Dicas

Dicas de decoração de sacadas e varandas pequenas.

Publicado em 24.01.2021 |
191 visualizações

Não vamos te enganar: decorar ambientes pequenos é sempre um grande desafio.

Mas não precisa se apavorar com tal ideia, ter uma área limitada não é motivo para você não decorar.  E decorar esse tipo de espaço pode não ser lá muito simples, porém, não é impossível.

Até porque nos dias de hoje, com as pessoas tendo menos filhos (ou nem tendo), o encarecimento das propriedades e a diminuição do tamanho dos imóveis, é cada vez mais difícil encontrar apartamentos com grandes sacadas, casas com grandes varandas.

Isso quando as possuem, não é verdade?

Mas se você é uma pessoa de sorte e tem ainda que seja uma pequena sacada ou varanda, hoje vamos conhecer algumas idéias e dicas para que esse pequeno espaço da sua casa ou apartamento seja um oásis de paz e tranquilidade.

Você quer saber como?

Ideias para decorar pequenas varandas.

decoracao sacada prego e martelo 5

Muitas vezes não sabemos como abordar a decoração de um espaço pequeno e aberto como uma sacada ou uma pequena varanda. 

No entanto, na maioria dos casos, é muito mais fácil do que possamos imaginar. 

Não se trata de nada lá muito complexo, mas muito pelo contrário, detalhes e pinceladas de cor que irão mudar totalmente a aparência do local.

Sem sombra de dúvidas as plantas são as nossas principais aliadas, só teremos que escolher cuidadosamente as que mais se adequam ao espaço de que dispomos, evidentemente.

A Iluminação é outro fator que mais pode nos trazer a escolha da iluminação certa. Se você deseja um ambiente descontraído, use sempre luzes quentes e indiretas.

Os acessórios decorativos como almofadas, quadros, também não podem ficar de fora nunca, mesmo tratando-se de um ambiente externo.

Acredite: seja estreita, longa ou curta, sempre há uma solução decorativa para a sua sacada ou varanda, vamos ver ideias.

>> Saiba mais: MEU CANTINHO: FAÇA VOCÊ MESMO SEU ESPAÇO ESPECIAL EM CASA

Plantas são essenciais.

decoracao sacada prego e martelo

Se existe um local ideal para as nossas plantas, sem qualquer tipo de dúvida, esse lugar é uma sacada ou varanda.

As plantas não só servem para dar cor e aroma, mas também têm uma função muito importante, isolar-nos do exterior e criar ambientes incríveis e únicos.

Decorar com plantas também tem suas regras, se tivermos uma pequena varanda devemos evitar vasos grandes e plantas que ocupem muito volume, pois o que procuramos é criar a sensação de um lugar confortável e não de estar escondido dentro da Mata Atlântica.

Use vasos pequenos e plantas pequenas.

Se quiser dar mais espaço, pendure seus potes na parede ou no corrimão, para este último os vasos são uma ótima solução.

Potes decorativos, peças de design que não só terão a função de recipiente, mas também podem ser uma peça chave na decoração.

Um detalhe que fará total diferença!

>> Saiba mais: Decoração Home Detox: como aplicar esta filosofia à sua casa

Ideias para iluminação.

decoracao sacada prego e martelo luz

Outra forma de criar espaços únicos, mesmo que tenhamos uma pequena sacada, é trabalhar a iluminação.

Sabemos que um espaço pode variar sua aparência dependendo da luz que usamos.

Assim, se quisermos criar um ambiente descontraído, de relax ou romântico, nada melhor do que a luz de umas lindas lanternas, arandelas.

Mas não são as únicas opções, ainda mais depois do surgimento das luzes LED que chegaram às nossas casas pra ficar.

Simplesmente é possível decorar com luzes coloridas ou com uma bela luz quente, com um fio dessas luzes que iluminam do chão, fazendo-as passar pelo rodapé ou colado à parede.

Lâmpadas industriais tipo Edison para uma varanda jovem e dinâmica, o céu é o limite.

>> Saiba mais: Decoração a dois: como decorar em casal.

Ideias para móveis.

decoracao sacada prego e martelo 6

Os móveis para colocar em uma pequena varanda devem ser leves, um assento tipo encosto, é a melhor forma de aproveitar ao máximo a superfície da varanda.

Aproveite o espaço disponível usando e abusando de nichos, prateleiras ou os queridinhos dos últimos tempos; os pallets.

Todos os itens acima são ótimos para esse tipo de ambiente porque não atrapalham em nada a ventilação, apenas atente-se às regras do seu condomínio.

Por isso, aproveite e decore com vasinhos, mimos, quadros, telas, plantas e o que mais sua imaginação desejar.

Outra alternativa super bacana para aproveitar a sua sacada pequena é fazer móveis sob medida. Assim, caso queira criar uma área gourmet, basta verificar as medidas com o especialista e encomendar.

Não faltam no mercado diferentes tipos de móveis e recursos decorativos, no mercado, muitos deles suspensos, para ocupar o mínimo de espaço possível nos ambientes.

Móveis leves, de linhas simples, de fácil colocação e super funcionais.

>> Saiba mais: DICAS PARA UMA DECORAÇÃO RELIGIOSA: COMBINANDO FÉ E ESTILO 

Dicas para decorar pequenas varandas.

decoracao sacada prego e martelo3

Para decorar uma pequena varanda, devemos levar em conta uma série de fatores, fatores individuais que, no entanto, fazem parte de um todo que se soma, no que diz respeito à decoração.

Elementos que nem sempre levamos em consideração e que agora comentaremos a título de conselho.

Não tente criar um espaço para outras pessoas na sua varanda, você é quem mora na casa e é por isso que sempre tenta torná-la agradável em primeiro lugar. Use móveis de terraço divertidos que servem para seu relaxamento.

Coloque almofadas com cores e texturas diferentes, almofadas que dêem calor ao espaço.

Se é adepto da cultura oriental, a sacada ou varanda é o espaço ideal para criar um belo espaço Chill Out, de inspiração arabesca ou Zen, use pequenas fontes que pode colocar num canto ou mesmo pendurado no parapeito.

Nada mal fazer da sacada um espaço para que você possa se reconectar, depois de um dia de trabalho estressante, não é mesmo?

>> Saiba mais: Good Vibes only: tranquilidade em casa com uma decoração Zen

Preste atenção aos pisos.

decoracao prego e martelo sacada

Alguns dos grandes esquecidos são os pisos, raramente prestamos atenção ao estado, cor ou design dos pisos da nossa sacada ou varanda.

Sempre temos que encontrar uma solução de acordo com nosso orçamento, obviamente.

Existem diferentes soluções, as mais econômicas geralmente são tapetes para exteriores que suportam altas e baixas temperaturas, bem como sol intenso ou chuva.

Tapetes que, além de aquecerem o espaço, dão cor, sem esquecer o conforto de poder andar descalço.

Mas nem sempre temos um piso de sacada ou varanda em mais ou menos bom estado, há momentos em que são verdadeiros desastres.

Uma ideia pouco comum, mas que pode ser interessante, especialmente para aqueles que sentem falta do contato dos pés com a natureza, com a terra, com a grama é a utilização da chamada grama sintética ou artificial, com o seu verde eterno, para conseguir um ambiente mais natural.

>> Saiba mais: Além do sofá: dicas para decorar os espaços da sua casa com almofadas.

Algumas plantas, porque sim!

decoracao sacada prego e martelo 2

As plantas, como já dissemos, proporcionam ao ambiente cor e aroma, precisam de alguma dedicação, mas sem dúvida os benefícios são sempre maiores.

Colocar pelo menos dois ou três vasos com plantas, pendurados e fáceis de manter, será o suficiente para dar aquele toque de natureza no meio da cidade.

Busque uma espécie de planta que se adapte às condições da sua sacada ou varanda, sejam plantas de sol ou sombra.

>> Saiba mais: 10 dicas: plantas na decoração, sem mistério algum

Móveis para se divertir.

decoracao sacada prego e martelo5

Antes de começar a decorar a sacada ou varanda, devemos considerar que tipo de atividade queremos fazer nela.

Se queremos um espaço mais intimista para relaxar, um espaço para jogar conversa fora, para socializar, pra ver o que está acontecendo na vizinhança (há quem goste, rs) ou simplesmente ler e tomar sol.

Obviamente não tem como pensar nesse local como um espaço para acomodar 10 ou mais pessoas, pois com certeza irá falhar.

Por isso, ter um objetivo bem delineado, facilitará muito encontrar o mobiliário e acessórios decorativos que se adaptarão à atividade que você tem em mente.

Se quisermos usar a nossa varanda para comer nos dias quentes, procure uma mesa que, mesmo que pequena, seja alta.

Cadeiras que sejam confortáveis e se não houver muito espaço, não colocar mais do que duas cadeiras.

Uma rede para relaxar ou ler, uma cadeira de balanço, um balanço suspenso no teto ou colchões estofados em tecidos aconchegantes para sua área de lazer e recreação.

Outros móveis como bancos, poltronas, móveis que podem ter mais de uma função, são ideais para uma pequena sacada ou varanda.

>> Saiba mais: Tendência: como decorar com as cores Pantone 2021?

Privacidade é bom e todo mundo gosta (pelo menos deveria).

plantas sacada decor

Muitas vezes é a falta de privacidade que diminui o uso das sacadas e varandas, principalmente nas grandes cidades.

Uma maneira de acabar com essa falta de privacidade é posicionar as plantas de forma estratégica, evitando assim ser visto pelos patrulheiros de plantão.

Outras opções como imitação de musgo, vime, bambu ou uma bela treliça, que também servirão para pendurar detalhes decorativos, como trepadeiras, são interessantes.

E estas foram algumas ideias de decoração para sua sacada ou varanda. Lembrando que estas ideias também podem ser devidamente adaptadas para quem possui um terraço.

Com um pouco de criatividade, bom gosto e aquela ajudinha super especial da Loja Prego e Martelo você pode superar a falta de espaço e transformar cada ambiente da casa em um local especial. 😉

Prego e Martelo e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.