizar, se com uma simples passada de olhos você consegue ver o que tem, então está no caminho;
  • Não espalhe as suas coisas pela casa;
  • Esqueça a ideia de ter o que mais usa sempre à mão. A origem da bagunça é a incapacidade de recolocar as coisas nos seus devidos lugares, portanto a organização deve simplificar o ato de guardá-las e não de pegá-las;
  • Jamais empilhe as coisas: a chave para o sucesso é a arrumação vertical;
  • Esvazie sua bolsa todos os dias para evitar a desordem e esquecimento de itens importantes;
  • Mantenha cozinha e banheiro livres, evitando deixar expostos itens que não estão em uso;
  • Valorize o que você tem.

Seguindo essas etapas, a ordem em sua casa se tornará o hóspede de honra, o que resultará em uma melhor qualidade de vida, mais tempo e menos estresse.

Em suma, este método promete ser uma revolução na vida de seus adeptos, você é uma delas? O colocará em prática? Você está pronta para mudar seu estilo de vida?

Comentários

Prego e Martelo e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.