0
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

Como higienizar almofadas devidamente?

Publicado em 20.11.2020 | comentários
45 visualizações

Como limpar as almofadas do sofá ou da cama é uma questão que nos colocamos muitas vezes, uma vez que as almofadas são muito usadas e, por isso, necessitam de uma limpeza frequente para estarem em boas condições.

As almofadas estão muito presentes na decoração das nossas casas, pois são um complemento perfeito em qualquer espaço que tenha as mais diversas funcionalidades.

Podemos encontrar almofadas nas mais variadas formas e materiais que dão personalidade ao local que as acolhe, marcando o estilo do espaço em que se inserem.

Almofadas e capas de almofadas estão muito expostos ao contato e, portanto, é muito fácil acumular sujeira e poeira nelas, uma vez que as usamos para uma infinidade de coisas diferentes.

Podemos usá-las para nos sentarmos ou deitarmos, como travesseiro, como apoio para o livro de leitura e há quem utilize com apoio para notebooks, o que não é muito indicado.

Muitas vezes apenas sacudir as almofadas é suficiente, quando detectamos por exemplo, pó e sujeira superficial que se acumulam diariamente.

Em outros momentos uma limpeza mais profunda é a única medida possível para recuperar a peça novamente, especialmente quando a sujeira é relevante ou há manchas.

Temos que saber limpar as almofadas para deixá-las em bom estado e com boa aparência. Para saber como limpar as almofadas devidamente, vamos explicar em alguns passos simples:

1. Como limpar as almofadas: agite-as.

agitar almofada prego e martelo

Diariamente após o uso, é necessário sacudi-los, modelá-las e posicioná-las corretamente para que soltem a poeira e os ácaros e recuperem sua forma original.

Se você não moldar as almofadas, elas acabarão deformando e estragando, pois o enchimento da almofada terá que se espalhar e recuperar sua forma original para dar à capa uma boa aparência e utilidade.

>> Saiba mais: Como usar almofadas na decoração? 4 Dicas Incríveis!

2. Como limpar as almofadas: aspirar.

aspirador almofada prego e martelo

Você deve aspirar as almofadas pelo menos uma vez por mês para remover a poeira e os ácaros. Isso mesmo, você não leu errado, aspirar!

Sacuda primeiro, retire o recheio e passe o aspirador com cuidado, caso a almofada tenha algum tipo de ornamento ou se o material for delicado, tome um cuidado especial ao aspirar.

>> Saiba mais: Guia definitivo para você escolher a capa de almofada perfeita.

3. Como limpar as almofadas: manchas líquidas.

enchimento almofada prego e martelo(Clique na Imagem - Enchimento Para Almofadas 45x45 cm)

Em muitas ocasiões, as almofadas ficam manchadas por líquidos de diferentes tipos, alguns mais fáceis de limpar e outros que em muitos casos são quase impossíveis de remover.

As manchas nas almofadas variam de suco ou café a cola ou tinta. Isso porque as almofadas são um elemento decorativo polivalente que pode ser encontrado em qualquer canto da casa.

A primeira coisa que devemos fazer para limpar uma mancha é secar o enchimento da almofada e secar o líquido que foi derramado em papel absorvente de cozinha.

Em seguida, use o produto mais adequado para limpar o respectivo tipo de mancha.

Se a mancha for gordurosa, aplique um pouco de água com amônia e esfregue com um pincel.

Após limpar a mancha, enxágue e coloque a capa de almofada na máquina de lavar.

Você nunca deve se esquecer de verificar a etiqueta na capa que indica como limpar as almofadas.

Esta etiqueta especifica a composição e os materiais da almofada e as instruções de limpeza recomendadas.

>> Saiba mais: Renovando a decoração de casa apenas com almofadas.

4. Como limpar as almofadas: manchas de comida.

comendo na almofada prego e martelo

Como as manchas líquidas, a primeira coisa que devemos fazer é remover os restos de comida com papel absorvente.

A seguir, utilizaremos o produto adequado para eliminar esse tipo de mancha, sem esquecer, como já mencionamos, de consultar a etiqueta da peça para saber quais são os materiais que compõem a almofada e como limpá-la.

Após a limpeza da mancha, lavaremos a capa na máquina de lavar ou à mão, conforme for o material ou de acordo as determinações da etiqueta.

>> Saiba mais: Direto ao ponto: como combinar estampados na decoração.

5. Como limpar as almofadas: o enchimento sintético.

kit fotografia almofadas prego e martelo(Clique na imagem - Kit 4 Almofadas Decorativas Own Fotografia)

O enchimento sintético das almofadas pode ser limpo de diferentes maneiras.

Por um lado, podemos lavá-los à mão deixando-os numa bacia com água e amoníaco durante cerca de 24 horas, depois de ensopados vamos enxaguá-los com água fria e deixá-los secar ao ar livre.

Se, por outro lado, preferir a opção de limpar o enchimento sintético na máquina de lavar, também é possível fazer.

Retire a capa protetora. Coloque, no máximo, duas almofadas por vez, na vertical. Coloque a quantidade de sabão indicada pela máquina.

Evite usar sabão em pó, que é mais difícil de remover. Não use amaciante.

Programe a máquina para fazer dois enxágues. Assim, você se certifica que o interior das almofadas foi lavado completamente.

Seque na sombra, em ambiente bem ventilado, na horizontal, sobre uma toalha branca, para não deformar. Vire a almofada de vez em quando para que ele seque por igual.

Mas de novo o aviso: leia atentamente as instruções da etiqueta.

>> Saiba mais: Precisamos falar sobre os benefícios que uma capa de almofada oferece para a decoração da sua casa

6. Como limpar as almofadas: dicas finais.

amarelo almofadas prego e martelo

Embora não seja algo muito comum com almofadas, pode acontecer de aparecerem manchas amareladas.

Mas não precisa se apavorar é possível retirar as manchas com uma receita caseira bem simples:

  • 1/2 xícara (chá) de bicarbonato de sódio;
  • 1/2 xícara (chá) vinagre claro;

Coloque essa mistura na máquina de lavar assim que ela encher de água e prossiga com a lavagem normalmente.

Se for lavar à mão, deixe os travesseiros de molho em água com essa mistura por cerca de 20 minutos e lave normalmente depois.

Saber limpar as almofadas é importante, pois todos temos este elemento de decoração na nossa casa.

Além de levar em consideração as indicações acima, devemos levar em consideração os materiais com os quais as almofadas são feitas para utilizar os produtos de limpeza adequados para o seu respectivo tipo de material.

As almofadas podem ser encontradas em couro, veludo, camurça, bordado, cetim, etc, numa infinidade de tecidos e adornadas com diferentes desenhos, materiais... que as tornarão especiais e muito diferentes umas das outras.

Por isso temos que olhar atentamente as recomendações que constam nas etiquetas da almofadas para poder limpá-las corretamente sem danificá-la.

Com estas dicas práticas de limpeza das almofadas deixará de ter desculpa para as manter limpas e em bom estado, dando aos diferentes quartos onde as mantém um toque de decoração original.

Se gostou das dicas, acesse o site pregoemartelo.com.br e confira a diversidade de almofadas e capas de almofadas que farão você se apaixonar perdidamente.

Comentários

Prego e Martelo e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.