0
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

Como manter a geladeira em boas condições?

Publicado em 25.06.2020 | comentários
600 visualizações

A geladeira é o local onde a maioria dos alimentos são armazenados, especialmente aqueles que já foram abertos, portanto é importante limpar o aparelho rotineiramente e usar os produtos necessários para que os alimentos sejam mantidos em boas condições e livres de germes e bactérias.

Os especialistas recomendam que o interior da geladeira seja limpo a cada 15 dias, com uma limpeza completa a cada 2 meses.

Siga os passos abaixo e isso garantirá que a geladeira seja mantida limpa e o aparelho esteja em perfeitas condições por mais tempo.

Prepare a geladeira para limpeza.

limpar geladeira prego e martelo

Antes de começar a limpar ou manusear qualquer aparelho elétrico, é muito importante desconectá-lo da tomada elétrica, para evitar acidentes. 

No caso da geladeira, é muito importante fazê-lo, porque as portas estarão abertas durante todo o processo de limpeza e não ser que você seja sócia(o) da companhia elétrica não seria uma boa ideia ter um gasto desnecessário de energia. 

Em seguida, retire todos os alimentos que você tem na geladeira e nas gavetas para evitar quebrar a cadeia de frio e danificá-los. 

Nesse momento, você também pode aproveitar e jogar fora aqueles que estão vencidos, que estão se estragando ou que você simplesmente não vai consumir.

>> Saiba mais: Como limpar Coifa.

Descongele a geladeira.

descongelar geladeira prego e martelo

Um problema com os refrigeradores mais antigos é que eles são mais fáceis de formar gelo na parte inferior e nas laterais; portanto, antes de prosseguir com a limpeza, você terá que verificar se removeu completamente. 

Para acelerar o processo, você pode colocar um recipiente de água quente dentro da geladeira para que ela descongele, secando a água com panos secos para que não caia no chão. 

Por fim, remova qualquer resto de gelo com uma espátula de plástico.

Retire as gavetas as prateleiras bandejas, etc.

Remova todos os itens que você puder retirar da geladeira e desmonte-os para limpá-los completamente. 

E é tão importante limpar o interior da geladeira quanto suas peças removíveis. 

Limpe-os na pia usando um pouco de água quente e sabão, embora isso seja recomendado apenas para peças lavadas regularmente. 

Por outro lado, se as gavetas e prateleiras não tiverem sido limpas por muito tempo ou apresentarem manchas de graxa, você terá que usar uma mistura de água e vinagre para removê-las completamente e verificar se as desinfetou. 

A proporção é meia xícara de vinagre diluído em um copo de água. 

Em seguida, esfregue os pedaços com um pano embebido na mistura e deixe agir por alguns minutos. 

Por fim, enxágue-os com água em abundância e deixe secar enquanto continua limpando o interior da geladeira. 

Ao recolocá-los no lugar, é muito importante verificar se eles estão perfeitamente secos para que bactérias ou fungos não se formem devido à umidade. 

Para garantir que esse seja o caso, você pode usar algum papel de cozinha.

>> Saiba mais: Como remover o mofo e o bolor no inverno.

Limpe o interior da geladeira.

limpeza de geladeira por dentro prego e martelo

Assim como os componentes removíveis da geladeira, se você costuma limpar regularmente a geladeira, água e sabão podem ser suficientes. 

Caso contrário, você terá que usar produtos de limpeza especiais. 

No entanto, a geladeira absorve odores com muita facilidade; portanto, se você quiser evitar que seus alimentos cheirem a produtos químicos, precisará usar produtos naturais para esfregar a parte inferior do refrigerador e seus cantos e bordas.

  • Bicarbonato de sódio: misture 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em meio litro de água e mexa até dissolver completamente. Em seguida, mergulhe um pano na mistura e esfregue o interior da geladeira antes de deixar a mistura trabalhar por 5 minutos. Seque a geladeira com um pouco de papel de cozinha.
  • Vinagre: repita a mesma mistura que para as gavetas e prateleiras e depois pulverize todo o interior do aparelho. Depois de deixar o vinagre e sua ação desinfetante funcionar por 5 minutos, esfregue com um pano seco ou com papel absorvente.
  • Suco de limão: o limão não só deixa um agradável aroma cítrico, mas também possui propriedades antibacterianas com as quais você garantirá que a geladeira esteja completamente limpa. Esprema 3 limões e misture o suco com meio litro de água, depois mexa e borrife o líquido dentro do dispositivo . Deixe agir por 5 minutos e depois seque com um pano.

>> Saiba mais: Dicas de limpeza para afastar o Coronavírus da sua casa e bichos de estimação.

Cuidar de juntas e borrachas.

limpar geladeira prego e martelo 2

Essas áreas da geladeira geralmente não recebem muita atenção porque estão um pouco escondidas. 

No entanto, são áreas onde a sujeira tende a se acumular mais facilmente e onde o mofo pode crescer e quase virar um monstro. 

Além disso, se os emborrachados estiverem em mau estado devido à falta de limpeza, eles podem apodrecer e fazer com que a energia e o frio da geladeira escapem por eles. 

Para limpá-los completamente e desinfetá-los, você pode usar a mistura de vinagre e água, mas caso você perceba que as manchas não saem, precisará usar um pouco de água sanitária diluída em água. 

No caso de mofo, você pode aplicar um pouco de peróxido de hidrogênio com uma gaze na área, deixando o líquido trabalhar por algumas horas. 

Em seguida, limpe com um pouco de sabão e água e seque. 

Por último, adicione um pouco de talco nas juntas e borrachas para que elas fiquem protegidas por mais tempo.

>> Saiba mais: Em tempos de Coronavírus como receber uma encomenda em casa de forma segura.

Limpe também o exterior.

como limpar geladeira prego e martelo

Tão importante quanto limpar o interior da geladeira é limpar suas portas. 

Se forem brancas, você poderá limpá-las facilmente com a mistura de bicarbonato de sódio, vinagre ou limão usada no interior. 

Por outro lado, se forem de aço inoxidável, você terá que utilizar pano de microfibra e produtos de limpeza específico para inox e finalizar a limpeza com papel toalha.

Voltando: misture 3 colheres de sopa de óleo em 2 colheres de suco de limão, mexa e esfregue toda a superfície das portas umedecendo um pano no líquido. 

Depois de deixar a mistura funcionar por 10 minutos, seque com um pano limpo. 

Depois de terminar a geladeira e ela estiver completamente seca, volte a colocar as gavetas e prateleiras e os alimentos.

Viu como limpar geladeira é fácil? Se você seguir este passo a passo, sua geladeira será muito bem cuidada e permanecerá com aspecto de nova por muito mais tempo!

Comentários