0
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

Cinquenta tons de cinza: aposte na versatilidade dessa cor para decorar

Publicado em 01.10.2021 |
56 visualizações

Neutra e fácil de combinar, ela vem ganhando seu espaço nos ambientes

cinza

O livro que fez sucesso no mundo todo pode ter nos dado uma ideia errada sobre a gama de possibilidades dessa cor. Na verdade, são 65 os tons de cinza, indo desde o cinza asfalto, passando pelo sépia, até o elefante. E aí, com tanta opção, não é difícil entender porque ele é aposta de muitos designers na hora de decorar.

Leia também: Como escolher as cores da sua parede? 

A cor mais odiada do mundo pode entrar na decoração? 

Não sabe onde dá para usar cinza? A resposta é simples: em todos os cômodos da casa – do banheiro ao quarto do bebê, cabe em todo lugar e serve para todo estilo.   

cinza 2

Pode até não ser o queridinho de quase ninguém quando o assunto é cor favorita: menos de 1% da população mundial aponta essa cor como preferida. Mas entre decoradores ele já é tendência, dada a versatilidade desse intermédio entre branco e preto.

Leia também: Preto na decoração: como usar?

Eu amo rosa. E agora? Essa cor não é tão comum em decoração, mas vem ganhando espaço.

Que tal um pouco de contexto histórico? Durante o Renascimento e o Barroco o cinza era considerado símbolo da nobreza e uma cor importantíssima na arte. Mais tarde tornou-se a cor da moda parisiense, para expressar riqueza e da sofisticação.

cinza 3

Viu só como essa cor tem força? E também não fica atrás no quesito versatilidade. Com uma cartela ampla de tons (e sendo neutro) ele serve para diversas combinações. Há quem diga que cinza é o novo bege, só que com uma pegada mais moderna. Os tons mais claros também podem ser usados também para substituir o branco.

Mas antes de escolher seu tom de cinza preferido, é importante analisar algumas questões. Por exemplo, se o espaço a ser decorado for pequeno, não é indicado usar um tom escuro. Para criar a sensação de amplitude, você sabe, a aposta é sempre nos tons mais claros e não é diferente com essa cor.

Se quiser combinar os tons de cinza em um ambiente a dica é deixar os mais claros para piso e paredes e os mais escuros para móveis e acessórios.

cinaaa

Em ambientes maiores é possível ousar mais, mas nesse caso o cuidado deve ser para não exagerar e deixar um clima até mesmo pesado no espaço.

E se você é daqueles que gostam de abusar das cores na decoração, o cinza é perfeito como base.  As cores que mais combinam com ele são branco, preto, amarelo e tons mais claros (ou até mesmo neon) de rosa, verde e azul, segundo os especialistas. Eles também destacam que é preciso cuidado se for misturá-lo com marrom, vermelho ou roxo, sendo nesses casos mais aconselhável optar por tons bem claros.

cinza 7

O cinza também fica ótimo combinado com plantas. Paleta cinza complementada com natureza cria um efeito leve e moderno.

cinzzzz

Em resumo, se decoração de interiores fosse um livro, 65 tons de cinza seria um título bem adequado para ele.

Dê uma chance para essa cor e talvez você se surpreenda.

Quer tentar? No site www.pregoemartelo.com.br você encontra itens nessa cor e outros que podem ser combinados com ela.

Texto: Adriele Nardelli - jornalista e redatora Prego e Martelo