0
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

Dicas de Feng Shui para colocar em prática na decoração da cozinha e atrair boa sorte.

Publicado em 27.03.2021 |
819 visualizações

A cozinha deixou de ser um espaço meramente funcional para se tornar uma divisão da casa com carácter próprio.

No entanto, a sua contribuição estética para o projeto decorativo geral da sua casa transcende um mero papel de complemento, adquirindo importância capital sob a proteção de correntes como o Feng Shui.

Por este antigo sistema filosófico baseado na cosmonogia chinesa e em como a ocupação harmoniosa do espaço pode se traduzir em uma influência positiva sobre quem o ocupa, a cozinha representa abundância e prosperidade.

Posto isto, para além das recomendações gerais que esta disciplina contribui para o design de interiores e decoração, neste livro de ideias recolhemos para si 7 dicas de Feng Shui para colocar em prática na cozinha e ter uma vida boa.

A localização da cozinha.

cozinha feng shui prego e martelo

Dependendo da área do seu mapa Bagua que a cozinha ocupa, encontramos alguns detalhes que devemos resolver, embora lembre-se que harmonizando adequadamente a sua cozinha, você sempre poderá fazer com que a energia trabalhe a seu favor.

O quadrante ideal para a cozinha normalmente é o sul, pois coincide com o elemento que nela é gerado, o fogo.

Outras áreas benéficas para a cozinha são o sudoeste e o leste.

Por outro lado, uma das zonas mais delicadas para a cozinha é o norte, neste caso podemos recorrer à adição do elemento fogo e da lenha para neutralizar a água, as cores vermelha, laranja, verde, plantas.

Nem os quadrantes Nordeste, Oeste e Noroeste são altamente recomendados, nestes casos devemos trabalhar com os elementos que se harmonizam e geram fogo.

>> Saiba mais: Feng Shui: Como a orientação da cama muda completamente um quarto

Confluência de elementos.

cozinha feng shui prego e martelo 2

A circulação de energias é básica no Feng Shui. A cozinha é um espaço onde convergem vários elementos e a sua correta colocação pode ter um reflexo positivo sobre nós.

A água é representada por elementos como o lava-louças, a máquina de lavar louça ou a máquina de lavar roupa, embora o espaço seja dominado, geralmente, pelo fogo feito na cozinha, forno, micro-ondas...

O ideal é colocar cada elemento com os seus homólogos evitando, em qualquer caso, que um e o outro fiquem frente a frente, ou debaixo da janela, pois isso pode levar ao enfraquecimento face às energias negativas.

Também não é recomendado que fiquem posteriormente na cozinha, embora, neste caso, possam ser separados por objetos de madeira ou metal.

>> Saiba mais: Feng Shui do sucesso: como decorar para atrair prosperidade

A geladeira está sempre limpa.

geladeira feng shui prego e martelo

A geladeira é outro elemento que deve ser prestado atenção para aplicar a sabedoria milenar do Feng Shui ao design e à decoração da cozinha.

Em relação a este elemento, as orientações são claras: deve ser rodeada de madeira (pode-se colocar um acessório ou mesmo uma planta para obtê-lo) e, como poderia ser de outra forma, deve estar livre de alimentos estragados ou vencidos.

Completando este elemento prático na cozinha, a despensa também deve obedecer a essas recomendações e, além disso, deve ter uma boa ventilação.

>> Saiba mais: Pequeno Dicionário de Feng Shui: pra você decorar mais e melhor!

Equipamentos diversos.

cozinha feng shui pia fogao

Se tivéssemos que fazer uma comparação mais ou menos precisa com um cenário de guerra, diríamos que, depois da grande luta em frente ao fogão, a cozinha oferece uma imagem digna de um verdadeiro campo de batalha.

Porém, manter a ordem é fundamental para o Feng Shui e, nesse sentido, tudo tem que estar em seu devido lugar.

Fogões, por exemplo, representam o amor próprio e, uma vez usados, é absolutamente essencial não deixá-los entulhados de panelas, frigideiras e outros utensílios.

Outros elementos com significado bem diferenciado são o forno; que representa a entrada do dinheiro e a opinião dos outros sobre nós; e a pia, sinônimo no Feng Shui de autoestima e amor pelo parceiro, portanto, devem permanecer em perfeitas condições de limpeza e manutenção.

>> Saiba mais: FENG SHUI DO AMOR: COMO DECORAR O QUARTO DE CASAL PARA TRAZER HARMONIA À RELAÇÃO

Acessórios e decoração.

feng shui cor prego e martelo

Longe do que possa parecer, a aplicação dos ensinamentos de Fengh Shui à decoração de cozinha não é incompatível com a incorporação de uma infinidade de detalhes.

Na verdade, como resultado deste personagem como ponto de encontro da família que segue esta tendência, é recomendável adicionar todos os tipos de acessórios ao seu design para aumentar a energia positiva e atrair abundância, como frutas ou acessórios com representações relacionadas a comida.

Quanto às cores, evite o vermelho ou o azul para não saturar com os elementos fogo e água.

Sempre que possível, o ideal é apostar em tons que transmitam tranquilidade, como bege ou creme; verde para promover o crescimento econômico ou azul claro para estimular a comunicação.

Cores como laranja ou amarelo são quentes, aumentam a tendência de comer constantemente.

>> Saiba mais: Quer vender ou alugar seu imóvel? Confira dicas de decoração Feng Shui para você fazer um bom negócio.

Tudo na mais perfeita ordem.

ordem cozinha prego e martelo feng shui

Embora possa ser repetitiva, a organização da cozinha é essencial no Feng Shui, tanto que manter a ordem e a limpeza é um elemento chave para aproveitar ao máximo a energia positiva que acumulamos neste cômodo.

Facas, talheres e utensílios de cozinha devem ser devolvidos ao local uma vez utilizados, assim como os utensílios de limpeza, como esfregões ou vassouras, que, por outro lado, devem ser mantidos sempre limpos.

Se levarmos em conta que, para o Feng Shui, a cozinha é um espaço eminentemente familiar, prescindir dos elementos eletrônicos que nela existem, ou seja, televisores, rádios ou telefones vão potencializar a comunicação entre os membros.

A chave? Conseguir fazer deste ambiente um espaço acolhedor, caloroso, de comunhão entre as pessoas e organizado.

>> Saiba mais: Mandalas na decoração de casa.

Plantas: a cozinha Feng Shui agradece.

plantas feng shui prego e martelo

Os grandes aliados do Feng Shui devem estar presentes na cozinha, proporcionando frescor, agregando o elemento madeira (combustível para o fogo) e cor se você também usar plantas com flores.

Você pode usar plantas naturais, se você é um daqueles que não se dão bem com elas, atualmente existem muitas plantas e vasos com flores artificiais que parecem quase reais, aposte na cor e no frescor.

As plantas aromáticas além de garantir o fornecimento de temperos ajudam a melhorar muito a cozinha, pelo que pode optar por ter até um pequeno jardim vertical se tiver luz natural para que cresçam abundantes e saudáveis.

>> Saiba mais: DECORAÇÃO ASTROLÓGICA: CONHEÇA O ESTILO DE CADA SIGNO

Reciclagem e lixo.

lixo cozinha feng shui prego e martelo

Todos sabemos que a cozinha é o local onde se encontra o lixo e onde tendemos a guardar os diversos elementos que reciclamos, recipientes, vidros (que atire a primeira pedra quem nunca transformou aquele pote de polpa de tomate em copo).

As latas de lixo devem ficar dentro dos móveis para evitar a visão delas, não acumule lixo e se reciclar tente levar para reciclagem o mais rápido possível.

>> Saiba mais: Decoração Home Detox: como aplicar esta filosofia à sua casa

Cozinha e sala de jantar integradas.

cozinha compartilhada feng shui prego e martelo

Se a cozinha e a sala de jantar estão no mesmo local, é importante fazer algum tipo de diferenciação entre os dois espaços.

Esperamos que tenha curtido as dicas e que como boa pessoa adepta da filosofia Feng Shui se beneficie imensamente delas.

Conte sempre com a Prego e Martelo na hora de decorar sua cozinha ou qualquer outro ambiente de seu lar doce lar! ;)

Prego e Martelo e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.