0
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

Truques para melhorar um quarto compartilhado entre irmãos.

Publicado em 25.02.2020 | comentários
3.339 visualizações

Dormir com os irmãos pode ser uma das experiências que você lembra com mais carinho quando chega à idade adulta, ou não (risos).

É verdade que durante a infância pode ser uma fonte de pequenos conflitos, mas proporciona às crianças uma série de experiências muito positivas.

O básico do básico é que é importante que cada uma das crianças tenha a sua própria cama e um cantinho mais particular onde possa expressar sua identidade e gostos.

Os brinquedos também podem ser divididos de modo que cada um tenha o seu espaço para guardá-los, podendo organizá-los da maneira como lhes faz mais sentido.

Se você tiver pouco espaço ou quiser que seus filhos durmam juntos por qualquer motivo, os seguintes truques para melhorar um quarto compartilhado entre crianças serão muito úteis.

>> Saiba mais: Tendências de decoração de quarto de bebê para 2020!

Camas para um quarto compartilhado entre crianças.

As camas são o centro de qualquer quarto e, quando dividir um quarto com crianças, é um dos aspectos mais importantes. Portanto, queremos que você conheça as principais opções que possui:

Camas de solteiro.

quarto de irma e irmao prego e martelo

O ideal é criar um layout de acordo com o espaço disponível e os outros móveis do quarto. As camas podem ser colocadas em paralelo ou em L, mesmo que sejam três em U.

Os clássicos beliches.

beliche prego e martelo irmaos

As camas de beliche têm a grande vantagem de ter várias camas no espaço de uma. Os mais comuns são dois assentos, mas também existem três ou mais camas.

Não é uma opção altamente recomendada quando as crianças são muito jovens.

Camas compactas ou tricamas.

tricama prego e martelo

Nesse caso, pode haver duas camas em um único espaço. Uma das camas está escondida embaixo da outra e é extraída de diferentes maneiras. Existem modelos que têm três camas.

Verifique se você tem espaço para abrir, se eles se abrem facilmente e se as camas estão na mesma altura.

Bicamas com baú.

bicama prego e martelo 2

Outra boa opção é apostar em uma bicama. No geral, ela ocupa o mesmo espaço que uma cama de solteiro e a cama de baixo pode ser puxada e recolhida apenas quando for necessário

Outros truques para um quarto compartilhado entre crianças.

Depois de ver as opções necessárias para escolher a cama dos seus filhos, preste atenção a esses outros truques para um quarto compartilhado entre crianças:

Anos dourados: cuidado com as idades entre os irmãos.

irmas prego e martelo

Se você tem vários filhos, o ideal é que eles durmam juntos de acordo com a idade. Pense que as rotinas serão mais semelhantes.

Quando os irmãos estão em idades muito diferentes, é preciso compreender que cada um precisa de um espaço devidamente apropriado para a sua condição de vida, ainda que tenha que compartilhar o espaço.

Como nem sempre é possível mudar para um lar maior, o jeito é setorizar o dormitório e reforçar cada vez mais as lições de privacidade.

No lado da criança, mantenha uma décor mais lúdica e divertida, com os seus personagens de animações ou artistas favoritos.

Já no setor do adolescente, prefira manter a neutralidade para que o jovem possa customizar conforme seu estilo no decorrer dos anos (aqui vale novamente a dica de usar acessórios facilmente substituíveis para decorar, assim se torna mais fácil e econômico trocar a decoração) e aí um item como o papel de parede pode ser extremamente importante.

>> Saiba mais: Ele ou ela está chegando? Dicas para arrumar o quarto de bebê!

Decoração do quarto compartilhado.

quarto unissex prego e martelo

Uma maneira de dividir os espaços em um quarto é decorar a área de cada criança de maneira diferente e se conseguir estabelecer uma espécie de link entre um e outro muito melhor.

No geral, o ideal é fazer a escolha em conjunto com as crianças — que dará um toque mais aconchegante e personalizado na decoração.

Quando a família tem dois filhos ou duas filhas essa escolha acaba se tornando mais fácil, pois é possível utilizar uma única cor que agrade os dois.

Porém, caso o quarto seja dividido entre um irmão e uma irmã, ou irmãos de diferentes idades, o ideal é apostar em cores neutras (tanto nas paredes, quanto nos móveis).

Além disso, claro, quadros, telas, placas decorativas, esculturas, adesivos e papéis de parede são ótimas opções — pois contam com uma enorme variedade de estampas e agradam a todos os gostos.

Você ainda pode utilizar almofadas diferentes para completar e quem sabe até mesmo brincar com a ideia de delimitação de espaços com as crianças. Basta escolher um tema que as crianças gostem (princesas, carros, bolas, casinhas…) e a diversão estará feita.

>> Saiba mais: Especial dia das Crianças - Chega de sofrer: ideias de pratos saudáveis e divertidos para crianças

Juntos, mas cada um no seu quadrado.

quarto para meninos prego e martelo

Quando irmãos dividem o mesmo quarto é imprescindível que cada um tenha o seu próprio espaço; afinal, nesses casos, a bagunça é em dobro.

Por isso, o ideal é apostar em móveis para guardar tanto roupas de vestir,  como roupas de cama, livros, quanto brinquedos.

Algumas opções interessantes são os baús, armários e guarda-roupas, para organizar livros e revistas, o ideal é apostar em prateleiras e nichos.

Idealmente, cada criança deveria ter seu próprio armário ou pelo menos seu próprio espaço. Isso não apenas permitirá manter a ordem, mas também que cada criança será responsável por seus pertences.

Mas vai de você se esses móveis serão divididos entre eles ou se cada um terá o seu.

>> Saiba mais: 8 dicas de decoração para home office pequeno

Área de estudos.

areas estudos quarto irmaos prego e martelo

É bom que eles tenham uma mesa para desenhar se forem pequenos ou fazer a lição de casa se forem mais velhos.

Claro que não é uma regra, mas ela ajuda muito na hora de fazer as lições de casa, estudar ou mesmo navegar na internet.

Dependendo do espaço, você pode dedicar uma mesa pra cada um ou um mesão para todos.

O legal é que o espaço pode ser composto por itens de ambos, possibilitando que eles organizem suas coisas da melhor forma possível.

Uma dica bem bacana é apostar em um muralzinho de cortiça, para que eles possam incluir tudo que precisam por lá, assim como recordações e fotos.

Não se esqueça de comprar boas cadeiras também, pois é um lugar que eles geralmente ficam por um longo tempo.

>> Saiba mais: 4 Dicas Incríveis de Decoração para Quartos Infantis

O velho truque dos espelhos: mas com cuidado.

quarto irmaos cinthia claro arquitetura prego e martelo

Para quartos pequenos, a boa e velha dica do espelho no ambiente é certeira.

Os espelhos são ótimos para ampliar visualmente o espaço, por isso, instale um em um local estratégico (a depender da idade das crianças pode ser perigoso).

Lembrando que, para ficar ainda melhor, é preciso cuidar também da iluminação.

Outra dica de ouro para fazer o ambiente parecer mais amplo, é apostar na luz natural.

Certamente você achou todas essas dicas muito práticas, mas quais são seus truques para seus filhos dividirem um quarto?

Comentários

Prego e Martelo e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.