0
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

Aprenda a limpar, cuidar e proteger o sofá da sua casa com algumas dicas rápidas

Publicado em 03.10.2019 | comentários
1.904 visualizações

 

Mais do que ser uma peça decorativa, o sofá também nos traz muito conforto e causa o bem-estar nas pessoas da casa e até visitantes. Afinal, convenhamos, é nele onde a maioria das pessoas passa a maior parte do tempo, descansam depois de um dia de muita correria, trabalho, estudos, etc.

É o móvel queridinho por excelência, pelo conforto e os momentos de relaxamento que nos oferece.

Também é super conhecido pela sua versatilidade e diversidade, já que seus diversos modelos, ainda nos proporcionam uma ampla possibilidade de design, tamanho, tipo de tecido, formatos e ainda podem virar cama! Ou seja, ele, realmente, merece a devida atenção, já que é fundamental em nossas casas.

Mas como nem tudo são flores, a má notícia é que no geral os sofás são móveis de preços muito elevados e por isso mesmo não são móveis que se troca com tanta frequência.

Mesmo que a decoração mude, geralmente o sofá permanece na casa por alguns bons anos mais. E é por esse e outros motivos que uma boa manutenção e limpeza são essenciais para conservar e manter a vida útil do seu sofá por mais tempo.

Para manter essa conservação e limpeza e deixar o sofá com cara de novo sempre, existem algumas dicas para ajudar na hora de limpá-lo. E é sobre isso que iremos falar aqui. Vem com a gente que só tem dica boa!

As dicas gerais pra começar:

Em primeiro lugar o óbvio: faça uma limpeza regular no seu sofá!

 

limpeza sofa prego e martelo

 

É preciso criar o hábito de limpar regularmente o seu sofá se quiser mantê-lo por muito tempo em sua vida, já que ele está sempre exposto às sujeiras e resíduos que circulam no ambiente em que se encontra.

A melhor maneira de limpar o seu sofá é usando um aspirador de pó e uma escova macia e seca para remover o máximo de poeira e resíduos que se acumulam no tecido. Utilizar produtos químicos no sofá não é lá muito recomendável, especialmente se estivermos lidando com aquelas peças de couro ou de tecidos sintéticos, já que esses produtos podem deteriorar o material utilizado para estofar esse móvel.

>> Saiba mais: Como Limpar Tapetes? Algumas dicas simples e infalíveis

Remova os pelos dos seus pets.

 

cachorro sofa prego e martelo

 

Não temos dúvidas que o seu bichano, seja ele canino, seja felino é uma gracinha, mas se você tem um bicho de estimação em casa, provavelmente o seu sofá deve apresentar um acúmulo razoável de pelos na superfície.

A maneira mais eficiente para remover pelos do sofá é enrolar uma fita adesiva na mão e passar lentamente sobre o estofado, retirando todos esses resíduos.

Pode parecer inofensivo mas uma vez acumulados, esses pelos podem diminuir o tempo de conservação do seu sofá, por isso, deixe a Lulu ou a Fifi brincar à vontade, mas fique de olho.

>> Saiba mais: Guia definitivo para escolher tapetes na decoração sem mistérios

Objetos pontiagudos, cigarro no sofá? Nem pensar!

 

sofa rasgado prego e martelo

 

Conhece a expressão "a prevenção sai mais barata que o remédio"?

Tratando-se de sofás isso é uma grande verdade: perfurar o estofado é um dos principais prejuízos que você pode ter no sofá, já que a restauração desse material pode custar bem caro. E isso se houver realmente solução para o caso.

Evite com todas as suas forças, utilizar objetos pontiagudos perto do estofado, como canivetes, canetas, facas e quaisquer outros que representem um grande perigo para integridade do estofado. Algumas peças de roupa também podem apresentar detalhes pontiagudos que estragam o sofá, por isso, é bom ficar atenta(o) ao uso desse tipo de vestuário no móvel.

Ah! E por favor, o mesmo vale para cigarros, isqueiros ou qualquer outro item que envolva chamas, ok.

>> Saiba mais: Vamos Decorar a Área de Serviço? 4 Dicas Incríveis!

Use capas para proteger qualquer superfície

 

capa sofa prego e martelo

 

Uma boa maneira de conservar seu sofá, aumentando o tempo de vida útil desse item na sua casa é usar capas para sua proteção. Capas e mantas ajudam a manter o sofá devidamente protegido contra manchas, perfurações e acúmulo de sujeira e ainda contribuem pra dar aquela caprichada no visual do móvel.

>> Saiba mais: Precisamos falar sobre os benefícios que uma capa de almofada oferece para a decoração da sua casa

Use almofadas para proteger o sofá.

 

almofada aquamarine

 

Somos até suspeitos em falar, mas definitivamente, as almofadas são peças coringa na decoração, utilizadas tanto nas salas de estar como nos quartos, acabam sendo extremamente versáteis e oferecem a opção de renovação através da troca de capas.

Escolha almofadas que façam contraste com a cor original do sofá e com o restante da decoração. Elas podem ser todas da mesma cor ou coloridas e estampadas, conforme a sua criatividade, a escolha é sua, as almofadas deixam o sofá mais confortável e ainda protegem a região do encosto e dos braços.

>> Saiba mais: Mil sensações em apenas um ambiente: aprenda a misturar texturas na decoração

Não deixe bater sol diretamente no sofá.

 

sofa sol prego e martelo

 

Uma boa maneira de aumentar o tempo de vida útil do seu sofá é evitar exposição direta do estofado ao sol, já que os raios podem queimar e manchar a grande maioria dos tecidos desses itens da sua casa.

Opte por posicionar o sofá em um local iluminado, porém que não sofra a incidência forte de luz solar ao longo do dia.

>> Saiba mais: 9 erros cometidos por pessoas que moram em lugares pequenos. Reconhece algum?

Sofá não é lugar para ficar pulando.

 

crianca sofa prego e martelo

 

Provavelmente quando era pequena(o) você já deve ter ouvido de sua mãe, avó ou tia que "sofá não é lugar para ficar pulando". E elas tinham muita razão.

Se você tem o hábito de ficar em pé em seu sofá ou deixa que crianças ou quem quer que seja pule no estofado, simplesmente já está na hora de parar com esse comportamento.

Essas atitudes podem dificultar a conservação desse móvel, já que movimentos bruscos podem causar o rompimento da costura e a perfuração do tecido do estofado do sofá com muita facilidade, prejudicando o visual e design da peça.

Por isso, ouça o conselho da mamãe!

Use porta-trecos eles são parceiros!

 

porta trecos prego e martelo

 

Eles são uma boa alternativa quando se tem problemas nos braços do sofá. Além disso, as bandejas e porta-trecos são objetos de decoração e que mantêm sua sala organizada.

Existem diversas opções no mercado, as bandejas costumam possuir porta-copos, evitando que o sofá fique molhado. Os porta-trecos são utilizados para guardar os controles remotos e outros pequenos objetos.

Escolha modelos feitos em materiais que combinem com o estilo do seu sofá e claro, com o restante da decoração da sala.

Mistura para limpar sofá: passo a passo

  • Misture todos os ingredientes em uma vasilha alta.
  • A solução vai borbulhar, por isso, tome cuidado para não derramar e fazer bagunça.
  • Transfira a mistura para uma garrafa borrifadora.
  • Para usar, borrife a solução sobre a sujeira e esfregue com uma escova de cerdas macias, retirando o excesso com um pano limpo.
  • Depois, use outro pano para secar a umidade.
  • Espere o local secar completamente antes de usar.
  • A solução pode ser guardada por até 2 meses. Se precisar de mais quantidade, basta dobrar a receita.

O vinagre é sempre uma mão na roda na limpeza da casa. Aprenda outros truques de como usar esse ingrediente tão versátil.

Mistura para limpar o sofá com mau cheiro.

Outra mistura para limpar sofá recomendada pela Dr. Lava Tudo é uma solução que também elimina os odores, comuns especialmente em casas com animais domésticos.

Você vai precisar de:

  • 1 litro de água;
  • 1/4 de copo de álcool;
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 1/2 copo de vinagre branco;
  • 1 colher de sopa de amaciante com fragrância de sua preferência.

Passo a passo:

  1. Misture bem todos os ingredientes, até adquirir uma aparência uniforme.
  2. Transfira a solução para um borrifador.
  3. Para utilizar, basta borrifar sobre a superfície do sofá e aguardar secar.

O vinagre é responsável por manter o tecido com a cor mais viva, enquanto o bicarbonato age contra a sujeira. Já o amaciante vai deixar o estofado cheiroso e confortável.

Viu? Manter esses simples cuidados é uma maneira eficiente e simples de conservar seu sofá bom e velho sofá por mais tempo. Tem algum outro tipo de cuidado ou estratégia que não mencionamos aqui e que você usa para aumentar o tempo de vida útil desse móvel? Conte para a gente!

(Imagens: Handy, Servpro Cleaning, Uol, iStock, Prego e Martelo, Pinterest, CouchLife, Ordenato)

Comentários

Prego e Martelo e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.