Dicas

8 erros para evitar em uma reforma de banheiro.

Publicado em 26.05.2021 |
156 visualizações

O banheiro é utilizado diariamente, várias vezes ao dia, e, portanto, exige mais atenção na hora de decorar para que atenda perfeitamente a todas as necessidades.

Em muitas ocasiões, nem mesmo a mudança de casa é garantia de conseguir um banheiro melhor do que o anterior, já que esse cômodo é um dos mais negligenciados; portanto, acaba sendo mais fácil investir em uma reforma que permita adequá-lo ao seu gosto e necessidade.

Porém, algumas vezes no afã de acertar é possível que  alguns erros sejam cometidos na hora de reformar ou decorar seu banheiro, por isso, estamos aqui para apontar os 8 erros que você deve evitar ao renovar o visual desse ambiente.

1- Achar que basta reformar apenas a aparência.

banheiro espelho hexagono prego e martelo

Não se contente com uma reforma que só seja visível e aproveite esse projeto para garantir que sua tubulação esteja em ótimas condições e que os materiais aplicados sejam resistentes e adequados para este espaço.

É contraproducente aplicar a lógica do baixo custo no banheiro, por ser um dos cômodos mais expostos à erosão devido ao contato com o vapor e ao uso constante da água, o que potencializa o aparecimento de umidade, fissuras e outros problemas específicos que acometem esse local.

>> Saiba mais: DECORAR BANHEIROS: NÃO NEGLIGENCIE ESSE CÔMODO DA CASA

2 - Instalações malfeitas.

chuveiro bonito prego e martelo

A segurança deve sempre ser uma prioridade ao considerar uma reforma do banheiro.

Quando eletricidade, água, superfícies escorregadias e pessoas com pressa se reúnem em um ambiente pequeno, a probabilidade de um acidente é bastante alta.

Uma instalação elétrica malfeita, uma porta de chuveiro mal posicionada ou um piso escorregadio podem representar um risco para a saúde.

Portanto, é imprescindível ter o máximo cuidado nesses aspectos e contratar profissionais especializados em cada uma dessas funções para sua segurança e de quem mora em sua casa.

>> Saiba mais: 5 ideias para dar uma repaginada na sua cozinha.

3 - Não apostar na ventilação.

banheiro prego e martelo janela

Este é provavelmente o erro mais comum ao renovar o banheiro.

Ter ventilação adequada é fundamental para evitar a condensação e, consequentemente, o aparecimento de umidade e mofo no banheiro.

Por mais bonito e confortável que seja, o arrependimento virá se você tiver que se preocupar constantemente com a manutenção do teto e das paredes.

Mesmo que você tenha uma janela, não negligencie esse aspecto e invista em uma boa ventilação.

>> Saiba mais: Preparando o ninho de amor: decoração para o dia dos namorados

4 - Iluminação ruim.

iluminacao prego e martelo

O banheiro é, via de regra, um espaço pequeno, o que torna a aplicação de uma boa iluminação indispensável para criar um cômodo funcional e atrativo e funcional.

As lâmpadas de teto são uma excelente opção porque não ocupam espaço, embora dependendo do caso possam ser insuficientes.

Nesse sentido, um espelho iluminado é sempre uma ótima opção, pois além de proporcionar muita luz e um look moderno, será de grande ajuda nas rotinas de higiene facial ou maquiagem facial, sem deixar que as sombras interfiram.

>> Saiba mais: 8 dicas para aplicar o Feng Shui no home office e ganhar produtividade. 

5 - Focar muito na estética e não pensar na funcionalidade.

banheiro decor prego e martelo

Às vezes, você se esforça tanto para pensar no banheiro dos seus sonhos que se esquece de como é importante tornar esse espaço funcional em primeiro lugar.

Os vários elementos devem ser dispostos de forma que haja espaço entre eles em um uso intuitivo.

A distância ideal entre o vaso sanitário e o bidê deve ser de 25 cm, para que possam ser usados com conforto, e no chuveiro deve-se sempre levar em consideração o tipo de abertura da porta, se houver.

Tente também não colocar o vaso sanitário próximo ou em frente à porta, pois quem o usa pode se sentir muito exposto.

>> Saiba mais: Quadros ou telas? Saiba mais sobre cada um para poder escolher

6 – Usar acessórios e acabamentos incompatíveis.

decoracao de banheiro

Depois de consultar várias referências em relação a estilos estéticos e materiais, é comum definir preferências e podemos querer misturar e combinar vários tipos de metais, madeira ou azulejos no mesmo banheiro.

Misturar várias referências diferentes pode ser um erro real e pode resultar em um espaço confuso, pouco sofisticado ou desordenado.

A aposta em materiais elegantes e duradouros, que estejam preparados para as condições de utilização deste espaço, será sempre a opção recomendada para ter um banheiro harmonioso.

>> Saiba mais: Bicho em casa: dá pra ter tapetes e animais de estimacão?

7- Ignorar a porta do box do chuveiro.

porta box prego e martelo

Parece curioso, mas algumas pessoas quando estão pensando em como decorar pequenos banheiros esquecem da funcionalidade do cômodo.

A porta do chuveiro, por exemplo, deve ser de fácil acesso para ser aberta por fora e por dentro.

Em alguns casos as pessoas acabam tendo que fazer contorcionismo para chegar ao chuveiro.

Escolha um modelo de porta de chuveiro que seja fácil de abrir e tenha atenção para que nem a pia e nem o vaso sanitário atrapalhem o acesso até a mesma.

>> Saiba mais: Cadeiras na decoração: estilo e funcionalidades.

8 - Pensar somente no curto prazo.

banheiro azul prego e martelo

Seu banheiro pode durar muitos anos, sem ter que renovar os materiais.

Antecipar as suas necessidades futuras e tornar o seu banheiro universal e atemporal irá poupar-lhe dinheiro a longo prazo e tornar muito mais fácil para si vender ou alugar o imóvel, caso pretenda.

Às vezes ficamos fascinados com as tendências e os visuais mais populares do momento, mas quando saem de moda só queremos nos livrar deles (pense nos típicos banheiros de azulejos rosa da casa dos avós).

Resumindo: ao fazer uma reforma de banheiro, lembre-se de mantê-la simples, mas com um toque sofisticado, sempre optando por materiais duráveis e de qualidade.

Você apreciará essas escolhas no futuro!

>> Saiba mais: Que tal levar a natureza para dentro de casa?

Duas dicas bônus sobre decoração desse cômodo:

banheiro quadro prego e martelo

Obviamente que não podemos ignorar os aspectos decorativos, por isso vamos a dois erros "tolinhos" mas que grande parte das pessoas ignora na hora de decorar o banheiro.

Não dar importância ao tamanho do espelho.

Especialmente quanto se tratar da decoração de pequenos banheiros, lembre-se de que o espelho escolhido deve ser o maior possível para o espaço.

Afinal, como não é novidade para ninguém, espelhos tem um efeito muito interessante no ambiente fazendo com que ele pareça visualmente maior.

Contudo, quando o item é pequeno tende a contribuir com a sensacão de ambiente pequeno uma vez que o reflexo gerado nele é menor.

Você pode colocar um espelho na largura da parede sob a pia, além de elegante resolve com toda certeza o problema do tamanho.

Não usar quadros na decoração do banheiro.

Pode? Claro que pode usar quadros, telas e placas decorativas no banheiro, sim.

Até porque esse item é um dos mais versáteis da decor e, por isso mesmo, se adapta a qualquer cômodo.

Ali, especificamente, vai poder ser bastante contemplado por quem for usar o local, né.

Claro que será necessário tomar alguns cuidados, como por exemplo, lembrar da umidade e afastar as obras de potenciais áreas de vapor, que podem danificá-las.

Procure ainda, evitar molduras de madeira não envernizadas que tendem a sofrer mais com essa umidade.

Lembre-se sempre: a funcionalidade e o bem-estar devem estar presentes em todos os cômodos de sua casa ou apartamento, sem sombra de dúvida.

Porém, deve-se prestar ainda mais atenção nos ambientes mais íntimos, como o banheiro ou o lavabo, afinal, eles interferem diretamente no seu bem-estar diário.

Esperamos que as dicas tenham sido de grande valia para a reforma ou a construção do seu banheiro!

Lembre-se sempre de consultar um profissional qualificado para um melhor resultado e na hora de decorar, seja qual for o ambiente, não pense duas vezes: vá de Prego e Martelo que não tem erro!

Prego e Martelo e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.