0
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

10 dicas: plantas na decoração, sem mistério algum

Publicado em 02.10.2019 | comentários
1.073 visualizações

 

É, não tem jeito, as plantas invadiram quase todos os ambientes das habitações, incorporando-se inclusive à decoração das casas. As plantas proporcionam leveza e tranquilidade para a atmosfera do lar, elevando o bem-estar e a receptividade de todos.

Na verdade, conectar-se com a natureza em nossas casas mais do que ser uma tendência, pode nos trazer imensos benefícios.

Da saúde ao clima que geram, adotar as plantas na decoração, pode ser uma estratégia vantajosa. Além disso, elas ajudam a reduzir a poeira, bem como, auxiliam na redução da secura dos ambientes em determinadas regiões ou estações do ano.

Sem dúvida, um componente de decoração e meio ambiente que além de embelezar e trazer mais vida para os ambientes, ainda ajuda a combater alergias ao dar aquela forcinha na hora de manter o ar mais limpo. Sem ir longe demais, a NASA está bem ciente dessas propriedades.

Existem tantas variedades de plantas que são facilmente adaptáveis ​​a qualquer estilo de decoração, que acredite: não será um problema para você encontrar a correta. Normalmente eles exigem pouca luz e água, o que os torna ideais para se ter dentro de casa, seja nos corredores, escadas, varandas, perto de janelas, etc.

Ok, com certeza você já deve estar devidamente convencida(o) de que as plantas realmente são capazes de tornar um ambiente agradável, não só do ponto de vista estético, mas também de saúde e bem-estar...

Mas, além de procurar as espécies certas, é necessário saber como colocá-las, onde colocá-las e em que tipo de recipiente. 

Por conta disso, preparamos este manual para que você possa projetar seus interiores em torno das plantas e assim, torná-los ainda mais elegantes e repletos de vigor.

>> Saiba mais: Good Vibes only: tranquilidade em casa com uma decoração Zen.

1. Primeiramente vamos a algumas questões de ordem prática:

 

planta na decoracao prego e martelo

 

É conveniente não ignorar algumas questões práticas, como a quantidade de luz que cada cômodo de sua casa ou apartamento recebe, bem como, a temperatura (de acordo com especialistas as variações de temperatura são um problema bem comum em muitos lares brasileiros), para escolher com base nessas condições.

Em seguida, você deve encontrar o recipiente ideal, tanto pela aparência externa, quanto pelas dimensões, para não acabar colocando uma planta de dimensões um pouco maiores espremida em um vaso pequeno e vice-versa.

>> Saiba mais: Vamos Decorar com Papel de Parede?

2. No chão em vasos bem escolhidos, elas arrasam...

 

decoracao com plantas chao prego e martelo

 

Verdadeiras esculturas com movimento, cheiro e muita cor, seja nos cantos ou como parceiras ao lado do sofá, ou da mesa lateral, não importa, uma linda planta (ou mais de uma) na sala, transformam o local em um espaço bonito, delicado e aconchegante. Quando você entra em uma sala, seu olho se move entre diferentes objetos e pontos espaciais.

E elas se tornam as grandes estrelas do ambiente, sem sombra de dúvidas. Se o espaço permitir, invista em uma espécie grande, que ocupe com maestria o lugar no qual ela será instalada, ou coloque o vaso em cima de um móvel que lhe dê destaque. E não se esqueça de caprichar no tipo e estilo do vaso, tá.

>> Saiba mais: Cores na Decoração: 5 Dicas para não Errar!

3. Plantas em grande escala lá vamos nós!

 

umidade vasos prego e martelo

 

Não se deixe intimidar pela sua altura e tire proveito daquelas plantas majestosas, que excedem um metro e meio. São boas opções para ambientes de dimensões generosas, especialmente salas de estar, pois funcionam como esculturas vivas, acrescentando uma pincelada natural artística. 

Obviamente, deixe-as brilhar por si mesmas, tornando-as as "rainhas" do espaço, impedindo que outras espécies menores procurem ser suas consortes.

>> Saiba mais: Decoração de Primavera: vamos dar as boas vindas à estação das flores

4. No quarto sim e por que não?

 

planta quarto prego e martelo

 

Ao contrário do que já se pensou tempos atrás, ter plantas no quarto não é proibido. Pelo contrário, elas podem até fazer bem. Nesse caso, você deve sempre apostar em espécies que favorecem o descanso com suas cores e aromas. Nem se trata de converter o quarto (seja de casal, seja de solteiro) em um jardim, mas incorporar um número suficiente de vasos para dar espaço a um toque natural.

Colocar plantas no quarto, então, não só não é ruim, como existem espécies que podem ser muito benéficas, pois melhoram a qualidade do ar e consequentemente podem ajudar na qualidade do sono (exemplo: gerbera, espada-de-são-jorge, jasmim).

>> Saiba mais: Varandas Decoradas!

5. Do home office ao seu local de estudos.

 

decorar plantas prego e martelo

 

Na área de estudos ou de trabalho, onde tudo está devidamente organizado e contido, as plantas ajudarão a dar um toque de vida e energia, graças ao contraste que ocorre naquela atmosfera organizada e visualmente 'limpa'. Procure espécies que viçosas que transbordem de seus vasos e deixem suas folhas e flores exuberantes penduradas. 

Não esquecendo seus benefícios nesses ambientes, onde, por exemplo, a Dracena Marginata que é conhecida por sua capacidade de absorver dióxido de carbono, emitindo oxigênio fresco e, quanto mais oxigênio nosso corpo possui, maior se torna a nossa capacidade de concentração e produtividade.

Além disso, a planta é capaz de controlar a umidade de um ambiente fechado, evitando assim, inúmeras doenças. Além disso, ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade, a tristeza e a livrar-se da fadiga mental.

>> Saiba mais: Como decorar a entrada de casa de acordo com o Feng Shui e atrair tudo de bom em sua vida!

6. Um bom coquetel de espécies.

 

decorar plantas coquetel prego e martelo

 

Se você for colocar várias plantas em um ambiente, procure que o todo tenha ritmo e seja harmonioso, combinando plantas com folhas e cores diferentes, que imprimam força e vitalidade. Quanto mais verde você incluir em sua composição, mais beleza e frescura obterá: tons lima, esmeralda, etc...

O mesmo vale para as folhas, delicadas, em forma de coração, como uma palma... Na variedade está a chave. Fica bem fácil criar um clima tropical dentro de casa.

>> Saiba mais: Como Limpar Tapetes? Algumas dicas simples e infalíveis

7. Em uma mesa, em uma prateleira...

 

decorar plantas na decor prego e martelo

 

Encontre o seu lugar: não há espaço que resista e não há um cantinho que não ganhe "pontos decor" com sua presença. 

Você pode colocá-los em sua mesa de escritório, estante, onde pequenas plantas podem ser facilmente misturadas com fotos, livros e luminárias; nas prateleiras da cozinha, onde os aromas podem trazer um cheiro agradável e um sabor delicioso aos seus pratos; na mesa ao lado do sofá, uma pincelada 'chique' e sedutora ...

Se desejar, coloque recipientes que combinem várias espécies de altura semelhante ou brinque com plantas individuais, segundo a planta e sua cor.

>> Saiba mais: Guia definitivo para escolher tapetes na decoração sem mistérios

8. A parede existe, não perca.

 

decorar plantas prego e martelo prateleira

 

Além de pendurar fotos e fotografias ou armazenar verticalmente (uma ótima idéia em residências de poucos metros), as paredes também podem ser um bom expositor para suas plantas. 

Para que o todo seja harmonioso, comece colocando um painel na parede para ser ‘preenchido’ com vasos no mesmo formato; ao final você cria um visual único e moderno para este formato de jardim vertical.

>> Saiba mais: 5 Dicas Para Ter Uma Cozinha Colorida

9. Questão de balanças e proporções.

 

decorar plantas verticalidade prego e martelo

 

A harmonia deve ser a sua máxima quando você combinar diferentes espécies e diferentes vasos.

O intuito é que, ao entrar em uma sala, se encontre um jogo de altos e baixos, fino e grosso, que atraia os olhos e a atenção. Procure um vaso que equilibre essas proporções e crie pontos de destaque e traga variedade à verticalidade da sala em geral.

>> Saiba mais: Precisamos falar sobre os benefícios que uma capa de almofada oferece para a decoração da sua casa

10. Compense as cores.

 

decorar plantas tons prego e martelo

 

A cor das plantas influencia o design de interiores. Portanto, se você criou um espaço muito frondoso, onde o verde define a decoração (quase) absoluta, tente escolher acessórios em tons neutros (bege, ocre, amarelo mostarda...). Têxteis, almofadas, capas de almofadas e tapetes em tons claros e suaves ajudarão você a obter a atmosfera que você precisa nesta sala.

Esperamos que tenha gostado das dicas. Muitos beijinhos pra você! 😘

Imagens: Natuzi, Homepolish, Ovenca, Tricurioso, Hk living, Norrgavel, Citysens, Cerâmica Da Vinci, Lazalda, Zara Home.

Comentários

Prego e Martelo e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.