Tendências

Pequeno Dicionário de Feng Shui: pra você decorar mais e melhor!

Publicado em 22.12.2020 | comentários
48 visualizações

Não é novidade pra ninguém que aqui no Blog da Prego e Martelo, volta e meia abordamos alguns aspectos do Feng Shui aplicado à decoração de interiores.

O Feng Shui é uma palavra chinesa que significa "vento e água.

Esta palavra define metaforicamente como a energia flui no espaço, pois se considera que a energia é invisível como o vento e se move como a água, pelas portas e janelas de nossa casa.

A teoria proposta pelo Feng Shui é baseada nos princípios estabelecidos na metafísica chinesa, ou seja, o equilíbrio ou Yin Yang, a teoria dos cinco elementos, o Ba Gua e o conceito de energia Chi.

O Feng Shui é estabelecido na existência de uma respiração vital ou Chi cujo fluxo é modificado pela forma e disposição do espaço, as orientações ou pontos cardeais e as mudanças temporais.

Se você quiser saber um pouco mais sobre este método milenar, continue lendo para conhecer um rápido dicionário de suas ferramentas mais necessárias para poder trabalhar este método oriental.

O CHI.

feng shui velas prego e martelo

A primeira palavra que vamos explicar neste dicionário é Chi, que significa "energia vital" e é o objeto de estudo do Feng Shui.

Segundo esta ciência, -que tem mais de 3.000 anos, tudo é energia e as pessoas podem modificá-lo de acordo com o que pretendemos alcançar, criando assim espaços repletos de energia fresca, positiva e vibrante.

A maneira como os objetos de nossa casa devem ser dispostos deve ser governada pelos chamados guardiões celestiais, que são o Dragão, o Tigre, a Tartaruga, a Fênix e a Serpente.

Esses nomes vêm das antigas constelações, que dividiam o céu em cinco setores; portanto, o Feng Shui está intimamente relacionado à astrologia.

Para que o chi flua adequadamente, o local ideal para nossos móveis deve ser aquele com a Tartaruga, localizada do lado de onde vêm os ventos mais fortes, e a água (Fênix) do lado oposto, já que o vento dispersa o chi enquanto a água o acumula.

>> Saiba mais: DECORAÇÃO ASTROLÓGICA: CONHEÇA O ESTILO DE CADA SIGNO

O SHA CHI.

feng shui prego e martelo

A segunda palavra neste dicionário é Sha Chi, que é um tipo de energia densa e às vezes agressiva que cria um ambiente de grande desconforto e mal-estar.

O Sha Chi é devido às formas angulares ou em uma posição triangular que aponta para nós, ao caos e à desordem, ou à falta de ventilação e luz em alguma área da casa.

Nenhum dos espaços é completamente positivo ou negativo, mas geralmente tem uma combinação de ambos.

No entanto, é melhor avisar rapidamente as áreas onde podemos notar essas vibrações negativas para encontrar uma solução.

>> Saiba mais: Mandalas na decoração de casa.

O YING E O YANG.

ying yang prego e martelo

A terceira palavra neste dicionário é Ying e Yang, que é a teoria taoísta que explica o conceito de opostos complementares.

O yin é o norte, a terra, o feminino, o frio, a lua, a noite; enquanto yang é o sul, o céu, o masculino, o calor, o sol, o dia.

A coisa correta a fazer de acordo com o Feng Shui é tentar equilibrar o ying e o yang em nossa casa.

Por exemplo, uma sala muito fechada terá excesso de yin, o que pode causar um ambiente ruim e energias não muito positivas; de modo que esse ambiente deve ser regulado com elementos do yang, como cores vivas, como vermelho, rosa ou laranja ou com plantas.

>> Saiba mais: FENG SHUI DO AMOR: COMO DECORAR O QUARTO DE CASAL PARA TRAZER HARMONIA À RELAÇÃO

A teoria dos 5 elementos ou Wu Xing.

wu xing 2 prego e martelo

É uma forma de classificar os fenômenos naturais e suas inter-relações nos espaços, o que o torna uma das ferramentas básicas que devem ser utilizadas para equilibrar e harmonizar os espaços, dando-lhes uma boa energia.

Isso pode ser um pouco complicado de colocar em prática, mas uma vez feito, pode ter efeitos muito positivos na casa de qualquer pessoa.

O objetivo principal é encontrar um equilíbrio entre os 5 elementos da energia : Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água.

  • Água: Para termos o elemento água em nossa casa, existem muitos objetos que o simbolizam, como cristais, espelhos e até cores como azul, cinza escuro e preto.
  • Fogo: Para termos elementos de fogo em nossa casa devemos ter eletrodomésticos, lâmpadas ou objetos em formato de pirâmide, e qualquer um com tons de vermelho, roxo , rosa ou laranja.
  • A terra: Para termos elementos de terra em nossa casa, devemos ter móveis pesados e estáveis, como uma estante ou tapetes , em tons de marrom, bege e amarelo.
  • Metal: Para ter elementos mentais em casa, você terá que ter objetos de ouro, prata, aço ou alumínio. Também é simbolizado por minerais , como a cor branca.
  • Madeira: Para ter elementos de madeira em casa, bastará ter acessórios naturais como plantas ou objetos que apresentem qualquer uma das gamas de verde.

Tudo isso é regido pela teoria dos ciclos de geração e dominação, que produz um equilíbrio entre eles:

  • De acordo com o ciclo de geração (também chamado de ciclo de criação): a madeira alimenta o fogo; o fogo, com suas cinzas, produz terra; a terra abriga os minerais; os minerais alimentam a água; a água dá vida à madeira.
  • De acordo com o ciclo de dominação (também chamado de estrela da destruição): a madeira é alimentada pela terra; a terra retém água; a água apaga o fogo; o fogo derrete o metal; metal corta madeira.

>> Saiba mais: Quer vender ou alugar seu imóvel? Confira dicas de decoração Feng Shui para você fazer um bom negócio.

MAPA BAGUA.

bagua pregoe martelo

O mapa Bagua é uma das ferramentas fundamentais do Feng Shui. Bagua significa oito casas e é uma forma metafórica de descrever oito tipos de energias que podemos localizar desenhando este mapa de energia na planta de nossa casa.

O mapa Bagua é um mapa octogonal que nos permite dividir o espaço da nossa casa em zonas.

Nessas oito orientações estarão representadas as estações do ano, nove números, os cinco elementos e suas energias, os animais celestes, as cores e as oito aspirações.

>> Saiba mais: AS CORES PARA 2021: FENG SHUI PARA UM ANO NOVO PROMISSOR

Princípios básicos do Feng Shui.

feng feng shui prego e martelo

  • Tudo está vivo: Tudo o que nos rodeia em nossa casa influencia o ambiente que é gerado e nós mesmos: os objetos, cores, materiais e símbolos de nossa casa emitem uma vibração quando estão vivos, e isso nos faz provocar uma série de emoções e sensações que, dependendo se as energias estão equilibradas ou não, serão positivas ou negativas.
  • Tudo está interligado: A energia em nossa casa influencia nosso humor e nossa energia também afeta nossa casa, então se tivermos uma energia muito negativa, ela pode ser transferida para nossa casa.
  • Tudo está em movimento contínuo: Energia é vida, não é estática, por isso está em movimento e mudança contínuos, assim como nossa vida.

Para o Feng Shui, tudo é cíclico e nossa vida muda como as quatro estações.

Que tal deixar seus princípios religiosos e filosóficos fazerem parte da decoração de sua casa?

Sabia que muitas pessoas tem o costume de decorar seu lar não só com as imagens de suas respectivas religiões, mas também, de acordo os princípios religiosos? De católicos, espíritas até budistas.

Na Prego e Martelo você encontra em nosso catálogo vários produtos decorativos, para poder expressar sua fé, sua visão filosófica do Mundo.

E podem ser usadas em todos os cômodos do seu lar, e renovar as energias e trazer proteção.

E pensando em você que gosta deste estilo, preparamos algumas opções para você personalizar seu ambiente, não só de acordo com o Feng Shui, mas também, de acordo com uma visão maior de fé. Inspire-se!

Comentários

Prego e Martelo e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.