Icon Favoritos
Seu carrinho está vazio :(

Dicas

Feng Shui para iniciantes

Publicado em 08.07.2022 |
Visualizacoes
224 visualizações

Separamos alguns conceitos fáceis de aplicar em casa

elementos feng shui quadro prego e martelo 5

Você certamente já ouviu falar em Feng Shui. Aqui mesmo no blog temos vários artigos ensinando formas de aplicar essa técnica milenar para atrair boas energias.

Para quem está chegando aqui agora, a gente resume: O Feng Shui pode ser considerado uma visão abrangente do universo: céu, terra, povo e energia. É usado para evitar problemas e ajudar a mudar situações da vida como a carreira, a saúde, a prosperidade, os relacionamentos e a vida familiar. Ele é basicamente a junção de preceitos que formam a técnica através da qual você pode fazer isso.

Leia também: Superstições nossas de cada dia: a decoração a seu favor 

Como usar a flor de lótus na decoração de acordo com o Feng Shui

Alerta: lindas e tóxicas

Os ladrões de energia do seu lar

Como isso acontece? Através de pequenas mudanças no espaço, colocação de objetos, posicionamento de móveis, escolha de cores. A ideia é que a energia Chi (fluxo de energias) flua na quantidade certa.

São muitas as opções que o Feng Shui oferece para harmonizar um ambiente, algumas mais difíceis de colocar em prática. Mas algumas técnicas são totalmente acessíveis e já fazem uma grande diferença. Então, se você estiver começando a se interessar pela prática essa lista foi feita para te ajudar: separamos algumas coisas bem fáceis de adaptar ao seu dia a dia e que não vão exigir muitos gastos.

feng shui alda

Mas atenção: toda essa adaptação deve ser feita com o acompanhamento de quem ocupa o ambiente em questão, já que a energia do local depende também de quem circula por ele.

Anote aí então os princípios a seguir para começar:

1 – O sofá da sala jamais deve ficar de costas para a entrada principal da casa.

2 – Na entrada social do imóvel, onde os moradores mais circulam ao entrar e sair,  deve-se colocar um espelho. Ele vai absorver as energias que não forem positivas.

decoracao hall de entrada com espelho redondo e banco preto foto pinterest

3 – Assim como o sofá, mesas de escritórios não devem ser posicionadas de forma que o seu ocupante fique de costas para a porta. É preciso ficar de olho no que entra e sai do ambiente.

4 – Espaços vazios onde não há Chi, ou seja, onde não há um fluxo de energias, podem ser “consertados” com plantas. Algumas plantas que purificam o ambiente, atraem energias positivas e prosperidade são a zamioculca, o alecrim, o kalanchoe, a lança de Ogum, comigo ninguém pode e a espada de São Jorge.

Onde não colocar as plantas que atraem dinheiro, de acordo com o Feng Shui

planta dinheiro escada feng shui

5- A cama não deve ser colocada com os pés virados para a porta. Evite também que ela esteja de costas para janelas ou portas, preferindo sempre paredes lisas. Evite também colocar nichos, prateleiras, vigas ou outros objetos suspensos sobre a cama, pois isso causa ansiedade no subconsciente.

cama feng shui

6 - Portas de banheiros devem ficar sempre fechadas.

7 - Portas de entrada devem estar sempre com a manutenção em dia.

Portas de cômodos: o que diz o Feng Shui

porta feng shui prego e martelo reparo

 E você sabia que o Feng Shui dá uma atenção especial ao centro da sala de estar de uma casa? Isso porque ele é considerado importante por transmitir paz e força.

A sala de estar, por si só, é um cômodo de destaque, onde família e amigos se reúnem e onde circulam muitas emoções. Ali há o relaxamento e a tranquilidade, mas também acontecem picos de energia. Então vamos passar algumas técnicas para você começar a usar o Feng Shui nesse cômodo tão importante e primordial para o Chi de todo o lar.

Primeiro: o meio da sala deve permanecer livre e os móveis devem estar dispostos virados para o centro. Algumas questões também devem ser observadas nesse sentido:

- Use luminárias de teto e objetos arredondados como tapetes ou mesa para destacar o centro do espaço.

tapete oval prego e martelo capa

- Sofás - ou qualquer móvel usado para sentar - devem estar alinhados a uma parede: isso transmite a sensação de segurança e proteção.

Segundo: A iluminação representa o yin yang: luzes mais claras representam o yin e as escuras o yang. O ideal é alcançar um equilíbrio entre a luz e a escuridão. 

Também dê atenção às cores: tons terrosos e o branco transmitem paz e tranquilidade ao ambiente. Tons mais "vivos" trazem alegria. A meta é achar o ponto de equilíbrio no uso dessas duas opções.

A luz natural tem grande poder energético, então sempre que possível deixe que o sol entre nos ambientes.

sala de estar recem casados prego e martelo

E já que falamos de cores, atenção para o uso do vermelho: segundo o feng shui, é a cor do sucesso, porém requer atenção: você não pode usá-la em grande quantidade. Por ser uma cor forte, que representa o fogo, um elemento igualmente forte, usar muito dessa cor cria um ambiente ansioso que pode inclusive gerar desentendimentos entre as pessoas.

vermelho sala de estar

O Feng Shui é uma técnica complexa e cheia de detalhes que merece ser executada com atenção e respeito às energias. Mas como você viu aí, é possível começar com passos simples e viáveis que já fazem um efeito bastante positivo no dia a dia. #partiu começar?

Texto: Adriele Nardelli - jornalista e redatora Prego e Martelo