0
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

Direto ao ponto: como combinar estampados na decoração.

Publicado em 29.02.2020 | comentários
628 visualizações

Ao que parece as cores sóbrias e as superfícies lisas que sempre tiveram seu lugar cativo no universo do design de interiores estão cada vez mais dividindo espaço com os mais variados tipos de estampas.

Grandes aliadas da decoração, as estampas são capazes de transformar os ambientes com estilo e personalidade, tornando as composições mais interessantes e convidativas.

Estampados são muito versáteis e podem ser utilizados em qualquer cômodo da casa e em diferentes estilos de decoração, do rústico até o estilo nórdico, passando pelo minimalista.

A combinação das estampas é uma maneira muito simples de dar um toque de estilo a qualquer ambiente; os estampados ficam ótimos em almofadas, sofás, camas e até cortinas.

Quer saber como fazer uma bela decoração com estampas sem correr o risco de exagerar na dose? Continue aqui, lendo este artigo e confira nossas dicas!

>> Saiba mais: Faça sua aposta: móveis escuros versus móveis claros!

Primeiramente: qual é o seu propósito?

estampas prego e martelo

Há pessoas que querem alegrar o ambiente com muitas estampas e cores e há outras que preferem ambientes mais limpos, preferem passar um ar de sobriedade, etc.

Cores suaves deixam a casa mais aconchegante, cores escuras a deixam mais sóbria.

É preciso ter um propósito, se inspirar em um tema, em outros ambientes, pesquisar ideias… É muito importante ter um ‘clic’, e isso é somente adquirido, com pesquisas e referências.

>> Saiba mais: Dicas e ideias para decorar a parede da cabeceira da cama!

Escolha o espaço e o objeto.

estampa escolha prego e martelo

Na hora de colocar a mão na massa, a primeira coisa a fazer ao começar a decorar sua casa com estampados é escolher o espaço e o objeto em que essa padronagem será usada. 

Pode ser qualquer objeto, desde almofadas a cadeiras, sofás até paredes.

Precisamos saber qual área da casa será a que decidiremos decorar para que, dependendo do tamanho do ambiente, este não fique sobrecarregado.

>> Saiba mais: Truques para melhorar um quarto compartilhado entre irmãos.

Paleta de cores.

paleta de cores estampas prego e martelo

Uma das principais regras ao decorar com estampados diferentes é a existência de "uma ligação" entre os elementos, tamanho, padrão ou cor mais comum.

É essencial usar uma paleta de cores adequada para combinar as estampas. Freqüentemente, é recomendável escolher uma paleta de cores pequena, que não exija mais de três ou quatro cores, mas outra opção é escolher um padrão multicolorido e combiná-lo com outros padrões de cores acentuadas.

Por exemplo, uma almofada de estampado floral pode ser combinada com uma almofada ligeiramente neutra e outra que corresponda à faixa de cores da estampa.

Veja o esquema de cores.

  • Branco: combina com tudo, seu contraste é mais marcante com azul, vermelho ou preto.
  • Cinza: fúcsia, vermelho, roxo, rosa, azul e amarelo.
  • Vermelho: cinza, branco, preto.
  • Laranja: azul, branco, preto.
  • Amarelo: azul, violeta, cinza e preto.
  • Verde: marrom dourado, laranja, amarelo, cinza, preto, branco.
  • Azul: amarelo, marrom, cinza, prata.
  • Preto: esta cor é universal e combina bem com todas as cores.

>> Saiba mais: Tendências de decoração de quarto de bebê para 2020!

A importância do tamanho.

estampas em objetos

É importante que entre os padrões haja uma variedade de tamanho e escala, por exemplo, combine 3 almofadas de tamanhos diferentes ou 2 almofadas com estampas semelhantes, mas em cores e escalas diferentes.

É de vital importância não unir duas estampas do mesmo tamanho, pois, de certa maneira, elas competiriam entre si, quando se tem dúvidas sobre a variação de tamanho, um bom truque é fechar um pouco os olhos e verificar se percebe a diferença entre um e outro.

De qualquer modo, uma estampa grande fica melhor em um objeto grande, como uma parede, uma cortina ou um tapete, enquanto as estampas pequenas ficam melhores em objetos pequenos, como almofadas, ou para dar um toque específico aos móveis.

>> Saiba mais: Dicas para Usar e Abusar dos Quadros na Decoração

Estampas semelhantes e opostas.

estampas opostas prego e martelo

Para facilitar a combinação das estampas, é melhor escolher um padrão de base que é o ponto de partida da combinação, depois eleger um padrão que seja oposto a esse estampado e combiná-lo com tecidos lisos e brincar com as cores.

Tudo isso com o intuito de criar um descanso para os olhos.

O melhor é que exista variedade e que se jogue com estampas florais, geométricas, listradas, etc. Mas os estampados não devem ser concentrados no mesmo canto, mas devem sim, ser levados a todos os cômodos.

>> Saiba mais: Vamos Decorar com Papel de Parede?

Diga adeus à monotonia com móveis estampados.

estampas dicas para nao exagerar prego e martelo

Uma alternativa bacana é utilizar o sofá estampado na decoração.

Uma excelente opção para decorações mais ousadas é formar um mix de estampas a partir do sofá, optando por objetos, como almofadas, em tons neutros e pastéis que ajudam a equilibrar o ambiente.

Para quem não quer um efeito tão ousado, ou teme enjoar rapidamente, uma ideia que está em alta é a de cadeiras e poltronas estampadas. Elas permitem uma harmonização mais fácil com o restante do ambiente e é garantia de sucesso.

>> Saiba mais: Cores na Decoração: 5 Dicas para não Errar!

Seja coerente: escolha padronagens que combinem com a decoração.

estampados quarto prego e martelo

As estampas precisam combinar com a proposta decorativa do ambiente, caso contrário, o resultado visual poderá ficar incoerente.

Se por exemplo, a sua decoração seguir uma linha mais romântica, as estampas florais podem ser uma excelente pedida.

Caso o conceito seja mais clássico e tradicional, as listras são escolhas certeiras. Nas decorações modernas, aposte nos grafismos e desenhos abstratos.

>> Saiba mais: Guia definitivo para escolher tapetes na decoração sem mistérios

Fuja dos excessos decorativos.

excesso de estampas prego e martelo

Por mais que seja tentador, nada de colocar estampas do piso ao teto, viu!

Isso geraria uma grande poluição visual, além de fazer os ambientes parecerem menores do que realmente são.

Utilize estampas com inteligência e bom senso, nada de exagerar na dose.

Na dúvida quanto às cores e aos temas, prefira investir nas estampas atemporais, elegantes e versáteis, como as listras.

>> Saiba mais: Precisamos falar sobre os benefícios que uma capa de almofada oferece para a decoração da sua casa

Adote capas para não enjoar das estampas.

11

Para quem costuma renovar o visual da casa com frequência e não abre mão da estampa, a dica é utilizar o poder das capas!

Capa de almofadas, capa para sofá e assim trocar quando melhor lhe convier.

Já se a intenção é renovar a decoração pontualmente, opte por novas cores e estampas ainda não usadas no ambiente e que combinem com os itens que serão mantidos no espaço.

>> Saiba mais: Mil sensações em apenas um ambiente: aprenda a misturar texturas na decoração

Comece aos poucos.

Se você ainda acha que não está muito preparada para usar muitos estampados na decoração dos ambientes de sua casa, é melhor começar com uma almofada ou capa de almofada, uma tela ou um quadro.

Não precisa ter pressa, comece aos poucos...

Quando se sentir um pouco mais preparada, é hora de começar a combinar duas estampas ou usar padrões maiores em espaços maiores.

Não esqueça de buscar inspirações em diferentes plataformas de decoração que podem servir como referência para você ver os padrões que gosta e como combiná-los.

Se você ousar decorar sua casa com estampas, verá como sua casa ficará cheia de vida e com um toque muito glamouroso.

E o melhor é que esse tipo de decoração é ótimo para todos os tipos de estilos e habitações: seja casa, seja apartamento, seja um escritório.

Além disso, lembre-se de que todas essas dicas não são aplicáveis apenas a tecidos, mas também podem ser usadas para fazer combinações com papéis de parede ou outros detalhes da decoração e tudo o mais que sua mente e criatividade puderem alcançar. 

Comentários

Prego e Martelo e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.